MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    4ª e 5ª das 19h às 22h30
    Início:25/04/2024
    Data limite de inscrição: 23/04/2024
    Duração: 15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo é estruturado para oferecer uma visão integrada e atual das funções de negócios em empresas estabelecidas e startups, apresentando formas para gestores/as e empreendedores/as criarem valor para os/as clientes e o negócio com o uso de dados, tecnologia, liderança empreendedora e formulação de estratégias inovadoras que sejam economicamente viáveis.

    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • identificar oportunidades para empreender novos negócios e inovar em empresas estabelecidas via estratégias de negócios, cultura, concorrência e experiência do/a cliente para atender às demandas do mercado em constante mudança;
    • usar ferramentas e técnicas para capturar e analisar dados a fim de gerar novos insights para aprimorar a execução de estratégias de negócios;
    • direcionar as decisões da empresa e de empreendedores/as com base em conceitos de economia comportamental, economia de empresas e finanças corporativas;
    • avaliar principais indicadores econômico-financeiros para direcionar as decisões para o crescimento do negócio e
    • criar riqueza aos/às principais stakeholders por meio de aumento da inteligência competitiva, inovação ao/à cliente e lucratividade do negócio.

     

    Sobre o início das aulas: TURMA CONFIRMADA!

    1ª aula: 24/04/2024
    Data de início (aula regular): 25/04/2024

    Coordenador Acadêmico: Leandro Angotti Guissoni
    Programa

    MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo

    Branding, comunicação e convergência de mídias

    Conceito, processo, evolução e novas tendências na área de comunicação. Dinâmica e diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing: aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. Relações entre segmentação, posicionamento, estratégia de campanha, de mídia e de criação. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line: tradicional e programática. Métricas de mídia.

    Direito empresarial

    Teoria geral dos contratos e a sua aplicação ao cotidiano do/a gestor/a: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. CDC: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o/a fornecedor/a.

    Disrupção e transformação digital

    Fundamentos de disrupção digital e transformação digital de negócios. Teoria de decoupling e da cadeia de valor do/a cliente. Impacto da transformação digital na inovação, nas startups e nos negócios estabelecidos. Estratégias de crescimento de negócios digitais. Gestão de mudança para transformação. Tendências.

    Design thinking e inovação

    Design thinking: princípios, métodos e processos. Cocriação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design. Estrutura conceitual do design thinking: identificação de problemas e geração de soluções. Imersão. Ideação. Prototipagem. Aplicações do design thinking para inovações. Laboratórios de inovação (Labs). Criatividade.

    Economia comportamental e empresarial

    Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza. Oferta e demanda. Estruturas de mercado. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Ciclos econômicos, políticas cambiais e balanço de pagamentos.

    Estratégia empresarial

    Estratégia e os seus principais elementos. Vantagem competitiva. Níveis de estratégia. Cadeia de valor da empresa. Modelos de negócios business to consumer (B2C), business to business (B2B) e em serviços na nova economia digital. Elaboração do plano estratégico. Monitoramento da estratégia. Novas formas de pensar a estratégia.

    Fusões e aquisições, valuation e investimentos

    Conceitos, processos e fatores críticos em fusões e aquisições. Decisão e execução de transações de fusões, aquisições, desinvestimentos e parcerias estratégicas. Criação de valor, captura de sinergias, incorporação de novos recursos e competências, consolidação de vantagens competitivas. Modelos de avaliação. Aspectos gerais da indústria de private equity e venture capital. Investidores/as típicos/as e a dinâmica de captação de recursos. Investimentos em ativos alternativos.

    Fundamentos de finanças e contabilidade gerencial

    Propósito e conteúdo das demonstrações financeiras. Estruturação conceitual básica. Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício (DRE). Demonstração do fluxo de caixa. Avaliação de investimentos. Contabilidade de custos. Juros simples e juros compostos. Análise de investimentos: valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e payback.

    Finanças: gestão baseada em valor

    Fundamentos de Value Based Management (VBM). Revolução do valor para o/a acionista. Indicadores de retorno e avaliação da geração de valor: ROI, ROA, EVA. Fundamentos de custo de capital: Weighted Average Capital Cost (WACC), Beta. Valor econômico adicionado versus Retorno sobre investimentos baseado em fluxos de caixa. 

    Gestão da experiência do cliente

    Comportamento do/a consumidor/a. Perfil do/a consumidor/a brasileiro/a. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida. Segmentação. Experiência do/a cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.

    Gestão estratégica de marketing e vendas

    Conceitos, aplicações e funções do marketing. Tendências do marketing no mercado atual. Decisões estratégicas de marketing. Composto de marketing. Integração entre marketing e vendas. Marketing digital. Estratégia de vendas. Medidas de desempenho. Planejamento de marketing e de vendas. Papel do/a Chief Marketing Officer (CMO) e das equipes de marketing e vendas. Precificação dinâmica. Canais de marketing e omnichannel.

    Inteligência artificial, machine learning e tecnologia da informação

    Novas tecnologias e a evolução da tecnologia de informação. Papel do/a Chief Information Officer (CIO). Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da inteligência artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de machine learning. Aspectos tecnológicos de Machine learning. Aplicações empresariais de machine learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

    Inteligência de negócios e big data

    Definição e importância de inteligência competitiva, business analytics e big data. Estágio do analytics e da inteligência competitiva. Planejamento. Coleta de dados e informações. Análise de dados e informações. Disseminação dos resultados e geração de insights para o negócio. Ferramentas de business intelligence e big data. Growth hacking e experimentos.

    Liderança e carreira

    Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do/a líder eficaz. Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. 

    Logística integrada: canais físicos e digitais

    Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento (supply chain management). Gestão da cadeia de suprimento e as suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Visão da logística como estratégia e como operação. Estudo dos atributos logísticos: armazenagem, transporte e armazenagem. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. Busca por meio da distribuição, tipos de canais de distribuição. Tecnologia da informação aplicada à logística. Integração para otimizar logística em canais físicos e digitais.

    Planejamento, gerenciamento e execução de projetos

    Histórico e evolução da gerência de projetos. Introdução às áreas de conhecimento segundo o Project Management Institute (PMI). Ciclos de vida e processos de um projeto. Agilidade em gerenciamento de projetos: Scrum, Kanban.

    Plataformas, marketplace e ecossistemas digitais

    Conceitos e exemplos de plataformas, marketplaces e ecossistemas digitais no Brasil, na China e nos Estados Unidos da América (EUA). Meios de pagamento. Efeito de rede. Desenvolvimento de ecossistemas digitais. Operações de e-commerce. Super apps. Make or buy e redes colaborativas entre empresas estabelecidas e startups. Experiência do/a usuário/a: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação.

    Startups e negócios inovadores

    Fundamentos do empreendedorismo. Perfil de indivíduos empreendedores. Empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo. Processo de estruturação de novos negócios. Papel das startups no crescimento e no desenvolvimento mundial. Principais conceitos em empreendedorismo e startups. Processo de criação, desenvolvimento e financiamento de negócios inovadores de alto impacto.
    Investimento

    Até 25/04/2024

    • R$ 47.039,00 à vista ou até 36x de R$ 1.546,90
    Público-alvo
    O curso MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo se destina a graduados/as nos diversos campos do saber, que necessitem adquirir, aprofundar ou discutir a aplicabilidade do tema; nomeadamente, quem trabalha em empresas estabelecidas nos mais diversos setores, startups, empresas familiares, empresas menores ou empreendem em diferentes setores da indústria, do consumo ou do serviço.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.

    A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Atenção!

    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
    • Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)