Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 11/03/2026
Data limite de inscrição: 11/03/2026
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 3 meses)
Frequência: Semanal
4ª das 19h às 22h30
O ambiente de negócios está cada vez mais dinâmico e incerto. Por isso, as empresas precisam de profissionais que vão muito além da operação; elas precisam de estrategistas. Esses líderes têm visão sistêmica do mercado e da organização. São aqueles que vão definir o caminho que vai levar a empresa ao crescimento sustentável.
 
O curso Formação Executiva em Estratégia Empresarial proporciona a você conhecimentos para avaliar o ambiente de negócio, definir cenários, traçar tendências, definir estratégias e liderar pessoas para implementá-las. 
 
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • analisar cenários e tendências econômicas, que servirão de base para traçar estratégias de negócios; 
  • identificar as principais estratégias empresariais e as suas aplicações práticas; 
  • implementar técnicas de liderança em ambientes competitivos. 

Sobre o início das aulas:

  • Data de início: 11/03/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Estratégia Empresarial

Cenários Econômicos e Tendências

Módulo 1 – Planejamento com cenários: caracterização e aplicações 
  • Cenarização versus previsão
  • Analogias esclarecedoras
  • Usos e limites
  • Seis tendências globais
  • Elementos para a construção de cenários
Módulo 2 – Ambiente de negócios 
  • Análise do ambiente externo
  • Análise do ambiente interno
  • Matriz SWOT
Módulo 3 – Tendências: forças motrizes do ambiente empresarial 
  • Desafio do planejamento com cenários
  • Forças motrizes
  • Dependência da trajetória ou das trajetórias condicionadas
  • Papel de consumidores na definição do ambiente empresarial
  • Paradigmas e identificação de tendências
Módulo 4 – Cenários econômicos 
  • Esfera macroeconômica
  • Mensurações da atividade econômica
  • Flutuações de curto prazo e crescimento de longo prazo
  • Crises financeiras internacionais e construção de cenários macroeconômicos
  • Modelo de negócio versus ideia de negócio
  • Objetivos e marcos para o alinhamento estratégico
  • Novas forças motrizes e alinhamento estratégico

Gestão Estratégica de Empresas

Módulo 1 – Visão estratégica sobre os negócios
  • Evolução da estratégia empresarial
  • Principais pensadores da estratégia
Módulo 2 – Estratégia aplicada aos negócios
  • Diferentes estratégias
  • Processo de desenvolvimento das estratégias empresariais
  • Possíveis combinações de estratégias
Módulo 3 – Indicadores de desempenho estratégico
  • Metas
  • OKR
  • KPI
  • Balanced Scorecards

Liderança em Ambientes Competitivos

Módulo 1 – Práticas de liderança aplicadas a ambientes competitivos
  • O que é liderança
  • Estilos de liderança
  • Liderança no trabalho any time e any where
Módulo 2 – Competências, habilidades e atitudes de um líder visionário
  • Liderança visionária
  • Competências, habilidades e atitudes
Módulo 3 – Habilidades comportamentais e ética na gestão de pessoas
  • Inteligência emocional
  • Ética e cargo
  • Ética aplicada à equipe
  • Ética aplicada ao negócio
Módulo 4 – Equipes heterogêneas e desenvolvimento de talentos
  • Equipe heterogênea e objetivos de negócio
  • Metodologias aplicadas ao desenvolvimento de talentos

Workshop: Planejamento Estratégico

Workshop: planejamento estratégico
  • Escolher uma empresa para servir de base para a elaboração do plano estratégico:
    1. estabelecer os objetivos estratégicos da empresa escolhida;
    2. detalhar as ações durante as sprints;
    3. apresentar e defender o plano criado.
Workshop 1: Definição da empresa e do empreendimento
  • Qual será o empreendimento objeto do plano estratégico?
  • Qual será o produto/serviço?
  • Qual será o público-alvo e que necessidade ou desejo será atendido pelo negócio?
  • Qual é a proposta de valor?
Workshop 2: Grau de inovação do empreendimento/stakeholders/concorrência
  • Qual será a inovação proposta? No produto, nos processos, no serviço?
  • O que a diferencia do que já existe?
  • Qual será o alcance do empreendimento? Local, regional, nacional, internacional?
  • Quem serão os principais stakeholders?
Workshop 3: Pessoas e rede empresarial
  • Que perfis profissionais o empreendimento demandará?
  • Quais serão os meios de produção? Próprios, parte terceirizada, todo terceirizado?
  • Quais serão os canais de suprimento?
  • Quais serão os canais de venda? Físicos, on-line, de terceiros?
Workshop 4
  • Apresentação e sustentação do plano estratégico.

Investimento

Até 11/02/2026

  • R$ 6.403,51 à vista ou até 10x de R$ 669,40

Até 11/03/2026

  • R$ 6.851,76 à vista ou até 10x de R$ 716,26

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Estratégia Empresarial é recomendado para:
  • profissionais que atuam ou aspiram atuar na média ou na alta gerência de empresas bem como empresários e empresárias de pequenas e médias empresas. 

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

 

  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • CÉDULA DE IDENTIDADE

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.