Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Online

Início: 09/02/2026
Data limite de inscrição: 03/02/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 11 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
Pós-Graduação em Liderança e Inovação – implemente estratégias inovadoras de gestão e prepare-se para um mundo de transformações tecnológicas nos negócios.

Com a Pós-Graduação em Liderança e Inovação, você poderá estimular uma cultura organizacional inovadora por meio de um conteúdo atual e multidisciplinar, com soluções estratégicas para aprimorar a comunicação, melhorar a produtividade e aumentar o desempenho das equipes.

Abordagem integrada e estratégica da gestão de pessoas
Na Pós-Graduação em Liderança e Inovação, você entenderá como aplicar as principais ferramentas e os principais conceitos de gestão de pessoas e liderança. Ao criar e implementar políticas de desenvolvimento e engajamento, você será capaz de alinhar as pessoas à estratégia de negócio, contribuindo para o crescimento sustentável da organização.

Desenvolva competências essenciais para ocupar funções estratégicas de gestão e liderança.
| Promover um ambiente propício ao desenvolvimento de equipes e à transformação tecnológica.
| Fomentar a colaboração entre os profissionais por meio da sociabilidade digital e presencial.
| Construir redes de inovação.
| Liderar processos de inovação e mudança.

Clique aqui para acessar o cronograma do curso.

Programa

Pós-Graduação em Liderança e Inovação

Transformação Digital

Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. 

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Inteligência Emocional e Resiliência

Autora: profª. Paloma Pereira de Almeida, Mestre, UFPE
 
Autoconhecimento. Competências da inteligência emocional. Competências da resiliência. Quociente de adversidade. Escala de Resiliência para Adultos.

Inovação Estratégica

Autor: prof. Sergio Carlos de Sousa Pereira, Doutor, PUC.

Importância da inovação. Modelo de geração de ideias. Portfolio de inovação. Ferramentas de inovação. Inovação estratégica. Mindset para inovação.

Autoconhecimento e Trajetória Profissional

Autora: prof. Lucia Oliveira, Doutora, UFRJ.

Transformações no mundo do trabalho. Empregabilidade. Gestão da carreira. Autoconhecimento. Sucesso. Equilíbrio. Bem-estar no trabalho.

Liderança na Era da Instantaneidade

Autor: prof. Paulo Roberto de Mendonça Motta, Doutor, University of North Carolina.

Transformações contemporâneas e suas repercussões para as funções de gestão e liderança. Liderança na época da transformação digital: relações sociais no ambiente virtual e digitalizado e o valor do capital social. Liderar como ciência, arte e artesanato. Habilidades decisórias, gerenciais e interpessoais. Estilos de liderança no
ambiente intercultural e universalmente interconectado.

Neurobusiness fundamentos, performance e resultado

Autor: prof. Robson Gonçalves, Mestre, UNICAMP.
Autora: prof. Andréa de Paiva, Mestre, M.A., Middlesex University. 

Neurobusiness. Sentidos. Percepção. Nugde. Neuroeconomia. Neuroarquitetura. Neurovendas. Neuroliderança. Ética. Plasticidade cerebral. Mindfulness.


Negociação e Administração de Conflitos

Autora: profª. Marcela Castro, Mestre, UFF.

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Gerenciando Projetos e Produtos com Scrum

Autor: prof. André Baptista Barcaui, Doutor, UNR. 

Agilidade. Manifesto ágil. Ciclos de vida. Framework Scrum. Histórias. Estimativas. Gráficos. Gestão de riscos. Scrumban.

Storytelling, Técnicas de Apresentação e Media Training

Autora: profª. Ana Christina Celano Teixeira, Doutora, FGV. 

Conhecer os principais conceitos e técnicas relacionados à comunicação, em especial ao repertório de Storytelling. Desenvolver estratégias de preparação para promover um estado interno de segurança antes e durante as apresentações em público. Elaborar e realizar apresentações de forma empática com os diversos públicos de relacionamento. Reconhecer e aplicar os aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.

FGV Enterprise Competition

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

Seminário de Encerramento

A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão

Público-alvo

| Graduados em diversos campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar na área de liderança e inovação.
| Profissionais que buscam desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para alcançar novos patamares na carreira.

Pré-requisitos
| Graduação em qualquer área de conhecimento

Certificado

Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.