MBA em Marketing e Mídias Digitais

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Belém, PA
Modalidade: Presencial
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O programa de MBA visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
     
    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • aplicar estratégias de marketing sob um olhar sistêmico e
    • utilizar o ferramental do marketing na sua nova configuração, em função das mídias digitais, nas indústrias e nas organizações de diferentes segmentos e tamanhos.

    Coordenador Acadêmico: Hélio Arthur Reis Irigaray
    Programa

    MBA em Marketing e Mídias Digitais

    Advocacy, Relações de Consumo e Propriedade Intelectual


    Advocacy. Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direito básico. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Propriedade intelectual.

    Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos e Marcas

    Níveis de produtos. Plano de lançamento de novos produtos. Carteira de produtos. Estratégias de marcas.

    Customer Experience Management

    Estratégias para fidelizar clientes. CRM. Dinâmica do mercado. Hipersegmentação de campanhas. Modelagem da experiência do/a consumidor/a. Design thinking. Tecnologias, ferramentas, modelos de negócios e serviços. Campanhas, estratégias e métricas.

    Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias

    Papel estratégico de comunicação de marketing. Dinâmica e diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing: aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. Estratégias de comunicação e convergência de mídia como fonte de vantagem competitiva para as empresas. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line: tradicional e programática. Métricas de mídia. Cálculo dos custos e retornos financeiros e comerciais de uma estratégia de comunicação.

    Consumo e Processo Decisório da Compra

    Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanali´tica, social, antropolo´gica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra nos diferentes mercados: consumidor, organizacional e governamental. Tipos de compra e processo deciso´rio de consumo. Comportamento do consumidor organizacional. Perfil do comportamento do/a consumidor/a brasileiro/a. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores/as na internet.

    Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing

    Gestão da cadeia de suprimentos e adequação aos sistemas distributivos. Parâmetros que ordenam o canal de distribuição: tipos, funções, serviços, custos, rentabilidade e participantes. Trade Marketing. Integração do mundo físico e digital no varejo. Desafios da gestão e da operação omnichannel. Conexão do trade marketing com a proposta omnichannel. Intelligence Fullfilment. Shopping Journey: análise e entrega de soluções.

    E-Commerce e Modelos de Negócios Digitais

    Internet e negócios. Multiplicação das operações one stop shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para e-commerce. Tendências em e-commerce.

    Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços

    Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes econômico-sociais. Elasticidade da demanda. Yield management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.

    Finanças para Não Financeiros

    Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

    Gestão de serviços

    Fundamentos do marketing de serviços. Gestão da qualidade em serviços. Oferta de serviço. Design de serviços. Blueprint. Entrega dos serviços. Produtividade em serviços. Tangibilização dos serviços. Percepção dos clientes. Monitoramento da satisfação do cliente. Gestão de falhas em serviço. Estratégia em serviços.

    Gestão de Vendas


    Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. Administração e controle de vendas. Visão estratégica da estrutura e das funções de vendas. Busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Medidas de desempenho na avaliação da carteira de clientes e da equipe de vendas.


    Inteligência e Pesquisa de Marketing


    Informação de marketing e processo de pesquisa. Planejamento da organização, cronograma e orçamento da pesquisa de marketing. Planejamento de coleta de dados. Métodos quantitativos e qualitativos de tratamento de dados. Produção de relatório final de pesquisa.

    Métricas de Marketing


    Marketing como atividade estratégica e gerencial. Aplicação das diversas métricas de marketing como justificativa das ações que envolvem as opções de segmentação, posicionamento e do composto de marketing em si.


    Marketing de Busca

    Search engine marketing: anúncios e otimização de sites. Políticas essenciais dos mecanismos de busca. Planejamento de ações de links patrocinados. Ad sense. Blackhat SEO. Gestão de campanhas de links. Meta tags. Mercado e tendências em marketing de busca.


    Mobile marketing

    Mobile marketing como estratégia para fidelizar clientes. Dinâmica do mercado. Hipersegmentação de campanhas. IoT. Tecnologias, ferramentas, modelos de negócios e serviços. Campanhas, estratégias e métricas.

    Mídias Sociais: Planejamento, Implementação e Monitoramento

    Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.

    UX: User Experience e Plataformas Digitais


    Experiência do/a usuário/a: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação. Padrões web. Conveniência como valor competitivo. Implicações legais de acessibilidade. Testes e metodologias de avaliação. Modo que os usuários usam sites: desktop e mobile. Extração de inteligência com a experiência do/a usuário/a. Estudos de sites para desktop e mobile. Prototipação em papel e com ferramentas digitais. Wireframes: tipos e ferramentas. Jornada do/a usuário/a.

    Web Analytics e Inteligência Competitiva em Ambientes de Big Data

    Definição e importância de inteligência competitiva. Ciclo e etapas da inteligência competitiva. Big data pela ótica de marketing e de negócios. Conceitos, aplicações, dimensões e métricas para web analytics.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    O MBA em Marketing e Mídias Digitais é recomendado para:
    • graduados/as nos diversos campos do saber, há pelo menos três anos, que necessitem adquirir, aprofundar ou discutir a aplicabilidade do tema; nomeadamente, quem trabalha em agências ou nas áreas de marketing e comunicação de empresas atuantes em diversos setores e de diferentes portes.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos e
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de conclusão
    de graduação. A matrícula neste curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.