Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 06/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Semanal
2a e 3a das 19h às 22h30(Presencial) e 2a e 3a (Ao Vivo) das 19h às 22h20
Desenvolva uma visão estratégica do ciclo de desenvolvimento imobiliário.

Você desenvolverá habilidades gerenciais, como liderança, estratégia e planejamento, e uma visão completa do desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, incluindo análise de mercado, viabilidade, funding, produto, construção, vendas, aspectos jurídicos e tributários.

Abordagem estratégica do mercado imobiliário
Com o MBA com ênfase em Incorporação e Construção Imobiliária, você desenvolverá uma visão integrada do ecossistema de negócios em real estate. Será capaz de identificar oportunidades, desenvolver produtos, analisar a viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e estruturá-los com foco no retorno do investimento.

Desenvolva competências para atuar em posições de liderança no segmento de incorporação e construção imobiliária.
| Implementar o planejamento jurídico societário, tributário e contratual para negócios imobiliários.
| Analisar os diferentes produtos imobiliários.
| Planejar e gerenciar o lançamento, a comercialização e a construção de empreendimentos.

Nas aulas presenciais, você tem a oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de diversas áreas que cursam outros programas de MBA da FGV. Já nas disciplinas Live, você se conecta com alunos de diferentes unidades da FGV pelo país que compartilham o mesmo curso. Essa combinação amplia sua rede de contatos, enriquece o aprendizado e impulsiona o desenvolvimento de hard e soft skills essenciais para sua trajetória profissional.

Aulas Presenciais - Os encontros presenciais acontecem às 2as e 3as na FGV Botafogo.

Aulas Live - Realizadas ao vivo, via webconferência, através da plataforma Zoom, às 2as e 3as. Todas as aulas são gravadas.
*Para que o Aluno tenha a oportunidade de rever o conteúdo, o link da gravação ficará disponível até 100 dias após a realização da aula, o que permitirá aproveitar, ao máximo, os conceitos apresentados e a troca de experiências nas aulas.

O curso é composto por 18 disciplinas, sendo 9 presenciais e 9 live. Apenas uma disciplina é estudada por vez, e cada uma possui 5 encontros.

Programa

MBA com ênfase em Incorporação e Construção Imobiliária

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Análise de Mercado e Inteligência Imobiliária

Fundamentos da inteligência imobiliária. Verticais de análise e monitoramento de mercado. Ciclos do mercado imobiliário. Pesquisa de mercado para desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Mapeamento de regiões atrativas. Vocação imobiliária e área de influência do projeto. Análise de demanda, oferta e potencial de mercado. Absorção de mercado e validação de produto.

Aspectos Jurídicos de Negócios Imobiliários

Lei nº 4.591/64 - Lei de Incorporação. Planejamento jurídico societário. Contratos de construção e de compra e venda. Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 10.931/04 - Patrimônio de Afetação. Responsabilidades dos empreendedores. Compliance imobiliário. Masc – Métodos alternativos de solução de conflitos.

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Fundamentos de Desenvolvimento Imobiliário

Conceitos e definições do desenvolvimento imobiliário. Histórico do mercado de incorporação imobiliária no Brasil. Incorporador versus construtor: diferenças e convergências. Macroetapas da estruturação imobiliária. Formas de aquisição de ativos e os seus impactos na viabilidade do projeto. Principais fatores de risco e indicadores de sucesso de um projeto de desenvolvimento imobiliário. Precificação e comercialização de produtos imobiliários.

Gestão Comercial e Vendas Imobiliárias

Fundamentos da gestão comercial no mercado imobiliário. Planejamento estratégico de vendas imobiliárias. Precificação e tabela de vendas. Técnicas de vendas e negociação. Gestão de equipes de vendas. Indicadores de performance (KPIs) em vendas imobiliárias. Gestão de canais de vendas. Terceirização de vendas. Ações de trade marketing.

Gestão de Obras e Tecnologias Construtivas Avançadas

Princípios e fundamentos da gestão de obras. Racionalização e industrialização da construção. Lean construction. Planejamento e logística do canteiro de obras. Planejamento e gestão de contratos e aquisições. Gestão de empreiteiros. Normas e sistemas integrados de gestão. ESG e sustentabilidade no canteiro. Indicadores de desempenho e ferramentas da qualidade. Desenvolvimento tecnológico e inovação na construção civil.

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Jogo de Negócios

Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes.
Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação.
Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias.
Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Pré-Construção: Projeto, Planejamento e Orçamento da Obra

Pré-construção. Ciclo dos projetos de edificações. Aprovações de projetos e licenciamento da obra. Coordenação e desenvolvimento dos projetos. Memorial de incorporação e estimativa de custos de construção conforme a NBR 12.721. Planejamento físico de empreendimentos. Orçamento paramétrico, preliminar e executivo. Análise crítica do orçamento da obra. BIM 5D. Elaboração do cronograma físico-financeiro e do fluxo de caixa. Interferência da produtividade no planejamento e controle de custos.

Real Estate Funding: Mercado Financeiro e de Capitais

Os investimentos no mercado de real estate no Brasil e no mundo. Principais operações de real estate no Brasil, além do residencial. Agentes do mercado financeiro e de capitais para captação de recursos para o setor de real estate. Securitização e Certificado de recebíveis imobiliários. Fundos de investimentos aplicáveis para captação de recursos para o setor. Demais captações de recursos para projetos de real estate.

Sistemas de Crédito Imobiliário

Evolução dos sistemas de crédito imobiliário brasileiro. Comparativo do crédito imobiliário do Brasil com outros países. Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Histórico dos programas de Habitação de Interesse Social (HIS). Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Financiamento à produção. Sistemas de amortização, Tabela Price e SAC.

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias

Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos.

Investimento

Até 10/02/2026

  • R$ 39.829,00 à vista ou até 30x de R$ 1.528,02

Até 12/03/2026

  • R$ 42.060,00 à vista ou até 30x de R$ 1.613,61

Até 06/04/2026

  • R$ 44.288,00 à vista ou até 30x de R$ 1.699,09

Público-alvo

| Profissionais de Arquitetura, Engenharia ou áreas afins ao desenvolvimento imobiliário.
| Incorporadores, investidores, gerenciadores, projetistas, consultores, administradores, advogados, corretores, prestadores de serviço, entre outros, que desejam atuar na incorporação e na construção de edificações ou em segmentos correlatos.

Pré-requisito(s):

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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