Formação Executiva em Gestão da Saúde Suplementar

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 20/07/2022
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 18/07/2022
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Este curso proporciona a formação e a atualização dos/as profissionais focados/as na gestão e inovação das empresas atuantes no mercado de saúde suplementar. Oferece uma visão focal nas especificidades da gestão e da inovação nas empresas de saúde, desenvolvendo conhecimento e compreensão das necessidades estratégicas, gerenciais e operacionais para a eficiência, a transparência, a adoção de procedimentos tecnológicos e o incentivo da inovação tecnológica.

    Você irá:
    • identificar processos e ferramentas de gestão;
    • reconhecer os institutos de governança regulatória da saúde suplementar, para estabelecer as etapas de aperfeiçoamento;
    • conhecer as novas tecnologias aplicadas ao setor da saúde;
    • identificar a oportunidade de fomentar a inovação por meio da atividade regulatória;
    • compreender as modalidades de operadoras e de planos ofertados no mercado;
    • planejar estratégias mercadológicas;
    • reconhecer os processos fiscalizatórios da ANS;
    • criar estratégias de atendimento ao usuário – consumidor.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

     

    Avaliação: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

     

    Programação: 

    1.    Gestão e Inovação na Saúde Suplementar: 20, 21, 27 e 28/07

    2.    Empresas de Plano de Saúde: 03, 04, 10 e 11/08

    3.    Planos de Saúde: 17, 18, 24 e 25/08

    4.    Regulação da Saúde Suplementar: 31/08, 01, 08 e 14/09

     

    Docentes:

    Carina De Castro Quirino

    Samir José Caetano Martins

    Rafael Pedreira Vinhas

    Sidney Rosa

    *O corpo docente pode ser alterado

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

      

    Aulas com interação em tempo real via webconferência. 

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

      

     

     

    Coordenador Acadêmico: Edson Alvisi Neves
    Público-alvo
    O curso de Formação Executiva em Gestão da Saúde Suplementar é indicado para profissionais de qualquer formação, cujo interesse profissional se associa ao mercado em questão, seja para a atuação interna das empresas do setor, seja para a atuação na prestação dos serviços agregados ou mesmo para complementar a atuação de consultores/as diversos/as.
    Programa

    Formação Executiva em Gestão da Saúde Suplementar

    Empresas de Plano de Saúde

    Módulo 1 Operadoras de Planos de Saúde: Tipos de empresas no mercado. Sistema de responsabilidade operacional. Registro de empresas para atuar no mercado. Autorização de funcionamento no mercado de saúde suplementar. Módulo 2 Estrutura econômico-financeira das operadoras de planos de saúde: Registro de ativos. Demonstração de margens e provisões. Sistema contábil e autuarial. Sistemas de reajustes. Módulo 3 Saída de empresa do mercado: Suspensão de oferta de planos. Direção fiscal na empresa. Cancelamento de registro da empresa. Liquidação extrajudicial. Módulo 4 Tipos de planos de saúde: A modulação dos planos para o mercado. Registro dos produtos na ANS. A carência nos planos de saúde. A junta médica.

    Gestão e Inovação na Saúde Suplementar

    Módulo 1 Governança regulatória: Transparência na gestão das empresas. Organização em ambiente regulado. Busca da eficiência em operações reguladas. Tomada de decisão. Módulo 2 Implementação de Ferramentas de Gestão: Análise de processos. Estabelecimento de rotinas. Prestação de contas. Controle interno. Módulo 3 Tecnologia Digital no Setor da Saúde: Tecnologias disruptivas. Vídeo conferência na administração e vídeo atendimento. Consulta on line. Junta médica on line. Módulo 4 Fomento à inovação: A inovação tecnológica na legislação. Incentivos governamentais à inovação. Parceria empresa – universidade. Fomento a inovação.

    Planos de Saúde

    Módulo 1 Modalidades de produtos: Tipos de planos de saúde. Características dos planos de saúde. Seguro saúde. Registro e oferta de produtos no mercado de saúde suplementar. Módulo 2 Variações de cobertura no mercado de saúde suplementar: Rol de cobertura regulado. Cobertura dos planos de saúde. Abrangência do seguro saúde. A carência nos planos de saúde. Módulo 3 Reajustes: A base autuarial para os reajustes. O tabelamento dos planos individuais. O reajuste de mercado nos planos coletivos. O reajuste do seguro saúde. Módulo 4 Ressarcimento ao SUS: Histórico do ressarcimento. Tramitação dos processos administrativos. Recursos e decisões de segunda instância. Judicialização do ressarcimento ao SUS.

    Regulação da Saúde Suplementar

    Módulo 1 Notificação de Intermediação Preliminar: Instauração das NIPs. Resposta eficiente Autos de Infração. Processos sancionadores. Módulo 2 Recursos e decisões de segunda instâncias. Pagamento eficaz da multa. Recurso da autuação. Decisão colegiada. Execução fiscal. Módulo 3 Termo de Compromisso de Ajustamento de Condutas. Proposta de TCAC. Ajuste por tipo de infração. Contrapartida. Descumprimento. Módulo 4 Defesa do consumidor. Ouvidoria e defesa ao usuário. Órgãos de defesa do consumidor. Mediação de conflitos. Judicialização da saúde suplementar.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.