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Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 20 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
No cenário global atual, inovação não é apenas uma opção, mas uma exigência. A inovação tecnológica permeia produtos, serviços, processos de produção, organizacionais e gerenciais, modelos de negócios e ecossistemas, exigindo habilidades específicas avançadas: a capacidade tecnológica.

Inovação e capacidade tecnológica são fontes de crescimento, produtividade e competitividade, em nível pessoal e empresarial.

No MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica, você adquire conhecimentos e desenvolve habilidades para transformar ideias em valor, em organizações de diferentes setores.

Nas 18 disciplinas das principais áreas da gestão da inovação, este MBA combina teoria de ponta, prática intensiva e metodologias ativas que simulam desafios reais. Você aprenderá a tomar decisões estratégicas, otimizar processos e criar soluções que geram valor.

Você irá interagir com um corpo docente altamente qualificado, com especialistas de sólida formação acadêmica, experiência no mercado e conhecimento global das práticas mais inovadoras.

Seja para acelerar sua carreira, impulsionar sua empresa ou empreender com inovação, este MBA é uma oportunidade para desenvolver habilidades estratégicas, conquistar diferencial competitivo e expandir sua rede de contatos, num mundo cada vez mais dinâmico e exigente. Inove e lidere – o futuro da gestão está aqui!

Acesse o cronograma completo do curso.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica

Aprendizagem Organizacional para Inovação

Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: o seu significado e papel no processo de criação e acumulação de capacidades tecnológicas e inovação. Dimensões tácita e codificada do conhecimento organizacional como manifestação da capacidade tecnológica. Dimensões de armazenamento do conhecimento organizacional. Estratégias de aprendizagem organizacional e a sua relação com estratégias de inovação. Uso de diversos mecanismos ou práticas de aprendizagem organizacional. Insumos para a elaboração de estratégia eficaz de aprendizagem organizacional. 

Criatividade, Empreendedorismo e Inovação

Fundamentos da criatividade, da inovação e do empreendedorismo: conceito, características e diferentes tipos.  Criatividade como parte do processo de inovação. Empreendedorismo corporativo ou intraempreendedoríssimo. Ecossistema empreendedor. Processo empreendedor. Ambiente startup.  Características de indivíduos empreendedores. Perfil do investidor e formas de financiamento de empreendimentos inovadores.  Estratégias para a prospecção de oportunidades de mercado, a importância da visão de negócio e os fundamentos do planejamento de negócio.

Estratégias de Transformação Digital

Tecnologias digitais e suas implicações econômicas e competitivas. Negócios digitais: natureza e características. Significado da transformação digital e fatores influentes para a sua importância em nível de organizações. Diferentes estratégias e práticas de transformação digital. Capacidades organizacionais para implementação de inovações digitais. Condições e requisitos para a implementação de estratégias eficazes de transformação digital. Elaboração de estratégias de transformação digital como parte da estratégia de negócios.

Estratégias Empresariais de Inovação

Pensamento estratégico versus planejamento estratégico. Noções de estratégia sob a perspectiva empresarial. Principais tipologias e modelos em estratégia empresarial e os seus diferentes níveis de eficácia. Papel da inovação e das capacidades tecnológicas na estratégia empresarial. Diferentes tipos de estratégias de inovação. Estratégias de inovação em economias emergentes e da correspondente acumulação de capacidade tecnológica, de estratégias de imitação à liderança global. Insumos e técnicas para o desenho de estratégias de inovação. Estratégias de inovação no contexto da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Estratégia de inovação e sustentabilidade. 

Fundamentos de Inovação e de Capacidade Tecnológica

Importância da inovação e da capacidade tecnológica para o crescimento e desempenho competitivo de organizações e desenvolvimento socioeconômico de países. Natureza e vários tipos de inovação, e as suas implicações econômicas. Mitos e realidade sobre inovação (e a sua relação com tecnologia e ciência) e as suas implicações para o processo da sua gestão. Principais propriedades das atividades inovadoras. Principais modelos de inovação: méritos e limitações. Direções contemporâneas do processo de inovação. Organização de atividades inovadoras. Introdução à natureza da capacidade tecnológica. Transferência de tecnologia: possibilidades e limites em função da natureza da capacidade tecnológica.

