Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 08/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
O curso MBA em Gestão de Saúde alia teoria e prática, preparando profissionais para atuarem em gestão de consultórios, clínicas, hospitais, home care, operadoras de planos de saúde, laboratórios e Sistema Único de Saúde.

Para acompanhamento, no ambiente virtual de aprendizagem, ECLASS FGV, são disponibilizados livros da série Saúde, editados pela FGV, além de outros títulos disponíveis em uma ampla biblioteca. Para o estudo das áreas temáticas, são utilizados recursos pedagógicos, como a dinâmica de resolução de casos, a realização de atividades individuais e coletivas, além da participação em fóruns e chats. O estudante conta, também, com o acompanhamento pedagógico do coordenador acadêmico do MBA.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
| planejar serviços de saúde capazes de responder às necessidades de saúde dos usuários do sistema;
| diagnosticar problemas e propor soluções criativas na gestão em saúde, aprimorando a capacidade de resposta dos serviços;
| aplicar estratégias empreendedoras na gestão de saúde, criando soluções inovadoras para atender às necessidades dos stakeholders;
| reconhecer as melhores práticas em gestão que ofereçam uma excelente jornada ao paciente e aos seus familiares, buscando obter os melhores resultados organizacionais e assistenciais.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão de Saúde

Aspectos Jurídicos e Compliance em Saúde

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance: conceito, histórico e ferramentas. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em Direito Médico. Judicialização da saúde: conceitos, importância, causas e consequências.

Contabilidade Estratégica para Decisões em Saúde

Contabilidade nas organizações de saúde. Principais relatórios contábeis. Indicadores de desempenho e sustentabilidade econômico-financeira. Indicadores financeiros, ciclo financeiro e sustentabilidade operacional. Tomada de decisões e aplicações práticas.

Empreendedorismo em Saúde

Definição, princípios e objetivos de empreendedorismo. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Paixão e orientação empreendedora. Visão empreendedora e intraempreendedorismo. Identificação de novos negócios em saúde e o processo de estruturação. Estratégias empreendedoras no setor de saúde. Fontes de financiamento. Riscos, barreiras e causas de fracasso.

Estratégia competitiva em saúde




Ambiente de negócios no setor de Saúde. Formulação de estratégia competitiva em saúde. Elaboração do plano estratégico em organizações de saúde. Referenciais estratégicos. Identificação estratégica de negócio. Análise dos ambientes interno e externo e suas correlações. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Implantação e controle da proposta de valor e do plano de ação estratégico em saúde.



Finanças corporativas em saúde

Papel e funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado. Avaliação de empresas (valuation) no contexto das fusões e aquisições na saúde.

Gestão de Custos em Saúde

Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: variável (direto), por absorção e ABC costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume e lucro em empresas no segmento da saúde.

Gestão de Facilities em Organizações de Saúde

Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Melhoria da qualidade e segurança do paciente na gestão de facilities e hospitalidade. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.

Gestão de Projetos em Saúde

Processos: definição, gestão e interação com projetos. Conceito e metodologia para a elaboração de projetos empresariais. Natureza dos projetos em saúde. Ciclo de vida de um projeto. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Metodologias ágeis aplicáveis ao ambiente de saúde.

Gestão de Serviços Assistenciais

Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.

Governança Corporativa e Sustentabilidade em Saúde

Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Identificação e caracterização de boas práticas de governança corporativa em saúde. Avaliação das práticas de governança em saúde. Identificação dos níveis de risco das decisões gerenciais na saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social. Identificação e desenvolvimento de ações de responsabilidade social e de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG).

Liderança no Contexto da Saúde

Liderança em contextos de mudanças. Teorias e abordagens para a liderança. Liderança e desenvolvimento de equipes. Liderança e motivação. Gestão de equipes multi e interdisciplinares em saúde. 

Marketing em saúde

Conceitos e definições básicas de marketing. Cenários e ambientes de marketing. Comportamento do consumidor em saúde. Mix de marketing de serviços: pessoas, processo, evidencia física. Estratégias de precificação. P (Praça) - conceitos estratégicos de marketing. Especificidades da comunicação de marketing no setor de Saúde. Segmentação de mercado e público-alvo. Mix de marketing com foco na saúde. Estratégias de relacionamento, satisfação e agregação de valor. Marketing digital. Outbound versus inbound marketing. Estratégias de marketing na era digital. Novas tecnologias e suas aplicabilidades em saúde.

Mercado e Operadoras de Saúde




Mercado de saúde suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização: vantagens e desvantagens. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.



Negociação e Administração de Conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não Violenta (CNV) na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão. IA em negociação e gestão de conflitos: aplicações de IA como ferramenta na gestão da negociação e dos conflitos.

Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente

Gestão da qualidade em saúde. Avaliação da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Experiência do paciente. Satisfação do paciente.

Saúde Digital

Gestão digital em saúde. Transformação dos processos de gestão e atendimento em saúde. Sistemas de informação em saúde. Aplicações de inteligência artificial (IA) e big data na saúde. Desafios na gestão em saúde digital.

Sistemas de saúde no Brasil

Histórico. Processo saúde-doença e respectivas concepções. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde e integração de serviços complementares e suplementares. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

Supply Chain Management e Logística em Organizações de Saúde

Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico. Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Público-alvo

| Diretores, gestores, coordenadores e profissionais de nível superior que desejam aprimorar os seus conhecimentos em gestão de saúde, compartilhar experiências e construir networking entre os participantes.

Pré-requisito(s):

| Ter concluído a graduação há, pelo menos, três anos.*
| Profissionais com três anos ou mais anos de experiência.*
| Desejável conhecimento de língua inglesa.

* Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.