Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

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  • Modalidade: Live
    Início: 12/04/2023
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 10/04/2023
    Duração: 15 semanas
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  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Médicos, cirurgiões dentistas e demais profissionais da saúde enfrentam um grande desafio na gestão de suas clínicas, laboratórios e consultórios. Sendo especialistas e com formação predominantemente técnica, esses profissionais não têm a oportunidade de se capacitar em questões de gestão financeira, marketing e operações, embora tenham de lidar com essas questões no dia a dia.
    O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas busca apresentar de forma prática e direta os principais conceitos de gestão que possibilitem ao profissional da saúde abrir e gerir com sucesso seus laboratórios, consultórios e clínicas médicas, odontológicas e multidisciplinares.

    Você irá:
    • desenvolver visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da saúde;
    • conhecer técnicas para planejar e gerenciar os principais aspectos do seu negócio como marketing, operações, pessoas e finanças, além de aprimorar a capacidade de mediar conflitos e lidar com as mudanças no set
    • criar e liderar equipes;
    • desenvolver competências para analisar o desempenho de seu negócio e elaborar planos de ação consistentes.

     

    Turma confirmada

     

    Coordenação:
    Jamal Azzam
    Marcelo Aidar

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

     

    Avaliação: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

     

    Programação: 

    1. Iniciando e repensando o modelo de negócio de sua clínica de saúde: 12, 19, 26/04 e 03/05; 

    2. Marketing e Posicionamento Estratégico de Clínicas de Saúde: 10, 17, 24 e 31/05; 

    3. Processos, pessoas e questões legais na gestão da clínica: 07, 14, 21 e 28/06; 

    4. Tributação e gestão financeira das clínicas de saúde: 05, 12, 19 e 26/07. 

     

     

    Aulas 4ª das 18h30 às 22h. 

      

    Aulas com interação em tempo real via webconferência. 

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

      

     

     

    Coordenador Acadêmico: Marcelo Marinho Aidar, JAMAL SOBHI AZZAM
    Programa

    Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

    Iniciando e Repensando o Modelo de Negócio de Sua Clínica de Saúde

    Módulo 1: Ambiente de negócios para os profissionais de saúde principais transformações no cenário de saúde; mudanças no perfil demográfico dos profissionais de saúde; transformações no mercado de trabalho e no ambiente de negócios da saúde. Módulo 2: Empreendedorismo e criação de novos negócios profissional da saúde como empreendedor e gestor; recursos para definir ou repensar o modelo de negócios de sua clínica; utilização da ferramenta do Canvas para analisar como sua clínica pode criar e entregar valor a seus clientes. Módulo 3: Repensando o modelo de negócios da clínica levantamento de informações com os clientes potenciais; identificação de canais, recursos e parceiros-chave para a criação do negócio; modelos de monetização e remuneração do negócio. Módulo 4: Estruturando sua clínica como um negócio dimensionamento do tamanho de mercado e público-alvo; estimativas com receitas e despesas com a clínica; modelo de plano de negócios para avaliar a viabilidade do negócio

    Marketing e Posicionamento Estratégico de Clínicas de Saúde

    Módulo 1: Marketing aplicado a clínicas e consultórios fundamentos de marketing aplicados a serviços profissionais; marketing mix para as clínicas e consultórios; estratégias de posicionamento para as clínicas. Módulo 2: Marketing digital: mídias, conteúdo e relacionamento caracterização público por meio da construção de personas; captação de clientes potenciais com o uso do marketing digital; construção de métricas para avaliar o sucesso do marketing digital. Módulo 3: Gestão do relacionamento com operadoras e planos de saúde cenário e tendência das operadoras de saúde; negociação e relacionamento com os planos de saúde; estudo de caso de uma clínica. Módulo 4: Planejamento estratégico para competitividade da clínica e consultório processo e etapas do planejamento estratégico; ferramentas e técnicas de planejamento estratégico para as clínicas; desenvolvimento de estratégias e planos para a sua clínica; monitoramento de estratégias com a construção de mapas estratégicos.

    Processos, pessoas e questões legais na gestão da clínica

    Módulo 1: Estabelecendo os principais processos das clínicas e consultórios principais processos da clínica
    • padrões de trabalho para os processos chave da clínica;
    • gestão operacional e documentação necessária.
    Módulo 2: Qualidade e melhoria contínua dos serviços com o uso de indicadores redesenho os processos da clínica
    • PDCA, melhoria contínua e ferramentas qualidade;
    • uso de indicadores e dashboards para acompanhamento dos processos.
    Módulo 3: Gestão de pessoas e equipes seleção e contratação da equipe
    • integração e desenvolvimento
    • remuneração e reconhecimento.
    Módulo 4: Principais aspectos legais na condução do consultório formas de sociedade aplicadas às clínicas
    • responsabilidades do sócio administrador;
    • aspectos trabalhistas e a nova legislação do trabalho;
    • terceirização e contrato com prestadores de serviços.

    Tributação e gestão financeira das clínicas de saúde

    Módulo 1: Tributos e impactos financeiros do modelo adotado principais tributos da clínica
    • avaliação de alternativas de modelos tributários;
    • impactos financeiros do modelo adotado;
    • reorganização tributária da clínica.
    Módulo 2: Técnicas de negociação e redução de conflitos
    • Tipos de negociação Conceitos-chave (melhores alternativas e zona de conforto)
    • Barreiras para o acordo Formas de redução de conflitos
    Módulo 3: Gestão de custos e do fluxo de caixa
    • Conceitos básicos de custos e despesas
    • Custo fixo, variável e ponto de equilíbrio regime de caixa e de competência;
    • prazo médio de pagamento e recebimento
    • gestão do fluxo de caixa.
    Módulo 4: Planejamento financeiro e análise de viabilidade de investimentos
    conceitos de matemática financeira
    • demonstração de resultados;
    • indicadores e parâmetros na análise de investimentos;
    • estudo de viabilidade de projetos;
    • análise dos cenários no binômio retorno x risco;
    • tomada de decisão financeira e estratégica.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo

    O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas é indicado para profissionais da área da saúde, que atuam como sócios e gestores de laboratórios, clínicas ou consultórios médicos, odontológicos e outras áreas da saúde.

    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.