Gestão da Inovação e Sustentabilidade

Relações entre economia e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável (DS); de Estocolmo (1972) aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Inovação tecnológica e sustentabilidade: conceitos e modelos. DS: o papel das organizações empresariais. O lugar e o papel da sustentabilidade na estratégia de negócios e de inovação de organizações: perspectivas de economias avançadas versus economias em desenvolvimento/emergentes. Inovação tecnológica em modelos de sustentabilidade empresarial. Conceitos básicos de gestão ambiental empresarial. Exemplos de empresas inovadoras em sustentabilidade.

Gestão de Operações, Inovação e Transformação Digital

Gestão de operações de produção e serviços como habilitadora da inovação organizacional. Fundamentos clássicos da gestão de operações: processos, fluxos, ferramentas de melhoria contínua, gestão de gargalos, balanceamento de fluxo e de capacidade, lote econômico. Papel das abordagens e técnicas do Lean Thinking (produção enxuta). Teoria das Restrições e Supply Chain Management (SCM) na identificação de prioridades e oportunidades de ganho e diferenciação. Saúde operacional e indicadores de desempenho (KPIs) como alavancas de inovação. Inovação em operações: produtividade, fluxo de valor, flexibilidade, especialização e polivalência. Transformação digital em operações e capacidades inovativas da empresa. Índice de maturidade em Indústria 4.0 e tecnologias habilitadoras. Desafios contemporâneos da gestão de operações e a sua relação com a inovação organizacional.

Gestão Econômica da Inovação

Viabilidade econômica de projetos de inovação: papel econômico da inovação; potencial econômico; análise de risco. Análise de risco: diagrama de influência; simulação de Monte Carlo. Valoração de tecnologias: avaliação de tecnologias e composição da Taxa Mínima de Atratividade (TMA); abordagens e métodos atuais de valoração; desempenho financeiro de produtos desenvolvidos a partir de novas tecnologias e projeção de receitas futuras; estimativa de valor de tecnologias; decisões de investimento e negociação de ativos intangíveis baseados em desenvolvimentos a partir de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Ideação e Portfólio de Projetos de Inovação

Conhecimento teórico e prático, técnicas e ferramentas relacionadas à gestão de portfólio de projetos inovadores, diferentes empresas e contextos estratégicos, inovação incremental à inovação disruptiva. Identificação, geração e escolha de novos projetos, incluindo ideação (brainstorming, scamper e design thinking) e business-case. Modelos de processos de inovação, incluindo funil de desenvolvimento, stage-gate, e front-end da inovação. Gestão de portfólio para projetos inovadores, incluindo o dilema da inovação, os padrões de ambidestria organizacional e os padrões de portfólio. Gestão de portfólio para projetos de inovação radical, incluindo técnicas quantitativas e qualitativas para valoração de projetos, hub de inovação e ações de gestão de portfólio com base na matriz de ambição de inovação da empresa.

Inovação em Serviços

Transformações na estrutura industrial e na crescente relevância dos serviços na economia. Especificidades e amplo espectro das atividades de serviços, com destaque para os serviços intensivos em conhecimento (Kibs). Desenvolvimento de novos serviços apoiados em service design e na service-dominant logic, bem como na compreensão dos ecossistemas de serviços, incluindo funções, modelos de negócios e ambientes institucionais. Plataformas de serviços e as suas dimensões técnicas, arquiteturais e de camadas, como base para a cocriação de valor – vivenciado e situado – por clientes, organizações e sociedade. Impactos da transformação digital nos serviços, com ênfase em tecnologias emergentes (IA, big data, IoT, blockchain e computação em nuvem) e na evolução de plataformas digitais e ecossistemas de inovação. Experiência digital do cliente, considerando UX, omnicanalidade, automação de atendimento e personalização baseada em dados. Modelos de negócios digitais em serviços, como economia de plataforma, gig economy e serviços sob demanda. Inovação aberta digital, envolvendo crowdsourcing, cocriação on-line e laboratórios virtuais.

