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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 10/05/2025
Data limite de inscrição: 10/05/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Mensal
Sábados das 08h30 às 18h (Presencial) e 4a e 5a das 19h às 22h (webconferência)
O programa do MBA em Administração: Gestão de Saúde visa especializar profissionais que possuem competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
 
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • relacionar os sistemas de saúde brasileiros, público e privado, aos demais sistemas do mundo;
  • analisar o mercado de Saúde, pensando e agindo estrategicamente para enfrentar as transformações pelas quais o setor de Saúde passa;
  • lidar com incertezas e ambiguidades, bem como com novas e inesperadas situações;
  • liderar e trabalhar em equipe, transformando-a em de alto rendimento;
  • incorporar os conceitos de marketing e aplicá-los para geração de valor à organização;
  • gerar uma cultura organizacional propicia à inovação;
  • mitigar conflitos e produzir negociações satisfatórias para os envolvidos;
  • tomar decisões mais acertadas com base em conhecimento e utilização de tecnologias, ferramentas e técnicas gerenciais contemporâneas;
  • reconhecer as melhores práticas em gestão de projetos, tornando-os exitosos;
  • interpretar as principais legislações que regem o setor de Saúde;
  • identificar padrões elevados de qualidade e segurança do paciente que ofereçam uma excelente jornada ao paciente e seus familiares, primando pela obtenção dos melhores desfechos clínicos.

 

ATENÇÃO:

Você, aluno dos cursos de especialização presenciais da FGV, poderá cursar, gratuitamente, duas disciplinas (de 24 horas aula cada) dos nossos programas on-line:

  • Tendências em Gerenciamento de Projetos
  • Liderança e Motivação

Esses são temas essenciais para o seu aprimoramento profissional e desenvolvimento de competências fundamentais no atual mercado de trabalho.

Você pode se inscrever na disciplina que mais lhe interessa ou até mesmo em ambas, aproveitando ao máximo esta oportunidade, durante todo o seu curso.

Ao concluir integralmente cada disciplina, será possível emitir uma declaração de participação digital, reconhecendo seu esforço e aprendizado.

Não perca essa chance de expandir seus conhecimentos. Inscreva-se!

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Administração: Gestão de Saúde

Análise das demonstrações contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Aspectos jurídicos e compliance em Saúde

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em direito médico. Judicialização da saúde. 

Estratégia competitiva em saúde


Ambiente de negócios no setor de Saúde. Formulação de estratégia competitiva em saúde. Elaboração do plano estratégico em organizações de saúde. Referenciais estratégicos. Identificação estratégica de negócio. Análise dos ambientes interno e externo e suas correlações. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Implantação e controle da proposta de valor e do plano de ação estratégico em saúde.

Empreendedorismo em saúde

Definição, princípios e objetivos de empreendedorismo. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Paixão e orientação empreendedora. Visão empreendedora e intraempreendedorismo. Identificação de novos negócios em saúde e o processo de estruturação. Estratégias empreendedoras no setor de Saúde. Fontes de financiamento. Riscos, barreiras e causas de fracasso

Finanças corporativas em saúde

Papel e funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado. Avaliação de empresas (valuation) no contexto das fusões e aquisições na saúde.

Governança corporativa e sustentabilidade em saúde

Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.

Gestão de custos em saúde

Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: Variável (Direto), por Absorção e ABC Costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume, lucro em empresas no segmento da saúde.

Gestão de facilities em organizações de saúde

Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.

Gestão de projetos em saúde

Conceito e metodologia para a elaboração de projetos empresariais. Natureza dos projetos em saúde. Ciclo de vida de um projeto. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Metodologias ágeis aplicáveis ao ambiente de saúde.

Gestão de serviços em saúde

Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Mercado e operadoras de saúde

Mercado de Saúde Suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.

