MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
Análise das demonstrações contábeis
Análise de Projetos de Investimento
Cenários Econômicos e Tendências
Estratégias para o Crescimento da Empresa
Environmental, social e corporate governance
Fusões e Aquisições
Decisão estratégica de crescimento por meio de aquisições: vantagens e desvantagens. Modelos de aquisição, fusão e consolidação de empresas. Escolha do mercado-alvo para aquisição. Estudo preliminar da lista de potenciais empresas-alvo para a aquisição (long list). Estudo detalhado das empresas para escolha das mais sinérgicas (short list). Estudo da abordagem de cada uma das empresas escolhidas. Definição da estratégia de aproximação. Encontros preliminares: conhecendo uns aos outros. Acordo de confidencialidade. Métodos de avaliação de empresas (valuation): múltiplos, fluxo de caixa descontado, valor de mercado e valor contábil. Proposta para aquisição (deal sheet) com o percentual do capital a ser adquirido. Pré-negociação. Fechamento preliminar do negócio. Auditoria na empresa a ser adquirida (due diligence). Negociação final. Fechamento do negócio. Integração da empresa adquirida, comunicação ao mercado, pessoas, sistemas, processos, infraestrutura, carteira de clientes, fornecedores, associação classista, governo nas diversas esferas.
Finanças Empresariais
Gestão de Ativos Intangíveis
Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços
break-even-point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão utilizando o método de custeio variável para avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do/a cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.
Gestão da Cadeia de Valor
Cadeia de valor das organizações. Criação de valor em cada etapa da cadeia. Redes organizacionais em que as empresas estão inseridas. Cadeia de valor no e-commerce. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de venda e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica dos processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e integração entre vendas e operações – sales & operations management (S&OP).
Gestão de Marketing e Mídias Sociais
Gestão de Vendas
Liderança em Ambientes Competitivos
Negócios Digitais
Negócios Internacionais
Workshop: Plano de Negócios
Serão disponibilizados e discutidos diversos planos de negócio elaborados por equipes de estudantes e por empresas.
Visão Sistêmica e Dinâmica dos Negócios
Workshop: Estruturação de Negócios
Serão disponibilizados exemplos de pitchs de diferentes novos negócios, servindo como referência para a estruturação dos negócios escolhidos pelas equipes.
Workshop: Orçamento Empresarial
Workshop: Planejamento Estratégico
As empresas escolhidas para elaboração das estratégias devem ser, preferencialmente, as empresas escolhidas pelas equipes na disciplina Estratégias para o crescimento da empresa.