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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 06/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Semanal
2a e 3a das 19h às 22h30(Presencial) e 2a e 3a (Ao Vivo) das 19h às 22h20
MBA com ênfase em Logística e Supply Chain Management – aprenda conceitos e técnicas de gestão e de logística que possibilitam implementar tecnologias inovadoras para otimizar a eficiência e a eficácia da cadeia de suprimentos.

No MBA com ênfase em Logística e Supply Chain Management, você poderá desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios da Logística 4.0 por meio de conteúdos atuais que incluem economia compartilhada, inteligência artificial e gestão centrada no cliente, buscando a sustentabilidade nos âmbitos financeiro, econômico, social e ambiental.

Gestão estratégica e tecnológica da cadeia de suprimentos
Com o MBA com ênfase em Logística e Supply Chain Management, você será capaz de criar processos logísticos eficientes. Ao usar novas tecnologias, impulsionará a efetividade operacional, reduzindo o lead time e implementando centros de distribuição inteligentes.

Desenvolva competências para uma gestão logística moderna.
| Analisar cadeias de suprimentos, identificando os principais fatores das decisões estratégicas.
| Integrar tecnologias para elevar a eficiência e a eficácia logística.
| Avaliar aspectos tributários que impactam a logística e a gestão da cadeia de suprimentos.
| Otimizar dimensões estratégicas de gestão da demanda e de estoques, procurement e desenvolvimento de fornecedores, e transporte e distribuição.

Nas aulas presenciais, você tem a oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de diversas áreas que cursam outros programas de MBA da FGV. Já nas disciplinas Live, você se conecta com alunos de diferentes unidades da FGV pelo país que compartilham o mesmo curso. Essa combinação amplia sua rede de contatos, enriquece o aprendizado e impulsiona o desenvolvimento de hard e soft skills essenciais para sua trajetória profissional.

Aulas Presenciais - Os encontros presenciais acontecem às 2as e 3as na FGV Botafogo.

Aulas Live - Realizadas ao vivo, via webconferência, através da plataforma Zoom, às 2as e 3as. Todas as aulas são gravadas.
*Para que o Aluno tenha a oportunidade de rever o conteúdo, o link da gravação ficará disponível até 100 dias após a realização da aula, o que permitirá aproveitar, ao máximo, os conceitos apresentados e a troca de experiências nas aulas.

O curso é composto por 18 disciplinas, sendo 9 presenciais e 9 live. Apenas uma disciplina é estudada por vez, e cada uma possui 5 encontros.

Programa

MBA com ênfase em Logística e Supply Chain Management

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimentos

Aplicação da gestão tributária na empresa. Opções para reduzir o impacto tributário na cadeia de suprimentos. Princípios e normas gerais de tributação. Principais tributos federais, estaduais e municipais nas atividades empresariais. Incidência de tributos na cadeia produtiva e os seus efeitos na operação logística. Regimes especiais de tributação. Incentivos fiscais.

Comércio Exterior e Logística Internacional

Globalização e logística internacional. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Infraestrutura logística. Competitividade. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Custos logísticos nas operações de comércio exterior. 

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégia e Desempenho em Supply Chain

Estratégias competitivas e da cadeia de suprimentos. Alinhamento estratégico. Tipos de estratégia da cadeia de suprimentos. Obstáculos para o alinhamento estratégico. Prioridades estratégicas em supply chain. Fatores competitivos e objetivos de desempenho. Processos da cadeia de suprimentos e impacto na estratégia: compras, planejamento, estoques e logística. Gestão de desempenho em supply chain. Desempenho da empresa individual versus desempenho da cadeia. Dimensões de desempenho. Modelo de gestão de indicadores. Captura de valor em supply chain management

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Gestão da Demanda

Funções do forecasting. Principais fundamentos e conceitos envolvidos. Abordagens qualitativas e quantitativas. Métodos colaborativos: ECR, CPFR e S&OP. Erros e incertezas. Qualidade das previsões. Medidas de erro em previsões. Modelos de séries temporais. Componentes da demanda. Suavizações exponenciais. Ajustes de tendência e sazonalidade. Modelos de Holt-Winters. Método causal. Variáveis explicativas e análises de correlações. Regressões múltiplas. 

Gestão de Estoques

Função dos estoques. Filosofia Just in Time (JIT). Custos envolvidos com os estoques: fixos e variáveis. Economias de escala. Estoque cíclico. Impacto da incerteza da demanda e dos suprimentos. Nível de serviço e taxa de atendimento. Estoque de segurança. Modelos de otimização. Políticas de revisão de estoque: contínua e periódica. Papel dos centros de distribuição. Estoques centralizados versus descentralizados. Estoque em trânsito. 

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Gestão de Transporte e Distribuição

Operações de transporte e distribuição na logística integrada. Modais de transporte e a sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e prazo. Panorama da infraestrutura de transportes no Brasil. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e gestão de frotas. Papel dos centros de distribuição. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição. 

Green Supply Chain e Sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável: papel das organizações empresariais. Desafios socioambientais e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Triple Bottom Line. Práticas ambientais, sociais e de governança – Environmental, Social and Governance (ESG). Indicadores de sustentabilidade empresarial. Sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos – supply Chain Management (SCM). Configurações de cadeias de suprimentos sustentáveis. Mecanismos de governança em cadeias de suprimentos sustentáveis. Organizações not-for-profit. Compliance, transparência e reputação na cadeia de suprimentos. Dinâmicas estruturais, tecnológicas e relacionais na cadeia de suprimentos. 

Jogo de Negócios

Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes.
Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação.
Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias.
Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Logística 4.0, Internet of Things e Modais não Convencionais

Conceitos de Indústria 4.0. Papel das tecnologias, dos sistemas e das funções inseridos no contexto da Indústria 4.0. Flexibilidade e adaptabilidade para o cumprimento de novas especificações. Logística 4.0 e as suas aplicações e implicações na logística inbound e outbound. Conectividade e cadeia de suprimentos inteligentes. Introdução da IoT como base para a criação de novos padrões não explorados de monitoramento e controle na cadeia de suprimentos. IA nos sistemas de distribuição. Aperfeiçoamento do desempenho de frota. Adoção de modais não tradicionais para o atendimento de requisitos de custo, flexibilidade e desafios emergentes de acompanhamento em tempo real. 

Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

Alternativas para o suprimento de insumos e serviços necessários às organizações. Visão estratégica do processo de compra: da requisição ao pagamento. Strategic sourcing: negociações globais e desenvolvimento de fornecedores. Formalização dos contratos de compra. Gestão e desenvolvimento de fornecedores de insumos e de serviços. Indicadores de desempenho. Ações colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores. Gestão de ESG em procurement

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Investimento

Até 10/02/2026

  • R$ 39.829,00 à vista ou até 30x de R$ 1.528,02

Até 12/03/2026

  • R$ 42.060,00 à vista ou até 30x de R$ 1.613,61

Até 06/04/2026

  • R$ 44.288,00 à vista ou até 30x de R$ 1.699,09

Público-alvo

| Graduados em diversos campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar em cargos executivos na área de logística.

Pré-requisito(s):

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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