Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 21/07/2025
Data limite de inscrição: 08/07/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 14 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
O MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação é um programa exclusivo, criado para profissionais que aspiram à liderança no dinâmico mundo da tecnologia da informação. Ele oferece uma fusão entre conhecimentos de gestão de negócios e tecnologia, preparando líderes do futuro para enfrentar desafios contemporâneos, tomar decisões estratégicas, gerir equipes multidisciplinares e implementar novas tecnologias, em ambientes corporativos mutantes.     
 
Competências-chave a serem desenvolvidas:
 
  • aplicar técnicas avançadas de IA e algoritmos de machine learning para resolução de problemas complexos de negócios;
  • desenvolver estratégias robustas para proteção de dados e de informações críticas contra ameaças cibernéticas;
  • compreender as leis e regulamentações que impactam o mundo digital;
  • liderar a inovação e implementação de tecnologias disruptivas, como IoT, blockchain, entre outras, visando à melhoria de processos e negócios;
  • compreender os princípios econômicos da economia digital e a sua influência nas estratégias e operações de negócios;
  • desenvolver estratégias para gestão de recursos de TI;
  • usar analytics para análise de dados e orientação de decisões.

Acesse o cronograma completo do curso.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

Agilidade nos negócios e projetos

Introdução à agilidade. Manifesto ágil. Valores e princípios ágeis. Filosofia Lean. Método Kanban. Lead time do fluxo de trabalho. Limitações de WIP. Framework Scrum. Papéis no Scrum. Cerimônias Scrum. Artefatos usados no Scrum. Estimativas ágeis. Gráficos de controle. Scrumban. Lean startup. Objective and key results (OKR). Escalada ágil. Agilidade nos negócios.

Análise de viabilidade de projetos

Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Análise de cenários e tipos de risco. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

Direito digital

Constituição Federal e a tecnologia da informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade intelectual e contratos eletrônicos. Privacidade. Direito ao esquecimento.

Economia digital

História e evolução da economia. Economia agrícola. Economia industrial. Economia digital. Lei dos retornos crescentes versus lei dos retornos decrescentes (Lei de Marshall). Transformando conhecimento em negócio. Avaliação da performance empresarial na economia digital. Papel da tecnologia. Mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. Papel da economia digital no mundo. Índice NASDAQ. Papel da economia digital no Brasil.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Gerenciamento de projetos em TI

Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão da segurança da informação

Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de riscos, privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.

Gestão de competências na era digital

Conhecimento e verdade. Juízo de fato e juízo de valor. Sentimentos e percepções. Cultura organizacional e o desenvolvimento de competências. Gestão multigeracional. Desenvolvimento de competências, habilidades e adaptabilidade. Níveis de maturidade emocional e gestão. Vulnerabilidade e coragem. Comunicação e competências digitais no uso de ferramentas tecnológicas com princípios éticos. Inovação e criatividade. Flexibilidade e a capacidade de reagir e de nos anteciparmos aos imprevistos. Motivação 3.0.

Governança corporativa de TI

Estratégia de negócio e TI. Ambiente de TI. Inovação tecnológica. Estrutura organizacional. Posicionamento de TI estrutura de governanças. Papel da governança. ESG versus TI. Integração das governanças e dos desafios. Modelo ITGI. TI bimodal. Motivadores e desafios da implementação. Papel dos riscos na governança de TI. Aceitar/transferir/mitigar/eliminar. Modelos tradicional, hibrido e ágil. Processos e ciclo de vida. Ligação com o PETI. Domínios. Processos. Níveis de maturidade. Estratégia. Desenho. Transição. Operação. Melhoria contínua. BSC. OKR

Inteligência artificial e machine learning

História da IA. Evolução das aplicações de IA. Tipos de IA. Considerações sobre ciência de dados. Introdução ao aprendizado de máquina – machine learning (ML). Categorias de aprendizado. Tipos de algoritmo de ML. Seleção de algoritmo com base no modelo de inteligência artificial (IA) a ser desenvolvido. Aplicações e possibilidades relacionadas a cada tipo de algoritmo. Aplicações de IA em diversas áreas da organização. Tipos e modelos de governança em IA. Governança dos ambientes para ciência de dados. Transparência e auditoria. IA e paradoxo da privacidade de dados. Questão da ética na IA. Interpretação versus inteligibilidade. IA e mercado de trabalho.

Inteligência Competitiva e Business Analytics

Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Analise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo/beneficio associado. Big Data, Business Analytics. Ética. Tendências Futuras.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Marketing digital

Fundamentos do marketing e novos paradigmas das organizações. Papel da tecnologia da informação nas atividades do marketing. Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital e interfaces com gestão de TI. Construção de um diagnóstico de tecnologia para planejamento de marketing digital. Diagnóstico PMED.

Modelos de Negócios Digitais

Definição e tipos de modelos de negócios digitais. Modelos de negócio business to consumer (B2C). Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de pagamento eletrônico. Modelos de negócio business to business (B2B). Modelos de negócios de economia compartilhada (sharing economy). Modelos de negócios para dispositivos móveis (m-business).

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Tecnologias emergentes

Análise de tecnologias de ruptura, seu impacto em modelos de negócios existentes e na criação de novos modelos de negócios. Introdução à tecnologia blockchain. Aspectos tecnológicos das redes e serviços em blockchain. Aplicações empresariais da tecnologia blockchain. Introdução à internet das coisas (IoT). Aspectos tecnológicos da internet das coisas. Aplicações empresariais da internet das coisas. Introdução à tecnologia non-fungible token (NFT). Aspectos tecnológicos dos NFTs. Aplicações empresariais dos NFTs. Introdução à realidade virtual e ao metaverso. Aspectos tecnológicos da realidade virtual e do metaverso. Aplicações empresariais da realidade virtual e do metaverso. Riscos e desafios associados a essas tecnologias emergentes.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)
**Parcelamento sem juros somente na modalidade de pagamento com cartão de crédito (máximo de 12x)

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Público-alvo

O MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação tem como público-alvo profissionais de TI com experiência em gerenciamento de projetos, análise de negócios, desenvolvimento de software ou suporte ao usuário final, que buscam avançar em suas carreiras para cargos de liderança e gestão em TI. Esses profissionais podem ter formação em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software ou áreas relacionadas.
 
Além disso, o curso também se adequa a profissionais de negócios que desejam aprimorar suas habilidades em tecnologia da informação para desempenhar funções de liderança ou gerenciamento em empresas de TI ou em outras organizações que dependem fortemente da tecnologia para seus processos de negócios.
 
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos.
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.