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Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 04/12/2024
Data limite de inscrição: 28/11/2024
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 3 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
Advocacy é o conjunto de ações realizadas por organizações da sociedade civil, estrategicamente definidas e articuladas, com o objetivo de influenciar pessoas que possuem poder para decidir, a fim de que promovam mudanças nas políticas públicas municipais, regionais, nacionais e internacionais. O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas proporciona a você ferramental teórico e prático para a formação de novas agendas no ciclo de políticas públicas, garantindo maior impacto em ações de advocacy. Baseado na metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL), o curso proporciona a você o exercício da elaboração, do planejamento e da execução de um plano de ação de advocacy.
 
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • planejar uma ação de advocacy, considerando como se dá o processo decisório nas suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
  • aplicar ferramentas de planejamento e gestão para ações de advocacy
  • planejar uma estratégica de comunicação de causas, identificando os princípios do engajamento e as táticas para a mobilização de públicos.
Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

Advocacy e Mudança Social

Módulo 1 – Boas práticas de advocacy no Brasil  
  • Organização da sociedade civil apresenta um case de sucesso
Módulo 2 – Fundamentos do advocacy
  • O que é advocacy
  • Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo  
  • Tipos de advocacy
  • Abordagens de advocacy
  • Obstáculos e tendências do advocacy para a transformação social
  • Legitimidade e representatividade: desafios do advocacy
Módulo 3 – Fundamentos de políticas públicas  
  • Campo de administração e políticas públicas  
  • Conceito de políticas públicas e os nós conceituais  
  • Tipologias e modelos de análise de políticas públicas
  • Ciclo de políticas públicas
Módulo 4 – O que é e como construir uma teoria da mudança?
  • Metodologia para a construção do plano de ação 
  • Teoria de mudança  
  • Definição do problema: necessidades de Bradshaw  
  • Pesquisa  
  • Compreensão do problema
  • Definição do problema a ser endereçado pelos participantes

Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação

Módulo 1 – Identificação do público-alvo 
  • Conceito de stakeholder
  • Como mapear, classificar e priorizar stakeholders
  • Matriz de poder e interesse 
  • Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência
Módulo 2 – Elaboração da mensagem 
  • Teoria da Comunicação  
  • Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa diferente  
  • Âmbitos e fluxos da comunicação para a mobilização da sociedade civil  
  • Boas práticas de uso da mídia tradicional e digital para a mobilização da sociedade civil em campanhas de advocacy
Módulo 3 – Escolha dos mensageiros 
  • Importância da mensagem para advocacy
  • Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam
  • Mensagem: legitimidade, representatividade e influência 
  • Técnicas para apoiar a construção da mensagem
  • Como refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder
  • Narrativa central: o que é, para que serve e componentes  
  • Fases de uma campanha de comunicação de advocacy
Módulo 4 – Workshop final 

Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas

Módulo 1 – Abordagens de advocacy  
  • Pesquisa
  • Colaboração
  • Persuasão direta
  • Construção de base de apoio: coalizões, parcerias
  • Pressão de rua
Módulo 2 – Articulação política
  • Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal  
  • Perfis de interlocutores: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares e presidências  
  • timing da incidência
  • elaboração de: nota técnica, fact sheet, emendas e substitutivos  
  • O que apresentar: pautas propositivas e reativas
Módulo 3 – Litígio estratégico
  • Advocacy no sistema de Justiça: litígio estratégico, litígio estratégico e comunicação, amicus curiae, diálogo extrajudicial e audiências públicas  
  • Advocacy em organismos internacionais
Módulo 4 – Workshop

Planejamento Estratégico de Advocacy: Inteligência Política

Módulo 1 – Construa uma teoria de mudança
  • Por que desenvolver uma estratégia de advocacy
  • Pesquisa e advocacy
  • Teoria da Mudança: problema versus impactos de longo prazo
Módulo 2 – Escolha a sua prioridade e especifique o seu objetivo de advocacy
  • Objetivo de advocacy e resultados intermediários.  
Módulo 3 – Estado e governo
  • Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado 
  • Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
  • Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas
Módulo 4 – Mapeie o processo decisório  
  • Processo decisório estatal  
  • Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas – identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues
  • Mapeamento legislativo
  • Mapeamento de arenas de poder e interlocutores
  • Métodos e rotinas do monitoramento legislativo

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas é recomendado para:
  • profissionais que atuam em organizações da sociedade civil – institutos, fundações, associações de classe, associações setoriais, sindicatos, movimentos sociais, coletivos, etc.;
  • profissionais que atuam em empresas privadas e que trabalham ou têm interesse em trabalhar com advocacy.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

Processo seletivo

Processo Seletivo CMD Live

Contato

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