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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 12/04/2025
Data limite de inscrição: 12/04/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Mensal
Sábados das 08h30 às 18h (Presencial) e 4a e 5a das 19h às 22h (webconferência)
O MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias tem como objetivo suprir a necessidade de capacitação gerencial dos executivos que atuam direta ou indiretamente no processo de desenvolvimento imobiliário, capacitando-os para atuarem como gestores. Além disso, busca-se oferecer uma visão completa das diversas etapas do ciclo de desenvolvimento.
O conteúdo do curso inclui desde fundamentos básicos para a gestão de negócios (ex.: contabilidade, finanças, marketing, economia e estratégia) até as etapas-chave do desenvolvimento de empreendimentos imobiliários (ex.: análise de mercado, concepção, viabilidade, estruturação financeira, definição do produto, planejamento, projeto, construção e vendas), passando por tópicos específicos de áreas afins (ex.: aspectos jurídicos e tributários, responsabilidade socioambiental e governança) e pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais (ex.: liderança e gestão de equipes bem como gestão de projetos).
 
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • aplicar as melhores práticas de desenvolvimento imobiliário utilizadas no mercado;
  • implementar os principais elementos do planejamento jurídico societário, tributário e contratual para negócios imobiliários;
  • identificar oportunidades de negócios nos diferentes segmentos do mercado de real estate, considerando o funcionamento e a dinâmica dos investimentos no Brasil e no mundo.

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias

Aspectos Jurídicos de Negócios Imobiliários

Lei nº 4.591/64 - Lei de Incorporação. Planejamento jurídico societário. Contratos de construção e de compra e venda. Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 10.931/04 - Patrimônio de Afetação. Responsabilidades dos empreendedores. Compliance imobiliário. Masc – Métodos alternativos de solução de conflitos.

Análise de Mercado e Inteligência Imobiliária

Fundamentos da inteligência imobiliária. Verticais de análise e monitoramento de mercado. Ciclos do mercado imobiliário. Pesquisa de mercado para desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Mapeamento de regiões atrativas. Vocação imobiliária e área de influência do projeto. Análise de demanda, oferta e potencial de mercado. Absorção de mercado e validação de produto.

BIM nos Projetos: Concepção, Desenvolvimento e Coordenação

Ciclo dos projetos de edificações. Aprovações de projetos e o licenciamento da obra. Coordenação e desenvolvimento dos projetos. BIM – Building information modeling. Tendências e inovações em projetos. Requisitos de sustentabilidade em projetos de edificações.

Estratégias de Marketing Imobiliário

Fundamentos e planejamento estratégico de marketing aplicados ao mercado imobiliário. Gestão de stakeholders e fornecedores. Marketing institucional e ferramentas de branding para posicionamento de empresas de desenvolvimento imobiliário. Marketing digital. Comportamento do consumidor imobiliário e a importância da CX (Customer experience). Desenvolvimento de produtos imobiliários. Gestão integrada de marketing e vendas imobiliárias. Data driven marketing.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

ESG e Desenvolvimento Sustentável em Real Estate

ESG – Environmental, social and corporate governance. Contexto, trajetória e evolução de temas de ESG no Brasil e no mundo. ESG e criação de valor compartilhado a longo prazo. Liderança e integração da sustentabilidade na estratégia empresarial. Indução de investimentos sustentáveis em real estate.

Fundamentos de Desenvolvimento Imobiliário

Conceitos e definições do desenvolvimento imobiliário. Histórico do mercado de incorporação imobiliária no Brasil. Incorporador versus construtor: diferenças e convergências. Macroetapas da estruturação imobiliária. Formas de aquisição de ativos e os seus impactos na viabilidade do projeto. Principais fatores de risco e indicadores de sucesso de um projeto de desenvolvimento imobiliário. Precificação e comercialização de produtos imobiliários.

Gestão Comercial e Vendas Imobiliárias

Fundamentos da gestão comercial no mercado imobiliário. Planejamento estratégico de vendas imobiliárias. Precificação e tabela de vendas. Técnicas de vendas e negociação. Gestão de equipes de vendas. Indicadores de performance (KPIs) em vendas imobiliárias. Gestão de canais de vendas. Terceirização de vendas. Ações de trade marketing.

Gestão de Obras e Tecnologias Construtivas Avançadas

Princípios e fundamentos da gestão de obras. Racionalização e industrialização da construção. Lean construction. Planejamento e logística do canteiro de obras. Planejamento e gestão de contratos e aquisições. Gestão de empreiteiros. Normas e sistemas integrados de gestão. ESG e sustentabilidade no canteiro. Indicadores de desempenho e ferramentas da qualidade. Desenvolvimento tecnológico e inovação na construção civil.

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Pré-Construção: Orçamento, Custos e Planejamento

Pré-construção. Memorial de incorporação e estimativa de custos de construção, conforme a NBR 12.721. Planejamento físico de empreendimentos. Orçamento paramétrico, preliminar e executivo. Análise crítica do orçamento da obra. BIM 5D. Elaboração do cronograma físico-financeiro e do fluxo de caixa. Interferência da produtividade no planejamento e controle de custos.

Planejamento Estratégico em Real Estate

Planejamento estratégico no contexto do setor de real estate. Conceitos, evolução e aplicações da estratégia. Pensamento estratégico no contexto da governança. Complexidade da indústria do setor de real estate. Fundamentos estratégicos. Modelos de gestão. Aspectos internos e externos à estratégia organizacional. Ferramentas de gestão e monitoramento da estratégia.

