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Modalidade: Online

Início: 15/12/2025
Data limite de inscrição: 09/12/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 15 meses)

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MBA em Gestão: Gestão Comercial e Vendas – desenvolva estratégias comerciais eficazes para diferentes segmentos.

Com o MBA em Gestão: Gestão Comercial e Vendas, você vai adquirir habilidades multidisciplinares para aprimorar a área comercial. Por meio de conteúdos atuais e alinhados com a realidade do mercado, implementará as melhores práticas comerciais e de vendas, focando na fidelização dos clientes.

Estratégia de vendas alinhada à gestão empresarial
Com o MBA em Gestão: Gestão Comercial e Vendas, você será capaz de estabelecer uma cultura inovadora e gerenciar uma organização de alta performance. Ao considerar as particularidades do ambiente empresarial, vai propor soluções estratégicas de negociação e vendas, tomando decisões embasadas em dados.

Desenvolva competências para realizar uma gestão comercial eficiente.

| Aplicar os indicadores de vendas com base nos KPIs observados por softwares de gestão.
| Adotar estratégias a partir da compreensão dos canais de vendas e das suas inter-relações.
| Liderar equipes de vendas em ambientes dinâmicos, identificando as competências mais demandadas.

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Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão: Gestão Comercial e Vendas

Administração Estratégica de Vendas

Autora: prof. Juliana Oliveira Liedke, Mestre, FGV.

Implementação das estratégias de vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Gestão de conflitos, controles e métricas de vendas.

ARGo – Alternate Reality Goal

Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima.

Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.

Desenho e Gestão Integrada de Canais de Vendas


Autor: prof. Marcelo Madruga de Oliveira, Mestre, FGV.

Canal de vendas. Tipos de intermediários. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais.

Economia dos Negócios

Autor: Fabricio Stocker.

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Autor: Rafael Cuba Mancebo.

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia Corporativa e de Negócios

Autor: Murilo Rodrigues. 

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing

Autores: prof. Carlos Renato Seabra de Almeida, Mestre, Escola de Guerra Naval, e profª. Fernanda Cintra de Paula, Mestre, ESPM.
 
Gestão da organização. Canais de distribuição. Trade marketing. Proposta omnichannel. Cadeia de suprimentos.

Estratégias de Marketing

Autor: Elson Teixeira.

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços

Autores: prof. Roberto Assef, Mestre, UFF, e prof. Marcelo Boechat, Mestre, FGV.

Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes economicossociais. Elasticidade da demanda. Yield Management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.

FGV Business Challenge

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

Finanças Corporativas

Autora: Ana Tereza Spinola.

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Formulação da Política Comercial

Autora: profª. Vanessa Janni, Doutora, UFRJ.

Elementos essenciais da política comercial. Formulação da política comercial. Suposições, metas e atividades de vendas. Canais de comercialização, tamanho e estrutura da força de vendas. Serviços complementares. Relacionamento com clientes. Programas de endomarketing. Políticas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e administração de vendas. Remuneração. Avaliação do desempenho. Política de preços. Orçamento e controle. Análise e avaliação de vendas.

Gestão de Projetos

Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas.

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


Gestão de Tributos Aplicados a Vendas

Autor: prof. Michael de Alencar Silva, Mestre, FGV.

Sistema tributário brasileiro. Tributos incidentes no faturamento. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica.

Liderança e Gestão de Equipes

Autora: Adriana Bortolin.

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Planejamento de Vendas e Novos Negócios

Autores: prof. Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor, FGV, e prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC.

Interseção entre estratégia da empresa e vendas. Decisões estratégicas do Plano de Vendas. Decisões táticas do Plano de Vendas.

Power Skills nas Organizações


Autora: profª. Cristina Chaves Goldschmidt, Mestre, FGV.

Power skills, trabalhabilidade e a gestão da carreira do profissional de vendas. Inteligência emocional e inteligência social. Liderança e resiliência. Colaboração, trabalho em equipes de alto desempenho e diversidade.


Transformação Digital

Autora: Diana Sinclair Branisso. 

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.








Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Seminário de Encerramento

O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 

 Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)

» Condições especiais para:

 •  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 

 •  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula

*Condições não cumulativas.

 A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Verifique a disponibilidade de compra por meio de cartão de crédito para a localidade selecionada.

Público-alvo

| Graduados em diferentes campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar na gestão empresarial, comercial e de vendas.
| Empreendedores e outros profissionais com interesse em desenvolver técnicas de gestão comercial e de vendas para aplicação nos seus próprios negócios.

Pré-requisitos

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

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