Inteligência Estratégica para Inovação

Conceitos, definições e aspectos sistêmicos relacionados a inteligência estratégica, capacidade tecnológica e inovação. Dimensões do sistema de inteligência estratégica; fontes e tipos de informação; modelo conceitual de inteligência estratégica para gestão da inovação. Avaliação do ambiente externo: dimensões e etapas. Práticas de inteligência estratégica nas organizações. Ciclo operacional de inteligência. Planejamento, ferramentas e recursos para coleta de informações. Metodologias para produção de inteligência. Conceituação e metodologia de roadmap para elaboração de estratégias de inovação.

Liderança e Inovação

Papel e formas de exercício e desenvolvimento da liderança no contexto contemporâneo dos negócios e das organizações. Principais definições, abordagens e estilos de liderança requeridos à construção e à sustentação de ambiências organizacionais de criação e inovação. Liderança e principais componentes da dinâmica organizacional: estratégia, estrutura, cultura e sistemas de gestão. Elementos centrais do comportamento organizacional. Conceitos e dilemas fundamentais à função liderança na sua aplicação a contextos inovativos: comportamento organizacional-comportamento humano nas organizações, conhecimento tático-conhecimento explícito; liderança-gerenciamento; pessoas-resultados, cultura-inovação. Estilos de liderança e os seus impactos no processo de inovação e na estratégia de crescimento e competitiva de organizações. 

Marketing Aplicado à Inovação

Exame de tendências de mercado e comportamento de compras e consumo. Modelos de negócios inovadores baseados em plataformas de negócios digitais e ecossistemas de negócios. Análise e aplicação do papel do marketing na estratégia de inovação tecnológica da empresa. Bases de um plano estratégico de marketing: agrupamento de clientes em segmentos e nichos de clientes, posicionamento de novos produtos e serviços, e otimização dos recursos de marketing com base na possível resposta do mercado. Orientação sobre a criação de produtos e serviços inovadores: segmentos de mercado potenciais, ou seja, quem são os seus clientes, quais são as suas percepções sobre os seus produtos e a sua organização; posição a que a empresa aspira no mercado, considerando o seu custo relativo e as suas capacidades tecnológicas; ambiente competitivo. Desafios atuais em marketing, como impacto das redes sociais na gestão de marcas, competição à base de preço baixo, “comoditização” do mercado e modelagem de novos negócios inovadores com forte presença digital. 

Metodologias Ágeis de Projetos para Inovação

Fundamentos de projetos e inovação: importância dos projetos para organizações e vantagens competitivas; desenvolvimento histórico dos projetos e a sua relação com a inovação. Modelos de processos de inovação e adaptações de técnicas de gestão de projetos inovadores. Metodologias ágeis e novos processos de gestão de projetos para inovação: frameworks e ferramentas atuais de escalabilidade; novas técnicas de gestão ágil em ambientes digitais. Novas ferramentas digitais e aplicação de Inteligência Artificial (IA): aplicações emergentes de IA na gestão e no monitoramento de projetos de inovação. Escolha e aplicação prática da abordagem de projeto: ferramentas e critérios para transformar ideias em projetos estruturados; integração entre ideação, métodos ágeis e ferramentas digitais e a sua aplicação prática.

