Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 19/03/2025
Data limite de inscrição: 19/03/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 24 meses)
Frequência: Quinzenal
Quinzenal (4ª e 5ª-feiras) das 19h às 22h30
Aprenda a identificar tendências e a implementar estratégias que geram valor para a organização e para o cliente.
Na Pós-graduação em Administração de Empresas, você desenvolverá habilidades para aplicar uma abordagem moderna de gestão em um ambiente corporativo dinâmico. Considerando impactos tecnológicos, sociais e econômicos, o programa aprimora a sua capacidade de análise e de tomada de decisão, gerando valor para a estratégia organizacional.
Abordagem integrada dos processos organizacionais
Com a Pós-graduação em Administração de Empresas, você será capaz de liderar equipes, realizar a autogestão de carreira e aprimorar o pensamento estratégico. Por meio de uma visão sistêmica do mundo dos negócios, conseguirá alinhar as áreas Estratégica, Tática e Operacional de uma organização.
Desenvolva competências para auxiliar na implementação das melhores práticas de gestão:
| Analisar negócios e tomar decisões mais embasadas.
| Identificar elementos macro e microeconômicos que afetem a organização.
| Elaborar e implementar estratégias eficazes, alinhadas às práticas de ESG, para organizações de diversas naturezas e portes.
| Criar um ambiente propício à transformação digital e liderar equipes de trabalho de forma responsável.

TURMA NOTURNA: Aulas quinzenais às quartas e quintas-feiras

Aula de abertura: Março de 2025
Data prevista de início (aula regular): 19/03/2025

Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Programa

Pós-Graduação em Administração de Empresas

Jogo de Negócios - Business Practices

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Simulação de um mercado oligopolista no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva. Análise estrutural da indústria e dos seus cenários econômicos globais, como: estratégias corporativas; gestão estratégica de marketing; gestão de recursos financeiros; gestão de produção; gestão de recursos humanos; análise de riscos e tomadas de decisão tático-operacionais; negociação empresarial e feedback de desempenho da empresa.

Contabilidade geral

Autores: prof. Ricardo Lopes Cardoso, Doutor, Universidade de São Paulo, e prof. Bernardo de Abreu Guelber, Doutor, FGV. 

A importância da contabilidade para um gestor e empreendedor. Estrutura conceitual da contabilidade e demonstrações contábeis de propósito geral. Contabilização de transações típicas. Análise das demonstrações contábeis. Contabilidade de custos. Relação custo-volume-lucro.

Estratégia corporativa e de negócios

Autora: profª Maria Candida Sotelino Torres, Mestre, Instituto Militar de Engenharia.

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC.

Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégias de marketing

Autor: prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ.

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Economia dos negócios

Autor: prof. Fabricio Stocker, Doutor, USP.

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e as suas aplicações. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Estrutura e processos organizacionais

Autoras: prof. Juliana Liedke, Mestre, FGV, e prof. Nizi Silva Salomão, Mestre, FGV.

Origem das organizações, das estruturas e dos processos. Estruturas organizacionais e processos. Criando e gerenciando EPO. Impactos e desafios de EPO. Gestão por processos. Portfólio de serviços. Gerenciamento de mudanças. Governança e maturidade em processos.

Finanças corporativas

Autora: profª. Ana Tereza Schlaepfer Spinola, Mestre, FGV.

Visão geral de finanças para profissionais atuantes em gestão. Matemática financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão de projetos

Autores: prof. Luiz Gustavo Mauro, Mestre, FGV, e prof. Marcos Lopez, Mestre, PUC-Rio

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Introdução aos conceitos de 8 Domínios de Desempenho e 12 Princípios de Gerenciamento de Projetos; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, adaptativos e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e adaptativos; Gerenciamento de projetos preditivos (Escopo, Cronograma, Riscos, Partes Interessadas, Comunicações, Recursos e Aquisições); Gerenciamento de projetos adaptativos (SCRUM).

Liderança e gestão de equipes

Autor: Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor, FGV.

Gestão estratégica de pessoas. Subsistemas de RH. Liderança e ESG (Environment, Social & Governance). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Transformação digital

Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ.

Nova economia, sociedade da informação e mindset digital. Pilares da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia. Gestão de pessoas para transformação digital. Transformação digital de processos operacionais. Gestão de tecnologia para transformação digital. Transformação digital da experiência do cliente. Transformação digital do modelo de negócios. Transformação digital nas organizações: aspectos essenciais e tendências.

Público-alvo

| Graduados em qualquer área de conhecimento que atuam ou desejam atuar na área de Administração.
| Profissionais com interesse em se atualizar ou reingressar no mercado de trabalho.
Pré-requisitos:
| Graduação em qualquer área de conhecimento.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de Pós-graduação presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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