MBA em Gestão Industrial

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Campinas, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal aos sábados das 08h30 às 18h
    Início:22/03/2025
    Data limite de inscrição: 22/03/2025
    Duração: 20 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    MBA em Gestão Industrial visa apoiar as demandas da área de gestão da produção, desenvolvendo no participante a capacidade de adequar e utilizar as diferentes abordagens e técnicas de gestão da produção, considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos, visando a melhoria da qualidade de produtos, o incremento da produtividade de processos produtivos e o aumento da lucratividade e da competitividade de suas empresas.

    Você irá adquirir:
    • entendimento sobre a forma como as abordagens integradas e os métodos de gestão da produção podem ser úteis nesse novo contexto, desenvolvendo a capacidade de adequá-los e utilizá-los em ambientes de produção distintos e
    • ampla visão sobre as habilidades básicas de gestão requeridas diante de um futuro dinâmico e complexo, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder com visão local e global no mundo contemporâneo.
    Coordenador Acadêmico: Leandro Schoemer Jardim
    Programa

    MBA em Gestão Industrial

    Custos de Produção

    Os sistemas de custos. A qualidade da informação de custos na estratégia empresarial. Os sistemas de custeio tradicional e suas imprecisões. Os métodos para apuração dos custos logísticos. A importância da informação dos custos das atividades nos processos que envolvem a cadeia de valor. A contabilidade por atividade - ABC. A gestão baseada em atividades - AMB como instrumento de apoio à tomada de decisão industrial. A técnica da engenharia e análise do valor para redução de custos do produto.

    Estratégia de Negócios e a Transformação Digital

    Transformação digital e tendências que aceleram mudanças no ambiente de negócios. Elementos direcionadores da estratégia. Propósito transformador e Propósito Transformador Massivo (PTM). Criação da proposta de valor. Competências, recursos estratégicos e inovações disruptivas. Criação da estratégia. Análise Estratégica. Análise da concorrência com base na proposta de valor. Objetivos principais e resultados-chave (Objectives and Key Results - OKR).

    A Ferramenta Econômica da Teoria das Restrições (Throughput accounting)

    Contabilidade de Ganhos (Throughput accounting) - o processo decisório da Teoria das Restrições; Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas; Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos; Critério de maximização ganhos da empresa.

    As Ferramentas Operacionais do Lean

    A mentalidade enxuta e mudança cultural; As principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo; O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.

    As Ferramentas do Supply Chain Management

    Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos; A abordagem Lean Manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos; Dimensionamento de estoques Aplicabilidade das diferentes abordagens; Problemas de implantação.

    A Gestão Estratégica de Curto Prazo e a Ferramenta APS

    Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento; Sequenciamento da produção; Programação das atividades na produção sob encomenda; Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso; Advanced Production Scheduling.

    A Gestão de Operações no Mundo da Transformação Digital: a indústria 4.0 e as Capacidades Organizacionais para Inovação

    O escopo da Gestão de Operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIS).  As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas configurações; a capacitação humana e organizacional. Introdução ao Pensamento Enxuto e a Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução industrial; a internet das coisas. Os desafios da produção e da logística no mundo pós Pandemia Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.

    Gestão de Processos para a Qualidade dos Produtos

    Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade; Gestão, modelagem e custos do processo; Indicadores de Desempenho e Metas; Ferramentas para a Qualidade; Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean (TPM – Total Productive Maintenance) e outros métodos; Programas para a Gestão da Qualidade. Metodologia Seis Sigmas; Controle estatístico de processos; Certificados de qualidade e certificação de produtos.

    Justificativa Econômico-Financeira de Projetos de Melhoria

    Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Pay-back. Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos de Melhoria. Identificação de ganhos marginais, despesas marginais, economias marginais e investimentos adicionais. Aplicações relacionadas a projetos de melhoria de produtividade e qualidade

    A Logística Integrada e a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental

    Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distribuição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.

    Método Estruturado de Solução de Problemas Aplicado a Situações Reais

    Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.

    Marketing na Indústria  4.0

    Definição de Marketing. Novos pilares da Indústria 4.0. Definição de Omnichannel. Entendendo o novo consumidor. Omniconsumer e Any TTW. Desafios do Omnichannel aplicados à logística e a produção. Novos modelos de produção em relação: a Mass Customization, Long Tail e Sharing Economy. Redução dos intermediários indústria & cliente. Novas soluções de distribuição: o modelo chinês. Aproximação da indústria ao cliente final. Estratégias das micro-fábricas. A conectividade na indústria. Novas relações com os fornecedores. As lojas showroom. Criando, apreendendo e melhorando produtos através dos IoTs. Novo Mindset.

    O Pensamento Lean

    Os cinco passos do pensamento enxuto.  O balanceamento do fluxo de produção: produção puxada e kanban.  O nivelamento do fluxo de produção: o heijunka e a produção em massa customizada.  O balanceamento de capacidade: o fluxo contínuo.  Empoderamento das equipes e resposta rápida aos problemas.

    Pessoas em Processos de Mudanças

    Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais, paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, Fatores que dificultam ou facilitam. O papel do líder como agente de mudança. Causas das distorções na comunicação. Comunicação interpessoal. Comunicação interior. Os processos mentais que precedem e acompanham a comunicação verbal. percepção criativa. Metas e planejamento: consolidação da habilidade dos participantes para desenvolver e implementar técnicas e ferramentas que visam estimular auto-motivação e motivação de equipes.

    O Pensamento da Teoria das Restrições

    Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos; Cinco passos da Teoria das Restrições; Gestão do recurso crítico de capacidade; o Método DBR - Drum / Buffer / Rope (Tambor / Pulmão / Corda); Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.

    Desenvolvimento de Carreira

    Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

    Ética e Sustentabilidade

    Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

    Gestão de Projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM
    Investimento

    Até 31/12/2024

    • R$ 35.550,00 à vista ou em até 36x de R$ 1.169,08***
    • R$ 35.550,00 à vista ou em até 26x de R$ 1.544,10***
    • R$ 35.550,00 à vista ou em até 10x de R$ 3.716,28***

    Até 31/01/2025

    • R$ 36.680,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.206,25
    • R$ 36.680,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.593,20
    • R$ 36.680,50 à vista ou em até 10x de R$ 3.834,46

    Até 22/02/2025

    • R$ 37.414,11 à vista ou em até 36x de R$ 1.230,38
    • R$ 37.414,11 à vista ou em até 26x de R$ 1.625,06
    • R$ 37.414,11 à vista ou em até 10x de R$ 3.911,15

    Até 22/03/2025

    • R$ 38.162,39 à vista ou em até 36x de R$ 1.254,99
    • R$ 38.162,39 à vista ou em até 26x de R$ 1.657,57
    • R$ 38.162,39 à vista ou em até 10x de R$ 3.989,37
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica e também para profissionais dos mais variados setores de empresas comprometidos com o contínuo aprimoramento das operações de produção e prestação de serviços com vistas a geração crescente de valor para clientes, acionistas, colaboradores internos e externos.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    • O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada virtual ou presencialmente. 
    • O agendamento da Reunião de Orientação Acadêmica ocorre ao final do preenchimento da ficha de inscrição no site.
    • As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o momento de carreira do candidato e os pré-requisitos de ingresso. 
    • Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • HISTÓRICO ESCOLAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO (somente para cursos Tecnólogos)