Produtos e Investimentos de Base Imobiliária

Tipos de projetos de base imobiliária. Análise do comportamento de mercado para inserção de negócios diversificados. Tecnologia e o mapeamento de tendências. Desafios, inovações e sustentabilidade no desenvolvimento imobiliário. Perfil de funding segmentado por tipos de projetos de base imobiliária. Avaliação de riscos em negócios de base imobiliária.

Planejamento Tributário e Contabilidade no Setor Imobiliário

Gestão contábil e financeira em empreendimentos imobiliários. Elaboração das demonstrações contábeis para o setor imobiliário. Regimes tributários no setor imobiliário. Legislação contábil e tributária aplicada ao setor imobiliário. Análise econômico-financeira e indicadores de desempenho. A importância do compliance e da gestão de riscos contábeis e tributários.

Real Estate Funding: Mercado Financeiro e de Capitais

Os investimentos no mercado de real estate no Brasil e no mundo. Principais operações de real estate no Brasil, além do residencial. Agentes do mercado financeiro e de capitais para captação de recursos para o setor de real estate. Securitização e Certificado de recebíveis imobiliários. Fundos de investimentos aplicáveis para captação de recursos para o setor. Demais captações de recursos para projetos de real estate.

Sistemas de Crédito Imobiliário

Evolução dos sistemas de crédito imobiliário brasileiro. Comparativo do crédito imobiliário do Brasil com outros países. Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Histórico dos programas de Habitação de Interesse Social (HIS). Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Financiamento à produção. Sistemas de amortização, Tabela Price e SAC.

Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias

Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos.

Investimento

Até 31/01/2025

  • R$ 35.550,00 à vista ou em até 36x de R$ 1.169,08***
  • R$ 35.550,00 à vista ou em até 26x de R$ 1.544,10***
  • R$ 35.550,00 à vista ou em até 10x de R$ 3.716,28***

Até 12/03/2025

  • R$ 36.680,00 à vista ou em até 36x de R$ 1.206,25
  • R$ 36.680,00 à vista ou em até 26x de R$ 1.593,20
  • R$ 36.680,00 à vista ou em até 10x de R$ 3.834,46

Até 12/04/2025

  • R$ 37.414,00 à vista ou em até 36x de R$ 1.230,38
  • R$ 37.414,00 à vista ou em até 26x de R$ 1.625,06
  • R$ 37.414,00 à vista ou em até 10x de R$ 3.911,15

Público-alvo

O MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias tem como público-alvo os profissionais que atuam no segmento de incorporação e construção imobiliária e reconhecem a importância de adotar uma visão estratégica em todas as etapas do desenvolvimento imobiliário. Dessa forma, poderão desempenhar melhor as suas funções. Entre os profissionais citados, podemos destacar:
  • incorporadores ou profissionais que atuam em empresas de desenvolvimento imobiliário;
  • investidores que desejam conhecer melhor o processo de desenvolvimento imobiliário;
  • empresas ou profissionais de empresas prestadoras de serviços para o segmento, tais como imobiliárias, construtoras, agentes financeiros, engenheiros, arquitetos, advogados, projetistas, consultores, entre outros.
Pré-requisito(s) do curso:
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
Observações:
  • o candidato que apresentar maior experiência profissional poderá reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado;
  • a matrícula neste curso pode requerer como pré-requisito de formação e experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados anteriormente. Consulte-nos para obter mais informações.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

 

  • O processo seletivo consiste na participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada de forma virtual ou presencial. Nessa reunião, serão apresentados os critérios de seleção estabelecidos pelo coordenador acadêmicos do programa.
  • Durante o encontro, será avaliado o programa mais adequado para o momento de carreira do candidato, bem como os pré-requisitos necessários para ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o programa em que se inscreveu, será orientado sobre alternativas de programas que melhor correspondam ao seu perfil e objetivos profissionais.

ATENÇÃO:

  • É obrigatória a realização do envio do currículo profissional e acadêmico para: cursospresenciaiscampinas@fgv.br , além do preenchimento completo da ficha de inscrição.
  • Após o envio da ficha de inscrição e do currículo, o candidato receberá, no prazo de até 2 (dois) dias, e-mail com a indicação de data, horário, link zoom ou endereço (se presencial) da unidade para a reunião.
  • Caso o candidato precise reagendar a reunião, poderá fazê-lo no próprio e-mail de agendamento.
  • As informações fornecidas pelo candidato, bem como o resultado do processo seletivo, serão tratadas com a máxima confidencialidade e divulgadas exclusivamente ao e-mail cadastrado pelo candidato.

IMPORTANTE:

  • O prazo limite para inscrição é disponibilizado no site.
  • Candidatos que realizarem a inscrição próximo à data limite devem estar cientes de que o resultado do processo seletivo também será comunicado em um período próximo ao início do curso.
  • Para candidatos que se inscreverem após a data estipulada, é importante observar que a primeira disciplina do curso, caso já tenha iniciado, será registrada como trancada e deverá ser cursada posteriormente, conforme as orientações do programa.
  • A aprovação no processo seletivo não garante sua vaga. Devendo o candidato promover, tão logo seja possível, sua matrícula no curso.
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • HISTÓRICO DA GRADUAÇÃO (somente para Tecnólogos e/ou Cursos Sequenciais)
  • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

Contato

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