PEC - Gestão Estratégica de Negócios

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Itapeva

  • Oferta: 71216
    unidade-2190
    Frequência: Semanal
    3as feiras das 19h30 às 22h45
    Início:26/03/2019
    Data limite de inscrição: 25/03/2019
    Duração: 3 meses
    Carga Horária: 60 horas/aula
  • Sobre o curso
    Se estratégias são sempre necessárias ao sucesso empresarial, elas acabam por ser mais prementes quando o cenário é difícil e as incertezas aumentam. É por esta razão que o curso lhe apresentará uma visão abrangente do que seja gerir uma empresa estrategicamente. Para tanto serão apresentados os principais modelos de gestão estratégica, com ênfase em posicionamento e no modelo baseado em recursos para formulação de estratégias. Problemas e dificuldades específicos de implementação serão tratados com questões de cultura organizacional e de estrutura da empresa. E concluindo ser-lhe-ão apresentados instrumentos para avaliação da estratégia adotada e eventuais e necessárias correções de rumo.
    Você irá adquirir:
    • Competências para entender o que seja um negócio visto da perspectiva dos que são responsáveis pela performance e resultados
    • Capacidade para analisar adequadamente o universo competitivo no qual sua empresa está atuando
    • Competências para entender e avaliar as contribuições que cada área (marketing, finanças, operações recursos humanos, etc.) para a gestão estratégica da empresa
    • Competências para aumentar sua capacidade de dialogar com colegas das diversas áreas da empresa
    • Por ser um curso abrangente poderá estimular-lhe a frequentar cursos de outras áreas.

    Público-alvo

    O público alvo deste curso é formado por gestores profissionais, consultores e empresários. Todavia é importante que estejam de alguma forma, envolvidos com a estratégia do negócio, seja decidindo sobre rumos da empresa, seja contribuindo para a elaboração de projetos que venham a ter impacto nos objetivos do negócio.

    Programa

    PEC - Gestão Estratégica de Negócios

    Caracterização da Perspectiva Estratégica de Gestão

    A perspectiva estratégica de um negócio ou empresa As dimensões da estratégia (generalista, integradora, planejadora e de longo prazo) Modelo básico de estratégia segundo a concepção da organização dos ramos Modelo básico de estratégia segundo a concepção da Visão Baseada em Recursos (RBV-Resource Based View)

    A Visão, a Missão, os Valores e o alinhamento com a organização

    Planejamento estratégico, pensamento estratégico, liderança e gerenciamento estratégicos: Quatro conceitos fundamentais em Estratégia; Os grandes direcionadores estratégicos: Cultura, Valores, Missão, Visão, Objetivos e Metas; O alinhamento organizacional: A Execução da estratégia. Fazendo acontecer: Motivação, Incentivos, Avaliação de Desempenho. A performance de pico.

    O Ambiente Externo da Empresa: Conjuntura Econômica, Quadro Institucional e Globalização

    Conjuntura econômica atual e perspectivas; Impactos no Planejamento Estratégico das empresas; Análise macroambiental: O radar empresarial; O desafio de "criar" o futuro; Uma síntese do macroambiente global hipercompetitivo; A visão do ambiente futuro: Bio-Sociedade e a Era da Governança. Macrotendências que moldam o nosso futuro.

    O Ambiente Externo de negócios: Análise Conjuntural do Brasil

    O atual ambiente brasileiro para os negócios Descrição e gênese da atual problemática brasileira O desequilíbrio macro econômico e seu impacto na atividade empresarial Medidas corretivas necessárias imediatas Mudanças estruturais para o médio e longo prazo Sugestões de medidas de urgência na gestão dos negócios

    A Análise Estrutural dos Ramos de Negócios (Industry Analysis)

    Análise do ambiente concorrencial competitivo; Gestão dos relacionamentos empresariais: Partes Interessadas (stakeholder analysis); Análise estrutural dos ramos / indústrias: O Modelo I/O; Determinantes da competitividade sistêmica; fatores competitivos condicionantes; Os fundamentos do ramo e a lógica competitiva; Monitoração da concorrência.

    As Competências Centrais ou Essenciais (Core Competences) da Empresa

    Análise interna; O momento da organização em seu ciclo de vida; Liderança, coalisões, estrutura; Recursos organizacionais: A estratégia baseada em recursos; O modelo RBV (Resource Based View); Competências essenciais e capacitações-chave: As Capacidades Organizacionais como fundamento das vantagens competitivas;

    A Competitividade e a Busca por Desempenho Acima da Média. Valores Competitivos e o Uso da Cadeia de Valor

    Fontes de vantagem competitiva sustentável Valor e posicionamento Sistema de atividades.

    As Estratégias de Crescimento

    Fontes de vantagem competitiva sustentável Valor e posicionamento Sistema de atividades.

    Tomando Decisões Estratégicas

    "Em um ambiente empresarial em transformação constante, não basta à pessoa de negócios acumular conhecimento. Embora isso seja muito importante, é também muito importante saber usar tal conhecimento de forma dinâmica e flexível. O objetivo desta aula é discutir alguns modelos mentais de tomada de decisão estratégica. Partindo da tradicional aplicação de modelos pré-concebidos e chegando à necessidade de lidarmos com a complexidade, passaremos por modelos como a attention-based view da estratégia, pelas armadilhas que levam as empresas a repetirem erros semelhantes no tempo, pelos vieses de boom and bust, pela incapacidade de atentarmos a "avisos" do mercado e pelo "paradoxo do sucesso", entre outros. O objetivo desta aula é provocar a reflexão dos alunos não apenas em relação às decisões que estão tomando, mas também em relação à maneira como estão tomando tais decisões".

    A Estratégia dos Negócios Internacionais

    Estratégia internacional e internacionalização Dimensões ambientais da estratégia internacional Modelos de corporações multinacionais Internacionalização de corporações de países emergentes Inovação e cadeia de valor.

    Fórum de Debates

    Seção de prática empresarial com a presença de executivos de empresas convidados; Perguntas e respostas.

    As Alianças Estratégicas: As Fusões e as Aquisições

    Alternativas estratégicas de crescimento Desempenho pós-M&A Definindo o target do M&A Coordenando a alianças: complementariedade de recursos e custos de transação.

    A Implementação ou Execução das Estratégias. O Uso do BSC (Balanced Score Card)

    O contexto do desenvolvimento do Balanced-Scorecard Balanced Scorecard: uma visão geral A dimensão financeira do BSC A dimensão "clientes" do BSC A dimensão "processos de negócio" do BSC A dimensão "crescimento e aprendizado" do BSC Armadilhas no uso do BSC.

    A Empresa do Futuro e Suas Dimensões Sociais e Estratégicas

    As grandes transformações contemporâneas e seu impacto nos negócios Análise PESTEL e análise de cenários Demografia, recursos naturais e tecnologia Economia de compartilhamento, economia virtual e capitalismo de estado: implicações para a atividade empresarial Responsabilidade corporativa social e ambiental em um mundo complexo Questões geopolíticas e atividade empresarial Cenários extremos: Ray Kurtzweil e Wolfgang Streeck.
    Investimento

    Até 15/02/2019

    • R$ 5.645,95 à vista ou até 6x R$ 964,55

    Até 26/03/2019

    • R$ 5.928,25 à vista ou até R$ 1.012,78
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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