Marketing em saúde

Conceitos e definições básicas de marketing. Cenários e ambientes de marketing. Comportamento do consumidor em saúde. Mix de marketing de serviços: pessoas, processo, evidencia física. Estratégias de precificação. P (Praça) - conceitos estratégicos de marketing. Especificidades da comunicação de marketing no setor de Saúde. Segmentação de mercado e público-alvo. Mix de marketing com foco na saúde. Estratégias de relacionamento, satisfação e agregação de valor. Marketing digital. Outbound versus inbound marketing. Estratégias de marketing na era digital. Novas tecnologias e suas aplicabilidades em saúde.

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Qualidade, segurança e experiência do paciente

Gestão da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade em saúde. Avaliação da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Experiência do paciente.

Supply chain management e logística em organizações de saúde

Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico (KPI).  Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.

Sistemas de saúde no Brasil

Histórico. Processo saúde-doença e respectivas concepções. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde e integração de serviços complementares e suplementares. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

Transformação digital e inovação em saúde

Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde.

Investimento

Até 31/12/2024

  • R$ 35.550,00 à vista ou em até 36x de R$ 1.169,08***
  • R$ 35.550,00 à vista ou em até 26x de R$ 1.544,10***
  • R$ 35.550,00 à vista ou em até 10x de R$ 3.716,28***

Até 31/01/2025

  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.206,25
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.593,20
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 10x de R$ 3.834,46

Até 10/04/2025

  • R$ 37.414,11 à vista ou em até 36x de R$ 1.230,38
  • R$ 37.414,11 à vista ou em até 26x de R$ 1.625,06
  • R$ 37.414,11 à vista ou em até 10x de R$ 3.911,15

Até 10/05/2025

  • R$ 38.162,39 à vista ou em até 36x de R$ 1.254,99
  • R$ 38.162,39 à vista ou em até 26x de R$ 1.657,57
  • R$ 38.162,39 à vista ou em até 10x de R$ 3.989,37

Público-alvo

O curso MBA em Administração: Gestão de Saúde é direcionado a diretores, gestores, coordenadores e profissionais de nível superior que desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão de saúde, compartilhar experiências e construir networking entre os participantes.
Pré-requisitos:
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: três anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
  • desejável conhecimento de língua inglesa.
Ter uma maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

  • O processo seletivo consiste na participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada de forma virtual ou presencial. Nessa reunião, serão apresentados os critérios de seleção estabelecidos pelo coordenador acadêmicos do programa.
  • Durante o encontro, será avaliado o programa mais adequado para o momento de carreira do candidato, bem como os pré-requisitos necessários para ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o programa em que se inscreveu, será orientado sobre alternativas de programas que melhor correspondam ao seu perfil e objetivos profissionais.

ATENÇÃO:

  • É obrigatória a realização do envio do currículo profissional e acadêmico para: cursospresenciaiscampinas@fgv.br , além do preenchimento completo da ficha de inscrição.
  • Após o envio da ficha de inscrição e do currículo, o candidato receberá, no prazo de até 2 (dois) dias, e-mail com a indicação de data, horário, link zoom ou endereço (se presencial) da unidade para a reunião.
  • Caso o candidato precise reagendar a reunião, poderá fazê-lo no próprio e-mail de agendamento.
  • As informações fornecidas pelo candidato, bem como o resultado do processo seletivo, serão tratadas com a máxima confidencialidade e divulgadas exclusivamente ao e-mail cadastrado pelo candidato.

IMPORTANTE:

  • O prazo limite para inscrição é disponibilizado no site.
  • Candidatos que realizarem a inscrição próximo à data limite devem estar cientes de que o resultado do processo seletivo também será comunicado em um período próximo ao início do curso.
  • Para candidatos que se inscreverem após a data estipulada, é importante observar que a primeira disciplina do curso, caso já tenha iniciado, será registrada como trancada e deverá ser cursada posteriormente, conforme as orientações do programa.
  • A aprovação no processo seletivo não garante sua vaga. Devendo o candidato promover, tão logo seja possível, sua matrícula no curso.
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • HISTÓRICO DA GRADUAÇÃO (somente para Tecnólogos e/ou Cursos Sequenciais)
  • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

Contato

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