Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 20/04/2026
Data limite de inscrição: 20/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 24 meses)
Frequência: Quinzenal
PRESENCIAL e LIVE (2ª e 3ª-feiras) das 19h às 23h20 – Quinzenal
Saiba como desenvolver estratégias que melhorem o desempenho financeiro das organizações.
 
No MBA com ênfase em Finanças, Controladoria e Auditoria, você vai adquirir conhecimento multidisciplinar sobre a gestão das finanças. Com competências avançadas em áreas como Contabilidade, Finanças e Governança Corporativa, poderá realizar o planejamento financeiro de pequenas, médias e grandes empresas.
 
Abordagem integral entre finanças e desempenho corporativo
Com o MBA com ênfase em Finanças, Controladoria e Auditoria, você conquistará habilidades essenciais em campos como Contabilidade Gerencial e Societária, e Controladoria, desenvolvendo uma visão holística das atividades e estratégias organizacionais.
 
Desenvolva competências para implementar estratégias financeiras.
| avaliar investimentos e estruturar decisões financeiras com base em risco e viabilidade;
| aplicar ferramentas e tecnologias digitais para otimizar resultados corporativos;
| conduzir auditorias com foco em integridade e mitigação de riscos;
| implementar e monitorar programas de compliance alinhados à governança;
| analisar demonstrativos para decisões gerenciais e estratégicas;
| estruturar e controlar o desempenho econômico via custos, tributos e orçamento.

 

 TURMA SEMIPRESENCIAL: 
Aula inaugural: Março/2026
Data de início: 20/04/2026

Confira o valor do investimento e mais detalhes ao longo dessa página. Quer tirar todas as suas dúvidas? 

Como nossas turmas Blended (semipresencial) acontecem?

A FLEXIBILIDADE DO ONLINE SE UNE À RIQUEZA DO PRESENCIAL. Desfrute de networking valioso e debates aprofundados nos encontros presenciais, recarregando sua energia com o aprendizado colaborativo. As aulas online ao vivo oferecem a liberdade de estudar onde e quando quiser, otimizando seu tempo e eliminando metade dos deslocamentos. Perdeu a live? Não tem problema, a gravação estará disponível!

E o melhor: DIGA ADEUS ÁS PROVAS TRADICIONAIS! As avaliações são 100% por meio de trabalhos, em sua maioria em grupo, fortalecendo ainda mais seu networking.

O MBA Blended (semipresencial) é a união perfeita entre interação e conveniência para o seu desenvolvimento profissional. Pronto para transformar sua carreira?

Você terá 18 disciplinas nesse MBA: 9 disciplinas presenciais em um de nossos polos + 9 disciplinas realizadas ao vivo por webconferência via Zoom.

Todas as aulas (sejam presenciais ou webconferência) são realizadas às segundas e terças-feiras OU as quartas e quintas-feiras, sempre quinzenais, das 19h às 23h20. O calendário completo será divulgado na aula inaugural do curso.

Programa

MBA com ênfase em Finanças, Controladoria e Auditoria

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Análise de Viabilidade de Projetos de Investimento

Fundamentos da análise de projetos de investimento. Aplicabilidade e limitações dos métodos de análise da viabilidade de um projeto de investimento. Cálculo do risco sistêmico de um ativo. Custo médio ponderado de capital. Aplicabilidade dos métodos de análise comparativa e de performance dos projetos de investimento.

Auditoria das Demonstrações Contábeis

Auditoria, normas e objetivos prioritários. Avaliações específicas e abrangentes dos ambientes de negócio e de controle financeiro, administrativo e operacional das empresas. Evidenciação dos papéis de trabalho de auditoria. Interação do comitê de auditoria ou da área de governança com auditorias independentes. Relatórios, sumarizados e pontuais à alta administração: carta de controles internos. Relatório de auditorias independentes: parecer. Identificação de macroprocessos e processos. Auditoria integrada.

Compliance e Integridade Empresarial

Integridade empresarial, dilemas e desvios éticos. Compliance e controle interno. Risk assessment: Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (Coso). Inventário de normas externas. Inventário de normas internas. Programas de integridade. Canal de denúncia. Monitoramento e indicadores. Aplicações de IA em Compliance: desafios e oportunidades.

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Gestão de Custos e Pricing

Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável, sistema de custeio por absorção e sistema de custeio baseado em atividades (ABC). Formação de preços baseada em custos.

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Gestão de Tesouraria

Fundamentos do capital de giro. Indicadores financeiros relacionados à gestão de capital de giro. Orçamento de caixa. Gestão do fluxo de caixa de curto prazo. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de fornecedores e passivos de curto prazo.

Gestão de Tributos

Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro: IRPJ, CSLL, PIS e Confins.

Governança Corporativa – Arquitetura e Boas Práticas

Princípios de governança corporativa: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Arquitetura de governança e os seus órgãos. Papéis, responsabilidades e deveres de membros dos conselhos. Visão sistêmica e senso crítico. Boas práticas e políticas corporativas. Código de ética e código de conduta. Governança em empresas familiares, cooperativas, estatais e startups. Governança na potencialização de ativos intangíveis e na mitigação de passivos intangíveis. Portais de transparência, métricas e indicadores vinculados. Tendências contemporâneas e geração de valor a acionistas, cotistas e demais stakeholders.

Jogo de Negócios

Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes.
Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação.
Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias.
Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Orçamento Empresarial

Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Valuation

Fundamentos e considerações sobre valuation. Valuation em fusões e aquisições. Indicadores de performance do negócio. Custo de capital para valuation. Avaliação de empresa: método da avaliação por múltiplo. Método de FCD. Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação dos direitos contingenciais.

Investimento

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Até 19/12/2025

  • Opção 1: R$ 37.599,00 à vista
  • Opção 2: R$ 18.578,00 + 12x de R$ 1.690,00
  • Opção 3: R$ 1.690,00 + 24x de R$ 1.690,00
  • Opção 4: R$ 978,00 + 30x de R$ 1.419,00
  • Opção 5: R$ 625,00 + 36x de R$ 1.385,00

Público-alvo

| Executivos graduados em qualquer área do conhecimento que desejam aprimorar habilidades decisórias na área financeira ou contábil.
| Profissionais de TI que trabalham com módulos financeiros ou contábeis.

Pré-requisito(s):

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
 
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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