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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 22/03/2025
Data limite de inscrição: 22/03/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 20 meses)
Frequência: Quinzenal
Quinzenal aos sábados das 08h30 às 18h
MBA em Gestão Industrial visa apoiar as demandas da área de gestão da produção, desenvolvendo no participante a capacidade de adequar e utilizar as diferentes abordagens e técnicas de gestão da produção, considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos, visando a melhoria da qualidade de produtos, o incremento da produtividade de processos produtivos e o aumento da lucratividade e da competitividade de suas empresas.

Você irá adquirir:
  • entendimento sobre a forma como as abordagens integradas e os métodos de gestão da produção podem ser úteis nesse novo contexto, desenvolvendo a capacidade de adequá-los e utilizá-los em ambientes de produção distintos e
  • ampla visão sobre as habilidades básicas de gestão requeridas diante de um futuro dinâmico e complexo, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder com visão local e global no mundo contemporâneo.

 

ATENÇÃO:

Você, aluno dos cursos de especialização presenciais da FGV, poderá cursar, gratuitamente, duas disciplinas (de 24 horas aula cada) dos nossos programas on-line:

  • Tendências em Gerenciamento de Projetos
  • Liderança e Motivação

Esses são temas essenciais para o seu aprimoramento profissional e desenvolvimento de competências fundamentais no atual mercado de trabalho.

Você pode se inscrever na disciplina que mais lhe interessa ou até mesmo em ambas, aproveitando ao máximo esta oportunidade, durante todo o seu curso.

Ao concluir integralmente cada disciplina, será possível emitir uma declaração de participação digital, reconhecendo seu esforço e aprendizado.

Não perca essa chance de expandir seus conhecimentos. Inscreva-se!

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Industrial

Custos de Produção

Os sistemas de custos. A qualidade da informação de custos na estratégia empresarial. Os sistemas de custeio tradicional e suas imprecisões. Os métodos para apuração dos custos logísticos. A importância da informação dos custos das atividades nos processos que envolvem a cadeia de valor. A contabilidade por atividade - ABC. A gestão baseada em atividades - AMB como instrumento de apoio à tomada de decisão industrial. A técnica da engenharia e análise do valor para redução de custos do produto.

Estratégia de Negócios e a Transformação Digital

Transformação digital e tendências que aceleram mudanças no ambiente de negócios. Elementos direcionadores da estratégia. Propósito transformador e Propósito Transformador Massivo (PTM). Criação da proposta de valor. Competências, recursos estratégicos e inovações disruptivas. Criação da estratégia. Análise Estratégica. Análise da concorrência com base na proposta de valor. Objetivos principais e resultados-chave (Objectives and Key Results - OKR).

A Ferramenta Econômica da Teoria das Restrições (Throughput accounting)

Contabilidade de Ganhos (Throughput accounting) - o processo decisório da Teoria das Restrições; Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas; Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos; Critério de maximização ganhos da empresa.

As Ferramentas Operacionais do Lean

A mentalidade enxuta e mudança cultural; As principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo; O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.

As Ferramentas do Supply Chain Management

Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos; A abordagem Lean Manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos; Dimensionamento de estoques Aplicabilidade das diferentes abordagens; Problemas de implantação.

A Gestão Estratégica de Curto Prazo e a Ferramenta APS

Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento; Sequenciamento da produção; Programação das atividades na produção sob encomenda; Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso; Advanced Production Scheduling.

A Gestão de Operações no Mundo da Transformação Digital: a indústria 4.0 e as Capacidades Organizacionais para Inovação

O escopo da Gestão de Operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIS).  As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas configurações; a capacitação humana e organizacional. Introdução ao Pensamento Enxuto e a Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução industrial; a internet das coisas. Os desafios da produção e da logística no mundo pós Pandemia Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Gestão de Processos para a Qualidade dos Produtos

Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade; Gestão, modelagem e custos do processo; Indicadores de Desempenho e Metas; Ferramentas para a Qualidade; Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean (TPM – Total Productive Maintenance) e outros métodos; Programas para a Gestão da Qualidade. Metodologia Seis Sigmas; Controle estatístico de processos; Certificados de qualidade e certificação de produtos.

Justificativa Econômico-Financeira de Projetos de Melhoria

Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Pay-back. Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos de Melhoria. Identificação de ganhos marginais, despesas marginais, economias marginais e investimentos adicionais. Aplicações relacionadas a projetos de melhoria de produtividade e qualidade

A Logística Integrada e a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental

Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distribuição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.

Método Estruturado de Solução de Problemas Aplicado a Situações Reais

Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.

