MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    4ª e 5ª das 19h às 22h30
    Início:25/04/2024
    Data limite de inscrição: 23/04/2024
    Duração: 15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo é estruturado para oferecer uma visão integrada e atual das funções de negócios em empresas estabelecidas e startups, apresentando formas para gestores/as e empreendedores/as criarem valor para os/as clientes e o negócio com o uso de dados, tecnologia, liderança empreendedora e formulação de estratégias inovadoras que sejam economicamente viáveis.

    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • identificar oportunidades para empreender novos negócios e inovar em empresas estabelecidas via estratégias de negócios, cultura, concorrência e experiência do/a cliente para atender às demandas do mercado em constante mudança;
    • usar ferramentas e técnicas para capturar e analisar dados a fim de gerar novos insights para aprimorar a execução de estratégias de negócios;
    • direcionar as decisões da empresa e de empreendedores/as com base em conceitos de economia comportamental, economia de empresas e finanças corporativas;
    • avaliar principais indicadores econômico-financeiros para direcionar as decisões para o crescimento do negócio e
    • criar riqueza aos/às principais stakeholders por meio de aumento da inteligência competitiva, inovação ao/à cliente e lucratividade do negócio.
    Coordenador Acadêmico: Leandro Angotti Guissoni
    Programa

    MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo

    Branding, comunicação e convergência de mídias

    Conceito, processo, evolução e novas tendências na área de comunicação. Dinâmica e diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing: aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. Relações entre segmentação, posicionamento, estratégia de campanha, de mídia e de criação. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line: tradicional e programática. Métricas de mídia.

    Design thinking e inovação

    Design thinking: princípios, métodos e processos. Cocriação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design. Estrutura conceitual do design thinking: identificação de problemas e geração de soluções. Imersão. Ideação. Prototipagem. Aplicações do design thinking para inovações. Laboratórios de inovação (Labs). Criatividade.

    Direito empresarial

    Teoria geral dos contratos e a sua aplicação ao cotidiano do/a gestor/a: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. CDC: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o/a fornecedor/a.

    Disrupção e transformação digital

    Fundamentos de disrupção digital e transformação digital de negócios. Teoria de decoupling e da cadeia de valor do/a cliente. Impacto da transformação digital na inovação, nas startups e nos negócios estabelecidos. Estratégias de crescimento de negócios digitais. Gestão de mudança para transformação. Tendências.

    Economia comportamental e empresarial

    Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza. Oferta e demanda. Estruturas de mercado. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Ciclos econômicos, políticas cambiais e balanço de pagamentos.

    Estratégia empresarial

    Estratégia e os seus principais elementos. Vantagem competitiva. Níveis de estratégia. Cadeia de valor da empresa. Modelos de negócios business to consumer (B2C), business to business (B2B) e em serviços na nova economia digital. Elaboração do plano estratégico. Monitoramento da estratégia. Novas formas de pensar a estratégia.

    Finanças: gestão baseada em valor

    Fundamentos de Value Based Management (VBM). Revolução do valor para o/a acionista. Indicadores de retorno e avaliação da geração de valor: ROI, ROA, EVA. Fundamentos de custo de capital: Weighted Average Capital Cost (WACC), Beta. Valor econômico adicionado versus Retorno sobre investimentos baseado em fluxos de caixa. 

    Fundamentos de finanças e contabilidade gerencial

    Propósito e conteúdo das demonstrações financeiras. Estruturação conceitual básica. Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício (DRE). Demonstração do fluxo de caixa. Avaliação de investimentos. Contabilidade de custos. Juros simples e juros compostos. Análise de investimentos: valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e payback.

    Fusões e aquisições, valuation e investimentos

    Conceitos, processos e fatores críticos em fusões e aquisições. Decisão e execução de transações de fusões, aquisições, desinvestimentos e parcerias estratégicas. Criação de valor, captura de sinergias, incorporação de novos recursos e competências, consolidação de vantagens competitivas. Modelos de avaliação. Aspectos gerais da indústria de private equity e venture capital. Investidores/as típicos/as e a dinâmica de captação de recursos. Investimentos em ativos alternativos.

    Gestão da experiência do cliente

    Comportamento do/a consumidor/a. Perfil do/a consumidor/a brasileiro/a. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida. Segmentação. Experiência do/a cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.

    Gestão estratégica de marketing e vendas

    Conceitos, aplicações e funções do marketing. Tendências do marketing no mercado atual. Decisões estratégicas de marketing. Composto de marketing. Integração entre marketing e vendas. Marketing digital. Estratégia de vendas. Medidas de desempenho. Planejamento de marketing e de vendas. Papel do/a Chief Marketing Officer (CMO) e das equipes de marketing e vendas. Precificação dinâmica. Canais de marketing e omnichannel.

    Inteligência artificial, machine learning e tecnologia da informação

    Novas tecnologias e a evolução da tecnologia de informação. Papel do/a Chief Information Officer (CIO). Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da inteligência artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de machine learning. Aspectos tecnológicos de Machine learning. Aplicações empresariais de machine learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

    Inteligência de negócios e big data

    Definição e importância de inteligência competitiva, business analytics e big data. Estágio do analytics e da inteligência competitiva. Planejamento. Coleta de dados e informações. Análise de dados e informações. Disseminação dos resultados e geração de insights para o negócio. Ferramentas de business intelligence e big data. Growth hacking e experimentos.

    Liderança e carreira

    Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do/a líder eficaz. Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. 

    Logística integrada: canais físicos e digitais

    Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento (supply chain management). Gestão da cadeia de suprimento e as suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Visão da logística como estratégia e como operação. Estudo dos atributos logísticos: armazenagem, transporte e armazenagem. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. Busca por meio da distribuição, tipos de canais de distribuição. Tecnologia da informação aplicada à logística. Integração para otimizar logística em canais físicos e digitais.

    Planejamento, gerenciamento e execução de projetos

    Histórico e evolução da gerência de projetos. Introdução às áreas de conhecimento segundo o Project Management Institute (PMI). Ciclos de vida e processos de um projeto. Agilidade em gerenciamento de projetos: Scrum, Kanban.

    Plataformas, marketplace e ecossistemas digitais

    Conceitos e exemplos de plataformas, marketplaces e ecossistemas digitais no Brasil, na China e nos Estados Unidos da América (EUA). Meios de pagamento. Efeito de rede. Desenvolvimento de ecossistemas digitais. Operações de e-commerce. Super apps. Make or buy e redes colaborativas entre empresas estabelecidas e startups. Experiência do/a usuário/a: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação.

    Startups e negócios inovadores

    Fundamentos do empreendedorismo. Perfil de indivíduos empreendedores. Empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo. Processo de estruturação de novos negócios. Papel das startups no crescimento e no desenvolvimento mundial. Principais conceitos em empreendedorismo e startups. Processo de criação, desenvolvimento e financiamento de negócios inovadores de alto impacto.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    O curso MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo se destina a graduados/as nos diversos campos do saber, que necessitem adquirir, aprofundar ou discutir a aplicabilidade do tema; nomeadamente, quem trabalha em empresas estabelecidas nos mais diversos setores, startups, empresas familiares, empresas menores ou empreendem em diferentes setores da indústria, do consumo ou do serviço.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.

    A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.