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Cursos presenciais e semipresenciais.
Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.
Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.
Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

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  • Modalidade: Live
    Início: 17/07/2024
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 12/07/2024
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
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  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura oferta um olhar aprofundado para estratégias no campo da gestão cultural, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que tal área representa uma expressiva e potencial parcela de renda na economia brasileira. O curso mostra como, historicamente, cultura e economia atuaram de forma articulada ao longo de séculos, até que, a partir da segunda metade do século XVIII, na esteira da Revolução Industrial, desvincularam-se de maneira progressiva e, em certo sentido, adquiriram dimensões opostas. Na atualidade, o par cultura/economia vem-se reaproximando, sem que uma se valha da outra de modo apenas instrumental. A disciplina visa propiciar a estudiosos, interessados e agentes do campo da produção cultural a percepção das sinergias entre as condições do desenvolvimento socioeconômico no Brasil – integrado, por sua vez, ao panorama internacional – e a emergência de uma cadeia de inovações culturais no século XXI.

    Você irá:
    • analisar os mercados da cultura, os seus desdobramentos e adaptações diante das transformações econômicas e tecnológicas contemporâneas;
    • elaborar um planejamento estratégico para empreendimentos culturais;
    • elaborar análises de viabilidade de oportunidades mercadológicas com base na compreensão de aspectos estruturantes da história, da economia e da cultura.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

    Avaliação e metodologia: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

    Aulas com interação em tempo real via webconferência e ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

     

    Dias das aulas: 

    Plano de Negócio Cultural - 17, 18, 24 e 25/07

    Cultura, Economia Criativa e Território - 31/07, 01, 07 e 08/08

    Sociedade Brasileira e Indústrias Culturais - 14, 15, 21 e 22/08

    Panorama Internacional de Políticas Culturais - 28, 29/08, 04 e 05/09

     

    4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

     

    Corpo docente:

    Ana Letícia Fialho

    Eliana Costa

    Bernardo Buarque

    Lia Calabre

    *O corpo docente pode ser alterado

    Coordenador Acadêmico: Bernardo Borges Buarque de Hollanda
    Programa

    Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

    Cultura, Economia Criativa e Território

    ?Módulo 1 – Conceitos e definições
    • Evolução do conceito de economia criativa;
    • Princípios: diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social;
    • Apropriação do conceito no Brasil.
    Módulo 2 – História e contemporaneidade
    • Histórico, continuidades e rupturas na implantação de políticas; públicas e ações de estímulo à economia criativa no Brasil
    • Princípios da economia criativa no Brasil e a sua influência na definição de abordagens setoriais e territoriais de desenvolvimento.
    Módulo 3 – Cases para análise
    • Casos ilustrativos de programas/ projetos setoriais e territoriais em desenvolvimento no país e no mundo;
    • Redes e sistemas produtivos de economia criativa voltados para o desenvolvimento.
    Módulo 4 – Indicadores e horizontes
    • Dados da economia criativa no Brasil e no mundo;
    • Mensuração de impacto de processos de economia criativa;
    • Caminhos para o fortalecimento da economia criativa no Brasil.

    Panorama Internacional de Políticas Culturais

    Módulo 1 – Marcos históricos internacionais da construção de políticas culturais no século XX
    • Espanha e Inglaterra
    • França
    • América Latina
    Módulo 2 – Papel da Unesco na construção e consolidação do conceito de cultura dentro do campo das políticas públicas
    • Anos 1960 e 1970 – proposição do tema das políticas culturais aos países membros
    • Direito e cidadania culturais
    • Encontros regionais sobre políticas culturais
    Módulo 3 – Anos 1980 e a 1ª Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais (Mondiacult)
    • Fortalecimento e institucionalização: discussões em torno do conceito de políticas culturais
    • Marcos de cooperação cultural
    • Cultura e desenvolvimento: novos marcos das políticas culturais
    • Nossa diversidade criadora
    • Década da cultura e do desenvolvimento
    • Experiências e ações de políticas culturais
    Módulo 4 – Convenção sobre a proteção e a promoção das expressões culturais (diversidade cultural)
    • Experiências e ações de políticas culturais
    • Economia da cultura e economia criativa nos marcos internacionais
    • 2º Mondiacult – 2022

    Plano de Negócio Cultural

    Módulo 1 – Conhecendo o mercado da cultura
    • Conhecer para atuar: o mercado da cultura no Brasil e no mundo;
    • Análise de contexto, identificação de oportunidades e desafios para empreender na área da cultura;
    • Histórico e resumo de um empreendimento na área da cultura.
    Módulo 2 – Panorama contemporâneo de inovações para mercado cultural
    • Produtos e serviços culturais inovadores;
    • Tendências do de mercado cultural: contexto nacional e internacional.
    Módulo 3 – Modelos organizacionais e empreendimento econômico na área da gestão cultural
    • Plano de negócios e planejamento estratégico;
    • Ferramentas de gestão e monitoramento;
    Módulo 4 – Planejamento financeiro
    • Características gerais do planejamento;
    • Planejamento aplicado à cultura.

    Sociedade Brasileira e Indústrias Culturais

    Módulo 1 – Conceito de indústria cultural, ontem e hoje
    • Escola de Frankfurt
    • Apocalípticos e integrados
    • Cultura e mundialização
    Módulo 2 – Tradição e modernidade no Brasil
    • Industrialização tardia
    • Dependência e desenvolvimento
    • Sociedade brasileira contemporânea
    Módulo 3 – Cultura de massas no Brasil do século XXI
    • Impresso no Brasil
    • Era do rádio
    • Indústria fonográfica
    Módulo 4 – Indústria cultural audiovisual no Brasil
    • Cinema
    • Televisão
    • Internet e novas plataformas tecnológicas
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura é indicado tanto para produtores e produtoras culturais e empreendedores e empreendedoras criativos; quanto para profissionais das ciências humanas e sociais com interesse em arte e cultura; profissionais ou gestores e gestoras que atuam em empresas privadas, fundações, poder público ou organizações do terceiro setor, estejam eles à frente de projetos, empreendimentos ou equipamentos culturais ou dedicados à concepção e gestão de políticas culturais e de programas de patrocínio ou responsabilidade social.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    Processo Seletivo CMD Live

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