Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 29/04/2026
Data limite de inscrição: 29/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 24 meses)
Frequência: Quinzenal
PRESENCIAL (4ª e 5ª-feiras) das 19h às 23h20 / LIVE (2ª e 3ª-feiras) das 19h às 23h20 – Quinzenal
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores – lidere pessoas implementando políticas e práticas alinhadas ao negócio.

No MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, você vai adquirir uma visão multidisciplinar da área de gestão de pessoas. Por meio de um repertório que inclui Gestão, Psicologia, Neurociência e outras disciplinas essenciais, você será capaz de implementar estratégias para melhorar os resultados organizacionais por meio da gestão de equipes.

Abordagem holística da gestão de pessoas
O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores prepara você para liderar pessoas com diferentes perfis comportamentais e características pessoais. Você será capacitado a desenvolver equipes de alto desempenho com metodologias inovadoras, técnicas de comunicação, feedback e negociação, dentre outras ferramentas.

Desenvolva competências para alinhar a gestão de pessoas à estratégia empresarial.
| Identificar, desenvolver e mobilizar soft skills relevantes às dinâmicas organizacionais.
| Aplicar metodologias criativas para o desenvolvimento da liderança.
| Integrar as áreas de gestão de negócios, gestão de pessoas e liderança de equipes.

 

TURMA SEMIPRESENCIAL: 
Aula inaugural: Abril/2026
Data de início: 29/04/2026

Confira o valor do investimento e mais detalhes ao longo dessa página. Quer tirar todas as suas dúvidas? Clique em RECEBA MAIS INFORMAÇÕES e aguarde o contato de um de nossos consultores.
 

Como nossas turmas Blended (semipresencial) acontecem?

A FLEXIBILIDADE DO ONLINE SE UNE À RIQUEZA DO PRESENCIAL. Desfrute de networking valioso e debates aprofundados nos encontros presenciais, recarregando sua energia com o aprendizado colaborativo. As aulas online ao vivo oferecem a liberdade de estudar onde e quando quiser, otimizando seu tempo e eliminando metade dos deslocamentos. Perdeu a live? Não tem problema, a gravação estará disponível!

E o melhor: DIGA ADEUS ÁS PROVAS TRADICIONAIS! As avaliações são 100% por meio de trabalhos, em sua maioria em grupo, fortalecendo ainda mais seu networking.

O MBA Blended (semipresencial) é a união perfeita entre interação e conveniência para o seu desenvolvimento profissional. Pronto para transformar sua carreira?

Você terá 18 disciplinas nesse MBA: 9 disciplinas presenciais em um de nossos polos + 9 disciplinas realizadas ao vivo por webconferência via Zoom.

Todas as aulas (sejam presenciais ou webconferência) são realizadas às segundas e terças-feiras OU as quartas e quintas-feiras, sempre quinzenais, das 19h às 23h20. O calendário completo será divulgado na aula inaugural do curso.

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

Autoconhecimento e trajetória profissional

Mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.

Coaching e mentoring


Coaching e mentoring como ferramentas de engajamento e desenvolvimento de equipes. Diferenças, semelhanças e limitações do coaching e do mentoring. Ferramentas e funções do coaching e do mentoring aplicados à gestão de pessoas. Aplicações de coaching e mentoring na organização para fomentar aprendizado, autonomia, processo sucessório e resultados sustentáveis. Técnicas essenciais aos processos de coaching e mentoring.

Comunicação integrada

Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições à compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.

Economia Comportamental e Tomada de Decisão

Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Ética e sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética empresarial e ética profissional. Código de conduta e comitê de ética. Responsabilidade e integridade pessoal. Desafios e dilemas éticos. Desenvolvimento sustentável. Responsabilidade socioambiental e cidadania corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Balanço social. Triple bottom line.

Filosofia para Gestores

Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de profissionais da gestão.

Gestão da diversidade e da inclusão

Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.

Gestão de equipes e talentos

Diferentes perspectivas em torno da noção de talento. Dinâmicas de identificação, atração, desenvolvimento, acompanhamento e retenção de talentos. Gestão da singularidade e empowerment. Construção e desenvolvimento de equipes. Gestão de equipes virtuais, autogerenciáveis e em redes colaborativas. Gestão de grupos ágeis e squads. Espiral de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Governança corporativa e compliance

Princípios essenciais de governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Conceito de stakeholder. Conceito de ESG (environmental, social and corporate governance). Arquitetura de governança. Teoria da Agência e conflitos de interesse. Boas práticas de governança corporativa. Gestão e programas de compliance. Governança, compliance e geração de valor para a organização. Relatório GRI.

Liderança, poder e influência

Movimento em torno da liderança: principais abordagens e fundamentos. Liderança como relação de poder e influência. Liderança versus gerenciamento. Das competências gerenciais às competências em liderança. Liderança e construção de ambiências organizacionais de alto desempenho. Pipeline e formas de desenvolvimento da liderança. Liderança de si e dos outros.

Mudança e Cultura Organizacional

Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança. 

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Neurociência aplicada à gestão

Neurociência: contribuições à gestão dos elementos humanos das organizações. Neurociência Cognitiva e comportamento social: atenção, inteligência emocional, inteligência social e soft skills. Aplicações da Neurociência Sociocognitiva ao desenvolvimento de pessoas. Neurociências, relações interpessoais e dinâmicas comunicacionais. Metodologias, abordagens e desafios da Neurociência aplicada à liderança e à gestão de pessoas.

Projetos e metodologias ágeis

Gerenciamento de projetos – visão geral. Conceitos básicos de gestão de projetos. Escritório de Projetos – Project Management Office (PMO). Stakeholders. Fases e entregas ao longo do ciclo de vida dos projetos. Escopo. Canvas. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Plano de gerenciamento do projeto. Metodologias ágeis: o que é, diferenciação de outras metodologias. Manifesto ágil e seus elementos – mindset, quatro valores, 12 princípios e práticas. SCRUM e seus componentes. 

Saúde corporativa e mindfulness

Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.

Storytelling e outras práticas de comunicação

Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento. Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Storytelling: conceitos, técnicas e aplicabilidade. Condução de reuniões presenciais e virtuais. Marketing pessoal e relacionamento com a mídia e as redes sociais.

Investimento

Aproveite as condições especiais para matrículas antecipadas!

Até 19/12/2025

  • 36x de R$ 1.385,00
  • 24x de R$ 1.963,00
  • À vista: R$ 42.110,00

Público-alvo

| Graduados em diversas áreas do conhecimento que desejam trabalhar com Gestão Estratégica de Pessoas.

Pré-requisitos
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.