MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Santo André, SP
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (2ª e 3ª-feiras) das 19h às 23h20
    Início:05/05/2025
    Data limite de inscrição: 05/05/2025
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 480 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e sistêmica das atividades empresariais bem como formar executivos/as e empreendedores/as que saibam como criar valor para a sua empresa.
    O objetivo principal do curso é preparar nossos/as estudantes para assumir posições de destaque na direção das empresas e ser donos/as do seu próprio negócio. O curso busca motivar os/as participantes a serem protagonistas, liderando pelo exemplo, respeitando e valorizando a diversidade e o meio ambiente, buscando criar uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para o desenvolvimento social.

    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • identificar, implantar e utilizar tecnologias para aumentar a eficiência operacional e conquistar mercados;
    • identificar oportunidades de novos negócios;
    • mapear e desenvolver o valor dos ativos intangíveis da organização;
    • construir modelos de negócio inovadores;
    • aplicar habilidades comportamentais e de relacionamento;
    • propor e implementar estratégias geradoras de valor para a empresa, com base em uma ampla visão sistêmica sobre redes empresariais e na análise do ambiente de negócios.

    Coordenador Acadêmico: Antônio André Neto
    Programa

    MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

    Análise das demonstrações contábeis

    Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

    Análise de Projetos de Investimento

    Fluxos de caixa do/a acionista e do projeto/da empresa. Fluxos de caixa em moeda constante e corrente. Comparação entre projetos e análise incremental. Utilização da taxa de desconto para cada tipo de fluxo de caixa. Seleção de projetos pelos critérios do VPL, da TIR e do payback descontado. Análise sob risco e incerteza.

    Cenários Econômicos e Tendências

    Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre os negócios. Mensuração da atividade econômica. Moedas (criptoativos, moedas virtuais, etc.) e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Avaliação das principais tendências de negócios. Análise de séries históricas das estatísticas econômicas. Avaliação da situação atual com base em indicadores econômicos. Técnicas de correlação para identificar tendências. Técnicas para criação de cenários baseadas em aspectos econômicos e estratégicos. Processo de escolha de cenários mais prováveis e seus impactos na estratégia da empresa.

    Estratégias para o Crescimento da Empresa

    Evolução da estratégia empresarial. Principias pensadores da estratégia. Estratégia aplicada aos negócios: manutenção de market share. Criação de barreiras de entrada. Aumento de market share. Lançamento de novos produtos e novos serviços. Scale-up. Internacionalização da empresa/do negócio. Aquisições (M&A). Alianças estratégicas. Inovação em produtos e serviços. Inovação no modelo de negócio. Empresas exponenciais. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Objetivos, metas e objectives and key results (OKRs).

    Environmental, social e corporate governance

    Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

    Fusões e Aquisições

    Decisão estratégica de crescimento por meio de aquisições: vantagens e desvantagens. Modelos de aquisição, fusão e consolidação de empresas. Escolha do mercado-alvo para aquisição. Estudo preliminar da lista de potenciais empresas-alvo para a aquisição (long list). Estudo detalhado das empresas para escolha das mais sinérgicas (short list). Estudo da abordagem de cada uma das empresas escolhidas. Definição da estratégia de aproximação. Encontros preliminares: conhecendo uns aos outros. Acordo de confidencialidade. Métodos de avaliação de empresas (valuation): múltiplos, fluxo de caixa descontado, valor de mercado e valor contábil. Proposta para aquisição (deal sheet) com o percentual do capital a ser adquirido. Pré-negociação. Fechamento preliminar do negócio. Auditoria na empresa a ser adquirida (due diligence). Negociação final. Fechamento do negócio. Integração da empresa adquirida, comunicação ao mercado, pessoas, sistemas, processos, infraestrutura, carteira de clientes, fornecedores, associação classista, governo nas diversas esferas.

    Finanças Empresariais

    Visão geral das finanças para gestores/as empresariais. Valor do dinheiro no tempo. Juros simples e juros compostos. Taxas de juros efetivas e equivalentes. Risco e retorno. Custo de oportunidade e taxa mínima de atratividade. Estrutura de capital. Custo do capital próprio e de terceiros: modelo CAPM e custo médio ponderado do capital (WACC). Cálculo matemático dos critérios de valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e payback descontado.