Negociação de Serviços e Tecnologias Digitais

Fundamentos de uma negociação: tipos e fases; como se preparar para uma negociação complexa e fatores que influenciam nos resultados, incluindo técnicas e práticas que levem o aluno a realizar experimentações negociais por meio de exemplos práticos do seu cotidiano. Fundamentos legais sobre a contratação de software e serviços correlatos; propriedade intelectual no Brasil; formas de padronização; impacto da utilização de contratos de adesão pelo mercado; riscos vinculados ao seu uso indevido que possam gerar um contencioso civil ou criminal, e compreensão do ciclo de vida de uma tecnologia. Gestão do ciclo de vida de uma negociação em TDs; problemática do mercado atual de TDs; análise de propostas comerciais; como implementar um processo de negociação e aquisição de serviços e TDs; boas práticas de gestão do ciclo de vida de uma tecnologia, e análise dos riscos envolvidos na contratação de uma tecnologia. Negociação de contratos de TDs e serviços correlatos; papel e habilidades de um negociador de TDs; diferentes escopos de contratação em TD e os seus diversos impactos; preparação dos contratos para a gestão dos níveis de serviços (SLAs); penalidades e bonificações em contratos de TDs com SLA; requisitos de aceitação e recusa de serviços e tecnologias contratadas; contratação de serviços em nuvem; como proteção de dados pessoais e segurança da informação afetam uma negociação em TDs, e indicadores de governança para a melhor gestão das contratações de TDs.

Políticas Públicas de Inovação: instituições e fomento

Evolução do papel do Estado e das suas políticas no processo de criação e desenvolvimento do sistema de inovação e de ciência, tecnologia e inovação de países: economias avançadas versus economias em desenvolvimento/emergentes. Diversas modalidades de políticas públicas que impactam o processo de inovação. Natureza e diversos tipos de políticas públicas explícitas de inovação, as suas instituições e os seus órgãos. Experiências exitosas e não exitosas de políticas públicas de inovação no contexto de economias avançadas e em economias em desenvolvimento. Aspectos de funcionamento do sistema brasileiro de inovação: avanços, limitações e possibilidades. Mecanismos não financeiros e financeiros de apoio à inovação. Práticas para acessar instituições para o fomento à inovação em nível de empresas. Instrumentos de fomento em níveis setorial, regional e nacional no Brasil. 

Práticas de Inovação Colaborativa

Inovação como um processo interativo. Emergência do movimento de inovação colaborativa ou aberta. Conceito e processos de inovação aberta e fechada. Tipos de interação. Fontes externas e transformação digital. ?Busca de conhecimento externo/parcerias para implementação de inovações digitais e demais atividades 4.0 e 5.0. Interação com stakeholders do ecossistema para projetos de transformação digital. Gestão das parcerias com diferentes stakeholders do ecossistema, segundo os princípios de resource, relational e knowledge based view. Ecossistemas de inovação. Inovação em redes. Inovação colaborativa.

Propriedade Intelectual e Inovação

Sistema de propriedade intelectual (PI). Os diferentes mecanismos de propriedade intelectual e as suas principais características. Sistema de patentes. Gestão estratégica do portfólio de patentes: como elaborar, depositar, manter, e por que ter um portfólio de patentes. Sistema de marcas registradas. Gestão estratégica do portfólio de marcas registradas: como registrar e manter e por que manter um portfólio de marcas registradas. Propriedade intelectual e competitividade.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)
 

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Público-alvo

Este MBA é ideal para profissionais que atuam em diferentes áreas e setores e que desejam se especializar em gestão da inovação, incluindo: 

| Gestores de empresas privadas e estatais dos mais diversos segmentos. 
| Profissionais ligados a organizações do sistema de ciência, tecnologia e inovação. 
| Empreendedores que desejam estruturar seus negócios com base em estratégias inovadoras. 
| Executivos e líderes que buscam reposicionamento no mercado de trabalho. 
| Recém-formados que querem se destacar e ampliar suas oportunidades profissionais. 
| Profissionais que desejam adquirir e desenvolver habilidades para gerir processos de inovação.
     
Pré-requisito:

| Graduação em qualquer área de conhecimento.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

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