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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 18/04/2026
Data limite de inscrição: 18/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Mensal
Sábados das 08h30 às 18h (Presencial) e 4a e 5a das 19h às 22h (webconferência)
Fortaleça a área comercial de diferentes empresas e gere resultados em um mercado competitivo.
  
Com o MBA em Gestão Comercial, você será capaz de liderar a área comercial da sua organização de maneira eficiente. Acessará teorias e ferramentas para melhorar o processo decisório, gerar valor para os consumidores, aprimorar o desempenho da equipe de vendas, além de integrar a área aos demais setores da organização.
  
Enfoque estratégico da performance de vendas
Com o MBA em Gestão Comercial, você será capaz de formular a política comercial da sua organização. Vai planejar ações de social commerce, avaliar o desempenho dos canais de venda, propor melhorias embasadas em análises, prever tendências e desenhar estratégias conforme a legislação atual.
  
Desenvolva competências para atingir as metas da sua organização com a gestão comercial:
  
| Dimensionar equipes de vendas e atribuir responsabilidades aos seus membros.
| Aplicar as tendências modernas de gestão comercial.
| Implementar políticas para desenvolver o engajamento dos colaboradores.
| Extrair o máximo de valor da área comercial da organização.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Comercial

Administração Estratégica de Vendas

Implementação das estratégias de venda. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Controles e métricas de venda.

Aspectos Legais nas Relações de Consumo

Histórico das relações de consumo: regulamentação. Código de Defesa do Consumidor (CDC). Tipos de direito. Validade, vigência e eficácia do CDC. Princípios e conceitos: consumidor, fornecedor, produto e serviço. Política nacional das relações de consumo: objetivos e princípios. Política nacional de consumo. Direitos básicos. Modificação e revisão das cláusulas contratuais. Prevenção e reparação de danos individuais e coletivos. Ética. Responsabilidade civil: subjetiva e objetiva; responsabilidade civil pelo fato e pelo vício do produto ou serviço. Decadência e prescrição. Responsabilidade civil no relacionamento jurídico eletrônico. Prevenção e reparação de danos: reparação de danos materiais e morais. Responsabilidade solidária. Regulamentação e marketing para crianças e para pessoas adultas.

Big Data para Vendas

Fundamentos de big data. Big data analytics para apoio à tomada de decisão. Aplicações do big data em vendas. Big data para recrutamento e seleção. Integração de dados off-line e on-line.

Customer Experience Management e Social Commerce

Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes e fidelização. Introdução ao social commerce. Criação de ações de social commerce.

Data Analytics Aplicado à Tomada de Decisão Gerencial

Fundamentos do pensamento analítico: definições, objetivos. Opinião versus evidência: julgamentos baseados em dados. Vieses cognitivos e armadilhas decisórias. Correlação e causalidade: relações espúrias, hipóteses concorrentes e explicações alternativas. Estruturação de problemas organizacionais: do sintoma à causa raiz. Ferramentas de diagnóstico analítico. Interpretação de dados e visualizações: média, mediana, moda, variância, outliers. Elaboração e interpretação de gráficos. Storytelling com dados: estrutura da narrativa analítica. Dados como suporte à argumentação. Tomada de decisão em cenários de incerteza: cenários, trade-offs, matriz de risco e impacto. Prompt engineering como ferramenta de análise: princípios e prompts aplicados a casos de negócios.

Desenho e Gestão Integrada de Canais de Vendas

Canal de vendas. Tipos de intermediário. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais. Trade marketing.

E-Commerce e Marketplaces

Internet e negócios. Multiplicação das operações one stop shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para e-commerce. Tendências em e-commerce.

Finanças para Não Financeiros

Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

Formação e Administração de Preços

Papel do preço na estratégia comercial. Ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos sobre a decisão de preços. Importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.

Formulação da Política Comercial

Diagnóstico da atuação comercial da empresa. Principais etapas da formulação da política comercial da empresa. Elaboração da política comercial da empresa. Apresentações da política comercial da empresa.

Gestão da Inovação em Serviços

Fundamentos do marketing de serviços. Fundamentos da inovação em serviços. Gestão da qualidade em serviços. Inovação em serviços. Estratégias em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Gestão da inovação. Percepção de clientes e oportunidades para inovação. Mapeamento da jornada do cliente e identificação de oportunidades de inovação. Criação de experiências inovadoras e valor agregado para clientes.

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Mídias Digitais e Vendas

Estratégias de vendas digitais. Canais digitais de venda e de comunicação. Funil e jornada de vendas. Ferramentas mobile como aplicativos, mensageria e WhatsApp. Tráfego orgânico e tráfego pago. Search Engine Optimization (SEO), Conversion Rate Optimization (CRO) e growth marketing. Mídias pagas. Google Ads. Meta Ads. Amazon Ads. 

Negociação e Administração de Conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não Violenta (CNV) na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão. IA em negociação e gestão de conflitos: aplicações de IA como ferramenta na gestão da negociação e dos conflitos.

Planejamento de Vendas & Marketing

Composto de marketing. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing. Comportamento de consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de segmentação e estratégias de posicionamento. Reconfiguração das políticas de marketing, vendas e relacionamento com clientes tanto no ambiente tradicional quanto no ambiente digital.

Power Skills nas Organizações

Power skills, trabalhabilidade e carreira: definições, aproximações e diferenças entre soft skills, hard skills e power skills. Mundo RUPT e o futuro do trabalho. Empregabilidade e carreira. Fatores intervenientes na carreira: qualidade de vida, networking e marketing pessoal. Plano de desenvolvimento profissional e pessoal: autoconhecimento e autogestão. Inteligência emocional e inteligência social: conceitos e ativação de elementos de inteligência emocional.  Construção de relacionamentos e instrumentos para facilitar o relacionamento comercial. Resiliência, bounce-back e coping: conceito e elementos. Diversidade e inclusão: habilidades para colaborar em ambientes heterogêneos.

Sales Analytics

Sales analytics. Monitoramento de vendas. Sistemas analíticos de venda. Previsão de tendências e resultados de venda. Métricas de sales analytics. Relatórios e painéis de sales analytics. Gestão de equipes pelo processo de sales analytics.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

| Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar na área comercial e de vendas, em diferentes segmentos.
| Gestores de equipes comerciais com interesse em conhecer tendências modernas aplicadas à gestão comercial.
| Empreendedores em busca de gerar mais valor com a área comercial.
  
Pré-requisito(s):
  
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
  
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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