Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 24/03/2025
Data limite de inscrição: 24/03/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 21 meses)
Frequência: Mensal
Ao vivo: Seg e Ter: 18h às 22h20 (local). Presenciais: Sexta 18h às 22h20 e Sábado das 8h às 12h20
No cenário atual em que as empresas buscam melhorar a governança corporativa, seus controles e ganhar competitividade para poder crescer de forma sustentável, o MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance oferece ferramentas que possibilitam as empresas a transformar o plano estratégico em medidas táticas e operacionais, capazes de gerar valor para os stakeholders.

Você irá adquirir:
  • Entendimento sobre o planejamento, a execução e o controle das finanças de uma organização;
  • Conhecimento sobre os modernos princípios e técnicas de Finanças, Controladoria, Auditoria e Governança Corporativa.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance

Auditoria das Demonstrações Contábeis

Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.

Economia Empresarial

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

Gestão e Controle dos Riscos Corporativos

Gestão e Controle dos Riscos: conceitos, estruturas. Principais medidas e ações para o gerenciamento e controle. Requerimento de capitais. Necessidade de uma eficaz gestão e controle dos riscos.

Contabilidade de Ativos Relevantes

Principais conceitos relativos às demonstrações contábeis. Contabilização de: Instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, propriedade para investimentos, ativos Biológicos e intangíveis (exceto goodwill).

Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais

Investimento em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas. Provisões, ativo e passivo contingente. Receita de vendas e de serviços.

Gestão Estratégica


Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Gestão de Tributos

Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Liquido, PIS e Confins.

Avaliação de Empresas

Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

Análise de Projetos de Investimento

Aspectos para a análise de projetos de investimentos. Aplicabilidade e limitações dos métodos de análise da viabilidade de um projeto de investimento. Cálculo do risco sistêmico de um ativo. Aplicabilidade dos métodos de análise comparativa e de performance dos projetos de investimentos.

Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis

Contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

Compliance

Controle Interno. Compliance. Lei Anticorrupção nº 12.846/13. Decreto 8.420/15. Mapas de Riscos e Programas de Integridade (portarias 909 e 910). Instruções Normativas 1 e 2 (CGU). Consumer Compliance. Aspectos controversos e desafios.

Controladoria


Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

Finanças Corporativas


Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

Gestão de Capital de Giro

Gestão de capital de giro. Estratégias de financiamento e de investimentos em capital de giro. Gestão de disponível. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de compras.

Gestão de Custos




Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável e atividades [ABC]. Formação de preços baseada em custos.



Governança Corporativa


Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Teoria dos stakeholders; responsabilidade social e reparação social; sustentabilidade corporativa e ética nas relações com stakeholders. Dilemas éticos no processo decisório. Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de governança e geração de valor.



Matemática Financeira


Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Orçamento e Controle

Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

Recomendado para profissionais de Finanças que queiram maior desenvolvimento na área, profissionais de outras áreas que queiram desenvolver habilidades financeiras e profissionais da área de TI (que trabalhem com módulos financeiros ou contábeis e queiram oferecer melhores serviços aos seus clientes).

Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
 
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular + entrevista

processo seletivo com análise curricular e entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
  • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
  • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cédula de identidade
  • Foto recente 3 x 4 (colorida)
  • Diploma do curso de graduação*
  • Histórico escolar de graduação

*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

*Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.