Marketing na Indústria  4.0

Definição de Marketing. Novos pilares da Indústria 4.0. Definição de Omnichannel. Entendendo o novo consumidor. Omniconsumer e Any TTW. Desafios do Omnichannel aplicados à logística e a produção. Novos modelos de produção em relação: a Mass Customization, Long Tail e Sharing Economy. Redução dos intermediários indústria & cliente. Novas soluções de distribuição: o modelo chinês. Aproximação da indústria ao cliente final. Estratégias das micro-fábricas. A conectividade na indústria. Novas relações com os fornecedores. As lojas showroom. Criando, apreendendo e melhorando produtos através dos IoTs. Novo Mindset.

O Pensamento Lean

Os cinco passos do pensamento enxuto.  O balanceamento do fluxo de produção: produção puxada e kanban.  O nivelamento do fluxo de produção: o heijunka e a produção em massa customizada.  O balanceamento de capacidade: o fluxo contínuo.  Empoderamento das equipes e resposta rápida aos problemas.

Pessoas em Processos de Mudanças

Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais, paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, Fatores que dificultam ou facilitam. O papel do líder como agente de mudança. Causas das distorções na comunicação. Comunicação interpessoal. Comunicação interior. Os processos mentais que precedem e acompanham a comunicação verbal. percepção criativa. Metas e planejamento: consolidação da habilidade dos participantes para desenvolver e implementar técnicas e ferramentas que visam estimular auto-motivação e motivação de equipes.

O Pensamento da Teoria das Restrições

Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos; Cinco passos da Teoria das Restrições; Gestão do recurso crítico de capacidade; o Método DBR - Drum / Buffer / Rope (Tambor / Pulmão / Corda); Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.

Desenvolvimento de Carreira

Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

Ética e Sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

Gestão de Projetos

Fundamentos de gerenciamento de projetos Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM

Investimento

Até 31/01/2025

  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.206,25
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.593,20
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 10x de R$ 3.834,46

Até 22/02/2025

  • R$ 37.414,11 à vista ou em até 36x de R$ 1.230,38
  • R$ 37.414,11 à vista ou em até 26x de R$ 1.625,06
  • R$ 37.414,11 à vista ou em até 10x de R$ 3.911,15

Até 22/03/2025

  • R$ 38.162,39 à vista ou em até 36x de R$ 1.254,99
  • R$ 38.162,39 à vista ou em até 26x de R$ 1.657,57
  • R$ 38.162,39 à vista ou em até 10x de R$ 3.989,37

Público-alvo

Recomendado para profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica e também para profissionais dos mais variados setores de empresas comprometidos com o contínuo aprimoramento das operações de produção e prestação de serviços com vistas a geração crescente de valor para clientes, acionistas, colaboradores internos e externos.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

  • O processo seletivo consiste na participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada de forma virtual ou presencial. Nessa reunião, serão apresentados os critérios de seleção estabelecidos pelo coordenador acadêmicos do programa.
  • Durante o encontro, será avaliado o programa mais adequado para o momento de carreira do candidato, bem como os pré-requisitos necessários para ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o programa em que se inscreveu, será orientado sobre alternativas de programas que melhor correspondam ao seu perfil e objetivos profissionais.

ATENÇÃO:

  • É obrigatória a realização do envio do currículo profissional e acadêmico para: cursospresenciaiscampinas@fgv.br , além do preenchimento completo da ficha de inscrição.
  • Após o envio da ficha de inscrição e do currículo, o candidato receberá, no prazo de até 2 (dois) dias, e-mail com a indicação de data, horário, link zoom ou endereço (se presencial) da unidade para a reunião.
  • Caso o candidato precise reagendar a reunião, poderá fazê-lo no próprio e-mail de agendamento.
  • As informações fornecidas pelo candidato, bem como o resultado do processo seletivo, serão tratadas com a máxima confidencialidade e divulgadas exclusivamente ao e-mail cadastrado pelo candidato.

IMPORTANTE:

  • O prazo limite para inscrição é disponibilizado no site.
  • Candidatos que realizarem a inscrição próximo à data limite devem estar cientes de que o resultado do processo seletivo também será comunicado em um período próximo ao início do curso.
  • Para candidatos que se inscreverem após a data estipulada, é importante observar que a primeira disciplina do curso, caso já tenha iniciado, será registrada como trancada e deverá ser cursada posteriormente, conforme as orientações do programa.
  • A aprovação no processo seletivo não garante sua vaga. Devendo o candidato promover, tão logo seja possível, sua matrícula no curso.
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • HISTÓRICO DA GRADUAÇÃO (somente para Tecnólogos e/ou Cursos Sequenciais)
  • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

Contato

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