Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 20 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
Os investimentos de venture capital têm sido responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso de milhares de empresas inovadoras de alto impacto, as chamadas startups, que estão revolucionando modelos tradicionais de negócios. Da mesma forma, médias e grandes empresas de capital fechado, especialmente negócios tradicionalmente familiares, têm se beneficiado dos investimentos de private equity que, além do capital financeiro, proveem uma série de valiosos recursos estratégicos às empresas investidas.
 
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • identificar os principais atores e analisar os principais documentos e acordos utilizados em operações de private equity e venture capital;
  • captar recursos, monitorar e gerir investimentos em private equity e venture capital;
  • avaliar oportunidade e risco de investimento para tomada de decisão em startups com base nos critérios e boas práticas de mercado;
  • aplicar os principais métodos de saída de investimentos, considerando: desafios associados, ganhos potenciais, virtudes e dificuldades de cada um deles;
  • montar estratégias completas de gerenciamento de investidas, passando pela entrada, follow-ons, novas rodadas e desinvestimento;
  • estruturar fundos e lidar com os desafios de venture capital;
  • estruturar uma apresentação para um comitê de investimentos de um fundo.

Acesse o cronograma completo do curso.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups

Contabilidade e análise de balanços

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP –, demonstração de resultado do exercício – DRE –, demonstração dos fluxos de caixa – FCX – e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Direito de startups e novos negócios

Aspectos jurídicos nas diversas etapas de vida de startups e outros negócios. Direito Societário, Comercial, Tributário e Trabalhista para startups. Principais termos, cláusulas e contratos.

Direito em private equity e venture capital II: investimentos

Estratégias e formas de atuação dos investimentos de private equity e venture capital. Principais termos e cláusulas no processo de investimento.

Direito em private equity e venture capital: estruturação de veículos

Principais veículos de investimentos de private equity e venture capital. Metodologias e estruturação de investimentos-anjo, corporate ventures e aceleradoras de negócios. Acordos, documentos e principais mecanismos de investimento entre investidores, gestores e outros stakeholders. Taxas e remunerações entre cotistas/limited partners e gestores/general partners.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Governança corporativa

Design de incentivos e decisões financeiras. Separação entre propriedade e controle das firmas. Problemas de agência e assimetria de informação. Conflitos entre controladores e minoritários, entre acionistas e executivos, e entre demais stakeholders da empresa. Controle de profissionais em cargo executivo e de gerência, bem como distorções nas decisões de investimento. Estrutura de capital e controle de profissionais em cargo executivo. Formas alternativas de pagamento a profissionais em cargo executivo e impactos sobre o resultado das firmas. Contratos ótimos.

Indústria de private equity, venture capital e investimentos em startups

Aspectos gerais da indústria de private equity e venture capital. Investidores típicos e dinâmica de captação de recursos. Startups e negócios inovadores de alto impacto. Investimentos em ativos alternativos e gestão de portfólio.

Inovação, startups e corporate venture

Principais conceitos de inovação. Reflexos estratégicos da inovação nas corporações. Relação das organizações com startups. Inovação corporativa, open innovation, corporate venture capital e corporate venture building. Design organizacional ambidestro. Cultura intraempreendedora.

Investimento anjo

Principais conceitos do investimento-anjo no Brasil e no exterior. Dinâmica econômica da busca de negócios inovadores de alto impacto. Instrumentos e estruturas para realização do investimento-anjo.

Investimentos

Risco-retorno e diversificação. Eficiência de mercado e possíveis anomalias. Modelos de decisão de portfólio em finanças. Alocação de capital. Alocação de ativos. CAPM. Finanças comportamentais.

Investimentos de private equity na prática

Tipos de fundo de PE/VC (early stage, late stage, growth, buyout, etc.). Captação/fundraising. Período de investimento e desinvestimento. Encerramento do Fundo Curva J. Taxas de administração, taxas de performance, modelos de remuneração com e sem catch up. Estruturação de teses de investimento. Análises de um ativo. Propostas de investimento (estruturação de um term sheet). Due diligence. Estruturação dos documentos de uma transação.

Investimentos em startups e de venture capital na prática

Introdução ao ecossistema de startups e ao venture capital. Diferenciação entre seed, early-stage, e growth-stage. Análise de oportunidades e riscos, valuation. Avaliação de startups e métricas de desempenho. Forma como investidores avaliam oportunidades, critérios decisórios e alinhamento com teses de investimento. Processos, estratégias de maximização de valor na venda. Estratégias de monitoramento, relacionamento com fundadores e gestão de risco. Tendências de investimento em VC. Desafios de um fundo de venture capital. Jornada do empreendedor na captação: do pitch ao investimento, preparação, negociação e fechamento de rodadas de financiamento.

Monitoramento e saída dos investimentos

Processo de acompanhamento ativo dos investimentos realizados. Estratégias de monitoramento dos ativos e estratégias de adicionar valor aos negócios. Métricas de mensuração de desempenho das investidas em diferentes fases e tamanhos das investidas. Estratégia e preparação para captação de recursos e saída de investimentos. Alternativas de desinvestimento. Retornos em private equity e venture capital. Processo de investimentos do primeiro aporte à saída do investimento.

Novas tecnologias e os seus impactos

Novas tecnologias e os seus impactos em modelos tradicionais de negócios. Startups e tecnologia. Novos modelos de negócios a partir de tecnologia e inovação. Tecnologia como vetor de transformações na economia e sociedade.

Startups e empreendedorismo

Impacto do empreendedorismo no Brasil e no mundo. Papel das startups no crescimento e desenvolvimento mundial. Principais conceitos em empreendedorismo e startups. Processo de criação, desenvolvimento e financiamento de negócios inovadores de alto impacto.

Tendências em private equity, venture capital e investimentos em startups

.

Valuation de startups

Principais métodos e práticas de avaliação de startups, considerando as particularidades do setor de inovação e tecnologia. Diferentes fases de uma startup. Impacto do risco e da incerteza no processo de valuation. Avaliação de intangíveis. Uso de múltiplos e de metodologias como o venture capital method e discounted cash flow (DCF). Importância da captação de recursos e do relacionamento com investidores. Desafios específicos da precificação em empresas de rápido crescimento e ainda não lucrativas. Cálculo da taxa de desconto nas diferentes fases da startup

Valuation: análise fundamentalista

Pilares da análise fundamentalista: rentabilidade, risco operacional, risco financeiro e preço. Principais métodos e práticas de valuation utilizados no mercado: fluxo de caixa descontado (FCD) e múltiplos de mercado. Valor econômico adicionado (EVA®) e valor de mercado adicionado (MVA®), estimativa do goodwill. Projeções financeiras da DRE, fluxo de caixa e balanço. Cálculo do custo do capital e valor residual. Cálculo do valor da empresa para o acionista.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)
 

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Público-alvo

O MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups é recomendado para:
  • profissionais que desejam se tornar investidores, executivos ou sócios de gestoras de private equity ou venture capital;
  • empresários e executivos de corporações interessadas em criar os seus programas de corporate venture ou de inovação por meio de startups;
  • conselheiros e executivos de fundos de pensão;
  • formuladores de políticas públicas;
  • sócios e executivos de administradoras de carteiras, gestoras de recursos, family offices e demais profissionais de investimentos;
  • consultores, advogados, analistas de investimentos e demais profissionais do mercado financeiro e de capitais;
  • executivos de aceleradoras, gestores de incubadoras, fundadores e executivos de startups, investidores-anjo e demais interessados no tema.

Pré-requisito(s):
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: três anos.

Obs.: é recomendável a compreensão da língua inglesa para leitura dos materiais.
 
A maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.