Formação Executiva em Estratégia Empresarial

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    3ª das 19h às 22h30|MSP32326-ESEM-20231
    Início:21/03/2023
    Data limite de inscrição: 18/03/2023
    Duração: 3 meses
    Carga Horária: 64 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso de Formação Executiva em Estratégia Empresarial, irá proporcionar ao participante os conhecimentos para avaliar o ambiente de negócio, definir cenários, traçar tendências, definir estratégias e liderar pessoas para implementá-las.
    O curso será composto por três disciplinas - Cenários econômicos e tendências; Gestão estratégica de empresas; Liderança em ambientes competitivos; e um Workshop: Construção de um Plano Estratégico - que podem ser cursadas individualmente e por um Workshop, que consolida as três disciplinas:
    Ao completar o curso, o participante estará preparado para formular e implementar estratégias de negócios, buscando conquistar vantagens competitivas e comparativas para sua empresa.

    Você irá:
    • analisar e simular cenários e tendências econômicas, que servirão de base para traçar estratégias de negócios;
    • conhecer os ensinamentos dos principais estrategistas empresariais e suas aplicações práticas;
    • desenvolver, aperfeiçoar e implementar técnicas de liderança em ambientes competitivos.

     

    Sobre o início das Aulas:

    Data de início: 21/03/2023

     

    Coordenador Acadêmico: Antônio André Neto
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Estratégia Empresarial é indicado para profissionais que atuam ou aspiram atuar na média/alta gerência de empresas e empresários de pequenas e médias empresas.
     
    Pré-Requisitos: é desejável que o participante tenha curso superior ou experiência profissional de pelo menos 5 anos.
    Programa

    Formação Executiva em Estratégia Empresarial

    Cenários Econômicos e Tendências

    Módulo 1: Planejamento com cenários: caracterização e aplicações
    • cenarização versus previsão;
    • analogias esclarecedoras;
    • usos e limites;
    • seis tendências globais;
      • pandemias;
    • elementos para a construção de cenários;
    • técnica ortogonal.
     
    Módulo 2: Ambiente de negócios
    • análise do ambiente externo;
    • análise do ambiente interno;
    • matriz SWOT.
     
    Módulo 3: Tendências: as forças motrizes do ambiente empresarial
    • desafio do planejamento com cenários;
    • forças motrizes;
    • dependência da trajetória ou trajetórias condicionadas;
    • papel do consumidor na definição do ambiente empresarial;
    • paradigmas e identificação de tendências.
     
     
    Módulo 4: Cenários econômicos
    • esfera macroeconômica;
    • mensurações da atividade econômica;
    • flutuações de curto prazo e crescimento de longo prazo;
    • crises financeiras internacionais e a construção de cenários macroeconômicos;
    • modelo de negócio versus ideia de negócio;
    • objetivos e marcos para o alinhamento estratégico;
    • novas forças motrizes e alinhamento estratégico.

    Gestão Estratégica de Empresas

    Módulo 1: Os principais pensadores da estratégia empresarial
    • definição de estratégia;
    • diretrizes estratégicas.
     
    Módulo 2: O ambiente de negócios
    • análise do ambiente externo;
    • análise do ambiente interno;
    • matriz SWOT.
     
    Módulo 3: Abordagens Estratégicas
    • Abordagem do diagnóstico ( modelo de Ansoff; modelo da matriz BCG; modelo de Porter; reengenharia de Michael Hammer e modelo Delta); 
    • Abordagem da inovação e tendências ( inovação; modelo de Hamel e Prahalad; modelo de Kin e Mauborgne : Oceano Azul).
     
    Módulo 4: A Prática da Estratégia
    • estratégias corporativas;
    • estratégias funcionais;
    • estratégia e projetos;
    • estratégia e orçamento;
    • plano de ação;
    • estratégia deliberada e estratégia emergente.

    Liderança em Ambientes Competitivos

    Módulo 1: Visão sistêmica sobre o ambiente competitivo
    • eu, meu departamento, minha empresa, a arena competitiva do meu setor econômico, no meu país, no mundo;
    • forças da competição;
    • redes empresariais;
    • estratégia empresarial e a liderança na implementação.
     
    Módulo 2: Os diversos modelos de liderança e seus pilares
    • heptágono da liderança;
    • inteligência emocional;
    • comunicação e Storytelling;
    • confiança, ética, reputação e administração de conflitos.
     
    Módulo 3: Liderando equipes de alto desempenho
    • habilidades;
    • planejamento: projetos, orçamentos, força de trabalho;
    • delegação;
    • monitoramento de desempenho;
    • coaching e feedback;
    • comunicação e clima organizacional;
    • relacionamentos visando benefícios e unidade.
     
    Módulo 4: A liderança como instrumento de gestão
    • gestão da oportunidade;
    • gestão sistêmica;
    • gestão da transformação;
    • gestão de talentos;
    • gestão da instabilidade;
    • gestão do conhecimento;
    • gestão da intuição.

    Workshop: Planejamento Estratégico

    Workshop 1: Definição da empresa e do empreendimento objeto do Plano Estratégico:
    1. Qual será empreendimento objeto do Plano Estratégico?
    2. Qual o público alvo e qual necessidade ou desejo será atendido pelo negócio? 
    3. Qual é a proposta de valor? 
    4. Quais as tendências para este segmento
    5. Quais são os fatores críticos de sucesso?
    Workshop 2: Grau de inovação do empreendimento / Stakeholders/ Concorrência
    1. Qual a inovação proposta?
    2. O que a diferencia em relação ao que já existe? 
    3. Qual será o alcance do empreendimento?
    4. Quem serão os principais Stakeholders?
    5. Quais são os concorrentes?
    Workshop 3: Pessoas e rede empresarial
    1. Quais os perfis de profissionais que o empreendimento vai demandar?
    2. Quais os meios de produção?
    3. Quais os canais de suprimentos?
    4. Quais canais de vendas?
    5. Quais os canais de distribuição?
     
    Workshop 4
    Apresentação do Plano Estratégico
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

    Investimento

    Até 21/02/2023

    • R$ 5.440,00 à vista ou até 10X de R$ 568,68

    Até 21/03/2023

    • R$ 6.045,00 à vista ou até 10X de R$ 631,92
    Processo seletivo

    O processo seletivo compreende em análise curricular e, em alguns casos, entrevista com o coordenador.

    Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e realizar o upload do currículo (link disponível no site "INSCREVA-SE"). A equipe do processo seletivo realizará a análise curricular e informará o resultado ao candidato via e-mail.

    Atenção!

    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • A análise de perfil tem previsão de resposta de alguns dias e pode variar de acordo com a demanda e o curso escolhido.


    Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site: candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso, desta forma, é de extrema importância atentar-se aos comunicados enviados para que o ingresso aconteça até a data estipulada para a entrada.

    • Cédula de identidade
    • O CV deve constar na inscrição