Onde você quer estudar?

CancelarEstou fora do Brasil
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Faça seu LOGIN

Estudar em:
Rio de Janeiro, RJ

Modalidades

Cursos presenciais e semipresenciais.
Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.
Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.
Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 17/07/2024
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 12/07/2024
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura oferta um olhar aprofundado para estratégias no campo da gestão cultural, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que tal área representa uma expressiva e potencial parcela de renda na economia brasileira. O curso mostra como, historicamente, cultura e economia atuaram de forma articulada ao longo de séculos, até que, a partir da segunda metade do século XVIII, na esteira da Revolução Industrial, desvincularam-se de maneira progressiva e, em certo sentido, adquiriram dimensões opostas. Na atualidade, o par cultura/economia vem-se reaproximando, sem que uma se valha da outra de modo apenas instrumental. A disciplina visa propiciar a estudiosos, interessados e agentes do campo da produção cultural a percepção das sinergias entre as condições do desenvolvimento socioeconômico no Brasil – integrado, por sua vez, ao panorama internacional – e a emergência de uma cadeia de inovações culturais no século XXI.

    Você irá:
    • analisar os mercados da cultura, os seus desdobramentos e adaptações diante das transformações econômicas e tecnológicas contemporâneas;
    • elaborar um planejamento estratégico para empreendimentos culturais;
    • elaborar análises de viabilidade de oportunidades mercadológicas com base na compreensão de aspectos estruturantes da história, da economia e da cultura.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

    Avaliação e metodologia: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

    Aulas com interação em tempo real via webconferência e ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

     

    Dias das aulas: 

    Plano de Negócio Cultural - 17, 18, 24 e 25/07

    Cultura, Economia Criativa e Território - 31/07, 01, 07 e 08/08

    Sociedade Brasileira e Indústrias Culturais - 14, 15, 21 e 22/08

    Panorama Internacional de Políticas Culturais - 28, 29/08, 04 e 05/09

     

    4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

     

    Corpo docente:

    Ana Letícia Fialho

    Eliana Costa

    Bernardo Buarque

    Lia Calabre

    *O corpo docente pode ser alterado

    Programa

    Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

    Cultura, Economia Criativa e Território

    ?Módulo 1 – Conceitos e definições
    • Evolução do conceito de economia criativa;
    • Princípios: diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social;
    • Apropriação do conceito no Brasil.
    Módulo 2 – História e contemporaneidade
    • Histórico, continuidades e rupturas na implantação de políticas; públicas e ações de estímulo à economia criativa no Brasil
    • Princípios da economia criativa no Brasil e a sua influência na definição de abordagens setoriais e territoriais de desenvolvimento.
    Módulo 3 – Cases para análise
    • Casos ilustrativos de programas/ projetos setoriais e territoriais em desenvolvimento no país e no mundo;
    • Redes e sistemas produtivos de economia criativa voltados para o desenvolvimento.
    Módulo 4 – Indicadores e horizontes
    • Dados da economia criativa no Brasil e no mundo;
    • Mensuração de impacto de processos de economia criativa;
    • Caminhos para o fortalecimento da economia criativa no Brasil.

    Panorama Internacional de Políticas Culturais

    Módulo 1 – Marcos históricos internacionais da construção de políticas culturais no século XX
    • Espanha e Inglaterra
    • França
    • América Latina
    Módulo 2 – Papel da Unesco na construção e consolidação do conceito de cultura dentro do campo das políticas públicas
    • Anos 1960 e 1970 – proposição do tema das políticas culturais aos países membros
    • Direito e cidadania culturais
    • Encontros regionais sobre políticas culturais
    Módulo 3 – Anos 1980 e a 1ª Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais (Mondiacult)
    • Fortalecimento e institucionalização: discussões em torno do conceito de políticas culturais
    • Marcos de cooperação cultural
    • Cultura e desenvolvimento: novos marcos das políticas culturais
    • Nossa diversidade criadora
    • Década da cultura e do desenvolvimento
    • Experiências e ações de políticas culturais
    Módulo 4 – Convenção sobre a proteção e a promoção das expressões culturais (diversidade cultural)
    • Experiências e ações de políticas culturais
    • Economia da cultura e economia criativa nos marcos internacionais
    • 2º Mondiacult – 2022

    Plano de Negócio Cultural

    Módulo 1 – Conhecendo o mercado da cultura
    • Conhecer para atuar: o mercado da cultura no Brasil e no mundo;
    • Análise de contexto, identificação de oportunidades e desafios para empreender na área da cultura;
    • Histórico e resumo de um empreendimento na área da cultura.
    Módulo 2 – Panorama contemporâneo de inovações para mercado cultural
    • Produtos e serviços culturais inovadores;
    • Tendências do de mercado cultural: contexto nacional e internacional.
    Módulo 3 – Modelos organizacionais e empreendimento econômico na área da gestão cultural
    • Plano de negócios e planejamento estratégico;
    • Ferramentas de gestão e monitoramento;
    Módulo 4 – Planejamento financeiro
    • Características gerais do planejamento;
    • Planejamento aplicado à cultura.

    Sociedade Brasileira e Indústrias Culturais

    Módulo 1 – Conceito de indústria cultural, ontem e hoje
    • Escola de Frankfurt
    • Apocalípticos e integrados
    • Cultura e mundialização
    Módulo 2 – Tradição e modernidade no Brasil
    • Industrialização tardia
    • Dependência e desenvolvimento
    • Sociedade brasileira contemporânea
    Módulo 3 – Cultura de massas no Brasil do século XXI
    • Impresso no Brasil
    • Era do rádio
    • Indústria fonográfica
    Módulo 4 – Indústria cultural audiovisual no Brasil
    • Cinema
    • Televisão
    • Internet e novas plataformas tecnológicas
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura é indicado tanto para produtores e produtoras culturais e empreendedores e empreendedoras criativos; quanto para profissionais das ciências humanas e sociais com interesse em arte e cultura; profissionais ou gestores e gestoras que atuam em empresas privadas, fundações, poder público ou organizações do terceiro setor, estejam eles à frente de projetos, empreendimentos ou equipamentos culturais ou dedicados à concepção e gestão de políticas culturais e de programas de patrocínio ou responsabilidade social.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    Processo Seletivo CMD Live

Vídeos

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Nosso website trata informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse os nossos Aviso de Cookies e Aviso de Privacidade.

Tulio - Assistente Virtual

Por favor aguarde enquanto estamos conectando...