Comunidades Digitais e Ecossistema de Mídia dos Games

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 01/09/2021
    Carga Horária:
    16 horas/aula
    Matriculas até: 29/08/2021
    Duração: 2 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo por webconferência
    Há algum tempo, era possível dizer que o consumo e a cultura de jogos digitais era uma realidade de nicho. Atualmente, essa prática se tornou comum entre os jovens e, a partir dos jogos, se formou um ecossistema de comunicação complexo. O setor de comunicação em torno dos jogos digitais se torna cada vez mais proeminente, por isso, compreender e explorar adequadamente esse sistema é essencial. O curso Comunidades digitais e ecossistema de mídia dos games apresenta as principais plataformas de comunicação, interação e produção de conteúdo do público gamer e as suas gramáticas de uso. Introduz os produtores de conteúdo e os influencers, a partir de casos analisados em sala de aula, situando a importância desses atores nas práticas de consumo do público. Descreve o circuito de comunicação e mídia em torno dos jogos e apresenta o contexto dos e-Sports.

    Você irá:
    • compreender o funcionamento da cadeia de comunicação em torno dos jogos;
    • aprender sobre as dinâmicas de comunicação e engajamento no contexto digital;
    • entender o papel dos influenciadores e as possibilidades de campanhas com esses atores;
    • identificar as principais oportunidades de comunicação no segmento das competições de e-Sports;
    • diferenciar as novas plataformas de comunicação e produção de conteúdo do mercado.
    Público-alvo
    O curso Comunidades digitais e ecossistema de mídia dos games é indicado para assessores de comunicação, cientistas políticos, estrategistas políticos, jornalistas, relações públicas, políticos, publicitários, profissionais de marketing digital, de estratégias de comunicação online e de áreas correlatas. Interessados em geral no tema ou profissionais que visam se atualizar. O curso é de interesse para profissionais envolvidos no desenvolvimento, na produção, no lançamento e na circulação de produtos digitais, que buscam explorar o contexto gamer e os jogos digitais como uma mídia potente para marketing, campanhas digitais, segmentação de público e comunicação mais direta com os consumidores. Profissionais que atuam na indústria de jogos e desejam aprender a utilizar técnicas de comunicação e marketing digital em seus produtos. Profissionais envolvidos, ou que desejam se envolver em campanhas políticas nos diferentes níveis e que possuem interesse em compreender o potencial dos jogos e dos ambientes digitais para promoção de plataformas políticas e engajamento com os eleitores. Profissionais em geral que tenham interesse em compreender os jogos digitais como mídias e ambiente de socialização.
    Programa

    Comunidades Digitais e Ecossistema de Mídia dos Games

    Comunidades digitais e ecossistema de mídia dos games

    Módulo 1:  Jogos Digitais como espaços de comunicação
    Conceituação de jogo
    Jogo e brincadeira na cultura
    Tipos de jogos: estratégia, aventura, RPG, simulação etc.
    Principais características dos jogos e dos jogadores (motivações e recompensas)
    Espaços de sociabilidade nos jogos
    Aplicativos de interação

    Módulo 2: Cultura digital: sociabilidade, identidade e consumo gamer
    Formação de comunidades
    Cultura de participação e conteúdos virais
    Convergência Midiática
    Cultura de fãs
    Identidades gamers
    Características da cultura gamer
    Hábitos de consumo
    Consumo de produtos culturais X formação de identidade contemporânea

    Módulo 3: Cenário de E-sports no Brasil
    Surgimento e popularização dos e-sports
    Principais jogos de e-sports no Brasil
    Principais times, arenas, campeonatos e jogadores brasileiros
    Jornalismo esportivo e os campeonatos de e-sports
    Estratégias de cobertura televisiva e online para campeonatos de e-sports

    Módulo 4: Influenciadores, produtores de conteúdo e mídia especializada
    Novas profissões e plataformas
    Vídeos e streamings na Twitch
    Interação e comunidades no Discord
    Produção de conteúdo amadora e profissionalizada sobre jogos
    Principais influenciadores de jogos digitais
    Jornalismo Geek
    Estudo de Caso
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.