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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 20/04/2026
Data limite de inscrição: 20/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 24 meses)
Frequência: Quinzenal
PRESENCIAL e LIVE (2ª e 3ª-feiras) das 19h às 23h20 – Quinzenal
Implemente modelos de gestão contemporâneos e alcance resultados sustentáveis
Com o MBA em Gestão Empresarial, você vai adquirir uma visão integral dos negócios. Por meio de conteúdos atuais, analisará o mercado e desenvolverá competências relevantes para gerenciar o dia a dia de uma empresa, compreendendo os fundamentos da liderança, da estratégia, do planejamento e da tomada de decisões corporativas e gerando vantagem competitiva sustentável.
 
Administração estratégica e holística da organização
No MBA em Gestão Empresarial, você terá acesso às ferramentas para criar uma cultura de inovação e propor soluções estratégicas considerando as necessidades do seu negócio. Será capaz de analisar o mercado atual e a saúde financeira da empresa e gerenciar investimentos, utilizando tecnologias para ganhar produtividade, além de mitigar os riscos sociais, ambientais e de governança.
 
Desenvolva competências para mapear e implementar processos, impulsionando os resultados da empresa.
| Tomar decisões fundamentadas com o uso eficiente de dados e informações.
| Propor planos mitigadores de riscos para a organização.
| Coordenar a gestão da cadeia de suprimentos, do planejamento à implantação.
| Liderar pessoas e gerenciar conflitos.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Empresarial

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Aspectos Legais nas Relações de Consumo

Histórico das relações de consumo: regulamentação. Código de Defesa do Consumidor (CDC). Tipos de direito. Validade, vigência e eficácia do CDC. Princípios e conceitos: consumidor, fornecedor, produto e serviço. Política nacional das relações de consumo: objetivos e princípios. Política nacional de consumo. Direitos básicos. Modificação e revisão das cláusulas contratuais. Prevenção e reparação de danos individuais e coletivos. Ética. Responsabilidade civil: subjetiva e objetiva; responsabilidade civil pelo fato e pelo vício do produto ou serviço. Decadência e prescrição. Responsabilidade civil no relacionamento jurídico eletrônico. Prevenção e reparação de danos: reparação de danos materiais e morais. Responsabilidade solidária. Regulamentação e marketing para crianças e para pessoas adultas.

Business Process Management

Fundamentos e metodologias para o gerenciamento de processos.  Visão sistêmica do gerenciamento de processos.  Gestão de processos e gestão por processos.  Ferramentas para mapeamento de processos. Análise e modelagem de processos.  Melhoria de processos com identificação, priorização e desenvolvimento de planos de ação. Avaliação de problemas potenciais na implantação de planos de ação. Metodologias para melhoria e inovação de processos. Gerenciamento do desempenho de processos por meio do uso de key performance indicators (KPIs). Envolvimento das pessoas e trabalho em equipe para implantação do gerenciamento de processos. Fatores críticos de sucesso.
 
BPM e o uso de IA: automação inteligente (intelligent process automation – IPA). Processos orientados a dados em tempo real. Analytics preditivo e prescritivo no BPM.

Data Analytics Aplicado à Tomada de Decisão Gerencial

Fundamentos do pensamento analítico: definições, objetivos. Opinião versus evidência: julgamentos baseados em dados. Vieses cognitivos e armadilhas decisórias. Correlação e causalidade: relações espúrias, hipóteses concorrentes e explicações alternativas. Estruturação de problemas organizacionais: do sintoma à causa raiz. Ferramentas de diagnóstico analítico. Interpretação de dados e visualizações: média, mediana, moda, variância, outliers. Elaboração e interpretação de gráficos. Storytelling com dados: estrutura da narrativa analítica. Dados como suporte à argumentação. Tomada de decisão em cenários de incerteza: cenários, trade-offs, matriz de risco e impacto. Prompt engineering como ferramenta de análise: princípios e prompts aplicados a casos de negócios.

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Fundamentos do empreendedorismo: conceitos e tipos. Effectuation versus causation. Cultura empreendedora e inovação: como estimular o intraempreendedorismo. Gestão da inovação: tipologias de inovação e inovação centrada no usuário. Design thinking e customer development para modelagem de negócios inovadores. Elaboração de protótipos e MVP (produto mínimo viável).

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Gestão de Crise, Imagem e Reputação Corporativa

Fundamentos de imagem e reputação: definições, diferenças e interdependências. A reputação como ativo intangível e fonte de valor organizacional. Ciclo de vida da crise: prevenção, preparação, resposta, recuperação e tipologias. Governança e protocolos de crise: estruturas, papéis, responsabilidades, comitês de crise, fluxos decisórios e políticas. Comunicação em cenários críticos: gestão de imprensa, redes sociais e alinhamento com stakeholders internos. Mensuração e resiliência pós-crise: indicadores de impacto reputacional e valor financeiro da reputação. Estratégias de recuperação e resiliência. 

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Gestão de serviços

Fundamentos do marketing de serviços. Gestão da qualidade em serviços. Oferta de serviço. Design de serviços. Blueprint. Entrega dos serviços. Produtividade em serviços. Tangibilização dos serviços. Percepção dos clientes. Monitoramento da satisfação do cliente. Gestão de falhas em serviço. Estratégia em serviços.

Gestão Estratégica de Vendas

Implementação das estratégias de venda. Planejamento estratégico de vendas: definição de metas. Estruturação do funil de vendas e key account management. Estratégia comercial e sales analytics. Gestão de canais e conflitos. Conflito versus competição. Causas e administração de conflitos. Ações comerciais e trade marketing: gestão de preço, comunicação e produto nos canais de venda. Sales analytics: análise de receita e performance financeira. Eficiência comercial. Gestão de clientes. Atividade da força de vendas. Métricas por segmento/canal. Qualidade da experiência do cliente.

Jogo de Negócios

Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes.
Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação.
Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias.
Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Power Skills nas Organizações

Power skills, trabalhabilidade e carreira: definições, aproximações e diferenças entre soft skills, hard skills e power skills. Mundo RUPT e o futuro do trabalho. Empregabilidade e carreira. Fatores intervenientes na carreira: qualidade de vida, networking e marketing pessoal. Plano de desenvolvimento profissional e pessoal: autoconhecimento e autogestão. Inteligência emocional e inteligência social: conceitos e ativação de elementos de inteligência emocional.  Construção de relacionamentos e instrumentos para facilitar o relacionamento comercial. Resiliência, bounce-back e coping: conceito e elementos. Diversidade e inclusão: habilidades para colaborar em ambientes heterogêneos.

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Supply Chain Management

Processo de globalização da economia e a sua influência na cadeia de suprimentos. Gestão das operações logísticas nas empresas. Infraestrutura logística brasileira. Sistemas de informação, tecnologias e práticas aplicadas ao gerenciamento da cadeia de suprimentos. Negócios eletrônicos B2B e B2C. Funções logísticas. Decisões de trade-off na cadeia de suprimentos. Avaliação do desempenho para a qualidade, produtividade e competitividade. ESG e práticas de green supply chain para redução dos riscos ambientais e obtenção de vantagem competitiva.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

| Profissionais de diversos campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar em funções gerenciais ou executivas.
| Empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio.

Pré-requisito(s):
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
 
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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