    Gestão de Ativos Intangíveis

    Empresas mais valiosas com base nos seus ativos intangíveis. Identificação e qualificação dos principais ativos intangíveis nas organizações. Principais ativos intangíveis e sua importância estratégica para criação de valor para as empresas. Cultura da empresa. Capital intelectual. Capital social. Confiança de todos os públicos na empresa. Redes organizacionais em que a empresa está inserida. Tecnologias aplicadas a processos. Marca. Patentes. Pontos comerciais. Processos. Pulverização de clientes. Pulverização de fornecedores. Políticas governamentais para o setor. Ética da empresa. Grau de maturação dos produtos ou serviços. Relações institucionais. Direitos de uso. Localização industrial, comercial e administrativa. Passivos intangíveis. Cadeia qualitativa dos credores como pessoas. Natureza humana, sua dinâmica e seus impactos na gestão do negócio. Valor contábil e valor econômico dos ativos intangíveis. Dificuldades de mensuração. Administração dos ativos intangíveis. Estratégias e ações direcionadas à criação de valor para a empresa por meio da gestão dos ativos intangíveis: identificar, qualificar e criar métricas de desempenho. Desenvolvimento de uma proposta de estratégia para criar valor para uma empresa por meio de ações direcionadas à melhoria dos ativos intangíveis.

    Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços

    Ambiente de negócios. Comportamento de compra do/a consumidor/a. Análise da concorrência. Custos e sua importância na formação do preço. Classificação de custos e despesas. Métodos de custeio por absorção e variável. Determinação da margem de contribuição. Análise do
    break-even-point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão utilizando o método de custeio variável para avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do/a cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.

    Gestão da Cadeia de Valor


    Cadeia de valor das organizações. Criação de valor em cada etapa da cadeia. Redes organizacionais em que as empresas estão inseridas. Cadeia de valor no e-commerce. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de venda e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica dos processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e integração entre vendas e operações – sales & operations management (S&OP).

    Gestão de Marketing e Mídias Sociais

    Gestão de marketing como ferramenta competitiva. Alinhamento entre as estratégias da empresa, as ações de marketing e de vendas, a produção e a distribuição. Marketing de serviços, do varejo, da indústria e do terceiro setor. Desenvolvimento do marketing mix: produto/serviço, preço, promoção e canais de distribuição. Merchandising, marketing direto e trade marketing. Estratégias de marca (branding). Valor da marca (brand equity). Estratégias de precificação (pricing). Estratégias de gestão de portfólio. Estratégias de distribuição. Monitoramento da concorrência. Comunicação omnichannel. Outbound versus inbound marketing. Customer relationship management (CRM). Comportamento do/a consumidor/a. Jornada do/a usuário/a. User experience. Marketing nas mídias digitais e no e-commerce: estratégias, ações e métricas. Life time value. Investimento em marketing versus custo de aquisição e rentabilização de clientes. 

    Gestão de Vendas

    Alinhamento entre as ações de venda e os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing de vendas e as operações. Softwares de gestão de vendas e transformação digital. Funil de vendas. Jornada do/a cliente. Indicadores de performance. Importância do planejamento de vendas. Ações focadas em venda pessoal, venda on-line (e-commerce, app, marketplaces e redes sociais) e venda por meio de canais de distribuição. Indicadores, previsão, metas e orçamento de vendas. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de vendas. Remuneração dos vendedores, política de incentivo e meritocracia. Materiais e recursos tecnológicos de apoio à venda.

    Liderança em Ambientes Competitivos

    Conceituação de liderança e seus desdobramentos. Tendências em liderança e gestão de pessoas aplicadas a negócios competitivos. Liderando colaboradores/as, prestadores/as de serviços e terceirizados/as. Liderando pessoas e equipes de alto desempenho: anytime, anywhere. Competências, habilidades e atitudes de um/a líder visionário/a. Inteligência emocional e percepção. Habilidades comportamentais na gestão de pessoas. Ética aplicada ao cargo, às equipes e ao negócio: inspiração, confiança e resultados. Riscos de comportamentos antiéticos. Confiança versus reputação. Importância da comunicação eficaz. Gestão de conflitos. Como liderar equipes heterogêneas. Cinco disfunções das equipes. Identificação e desenvolvimento de talentos por meio da metodologia 70:20:10. Liderando pelo exemplo.

    Negócios Digitais

    Transformação digital e seus impactos nos negócios e na vida das pessoas. Tecnologia e mudança de comportamento pessoal e social. Trabalho anytime, anywhere. Novos modelos de negócio baseados em data science, analyticsblockchain, criptomoedas, inteligência artificial, machine learning, 5G, IoT, wearables, realidade virtual, realidade aumentada e universo dos games. Tecnologia aplicada à indústria 4.0, aos sistemas de logística, ao comércio, aos serviços e ao sistema financeiro (fintechs). Potenciais riscos do universo de negócios digitais: cyber segurança. Lei Geral de Proteção de Dados. Impactos das fake news na sociedade.

    Negócios Internacionais

    Principais fluxos de negócios internacionais e seus impactos na economia. Comércio internacional brasileiro. Histórico, evolução e principais setores exportadores e importadores. Práticas e legislação do comércio internacional. Regulamentação do comércio internacional. Regulamentação do comércio internacional em um ambiente digital e interconectado. Gestão de operações de exportação e importação. Tributação no comércio exterior brasileiro. Gestão de operações de câmbio. Logística internacional. Risco Brasil e geração de receitas em moedas fortes. Importância estratégica da internacionalização dos negócios. Redução do Risco Brasil e outras vantagens que fundamentam o aumento dos negócios internacionais. Adoção das melhores práticas de compliance. Estratégias para internacionalização de empresas e negócios. Principais estratégias a serem abordadas: participação em feiras internacionais no Brasil e no exterior, exportação/importação por meio de trading companies, exportação via consórcios, busca de alianças estratégicas no País e no exterior, criação de uma empresa subsidiária no exterior, estabelecimento de uma central de distribuição no país de destino e compra de uma empresa concorrente no exterior.

    Workshop: Plano de Negócios

    Os planos de negócio serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus planos aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado pela qualidade da apresentação e pela consistência do plano.
    Serão disponibilizados e discutidos diversos planos de negócio elaborados por equipes de estudantes e por empresas.

    Visão Sistêmica e Dinâmica dos Negócios

    Visão sistêmica dos negócios e suas interações com os diversos setores. Redes empresariais e suas conexões. Fornecedores, prestadores de serviços, efetividade dos canais de distribuição, redes de manutenção e assistência técnica, entidades classistas e concorrentes. Redes organizacionais em serviços. Dinâmica dos negócios e cadeia de valor:  indústrias, varejo, serviços e agronegócio. Principais fluxos de negócio na indústria: supply chain, produção, distribuição, financeiros e assistência técnica. Principais fluxos de negócio no varejo: cadeia de fornecedores, estocagem, cadeia de distribuição, lojas próprias, franquias, licenciamento, concessão e vendas on-line, e fluxos financeiros. Principais fluxos de negócio no setor de serviços: entrega de valor e transição de produto para serviço na temática do fim da posse. Características dos serviços: serviços puros, serviços prestados por meio de produtos e serviços on-line.

    Workshop: Estruturação de Negócios

    Os pitchs serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus projetos de negócio aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado pela qualidade da apresentação e pela consistência do projeto.

    Serão disponibilizados exemplos de pitchs de diferentes novos negócios, servindo como referência para a estruturação dos negócios escolhidos pelas equipes.

    Workshop: Orçamento Empresarial

    Os orçamentos empresariais serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus orçamentos aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado pela qualidade da apresentação e pela consistência do plano.
    Caso a turma já tenha cursado o Módulo: Estratégico, as empresas objeto do orçamento empresarial poderão ser as empresas escolhidas pelas equipes na disciplina Estratégias para o crescimento da empresa e desenvolvidas no Workshop: planejamento estratégico.

    Workshop: Planejamento Estratégico

    Os planos de estratégicos serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus planos aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado com base na qualidade da apresentação e na consistência do plano.

    As empresas escolhidas para elaboração das estratégias devem ser, preferencialmente, as empresas escolhidas pelas equipes na disciplina Estratégias para o crescimento da empresa.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é recomendado a empresários/as, executivos/as, consultores/as e empreendedores/as graduados/as em qualquer área de conhecimento.

    Pré-requisitos do curso: 
    • tempo mínimo de conclusão de graduação: cinco anos
    • tempo mínimo de experiência profissional: cinco anos.
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
     
    A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: entrevista

    • O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.
    • Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.
    • A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.
    • Cédula de identidade/CPF.
    • Foto digital recente no formato 3x4 (colorida).
    • Diploma do curso de graduação*.

    * Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    * Não serão aceitos certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, independentemente da carga horária, que, conforme a Resolução CES nº 1/2017, 22 de maio de 2017, não correspondem a diploma de graduação nem permitem matrícula em cursos de pós-graduação lato sensu. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.