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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 28/04/2025
Data limite de inscrição: 28/04/2025
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 7 semanas)
Frequência: Semanal
2ª e 3ª das 19h às 22h30 (Presencial)
O ambiente de negócios torna-se mais competitivo a cada dia. De uma simples compra a complicados acordos de cooperação no longo prazo, exigem-se dos profissionais novos patamares na capacitação em negociação: é preciso criar valor, construir relacionamentos estáveis, cortar custos no processo, reduzir o estresse dos envolvidos, minimizar riscos jurídicos. O curso Formação Executiva em Negociação foi concebido para acelerar o desenvolvimento das suas competências em negociação. O curso aborda os múltiplos aspectos da negociação e dos vários impulsionadores e inibidores do complexo processo de construção do consenso. Especial atenção é dada a aspectos críticos que, por vezes, são esquecidos: percepção de justiça, sentimento de frustração e gratificação, falhas nos processos de avaliação e decisão, motivações não muito claras de cada participante (ego, preocupação com a autoimagem, etc.).

Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • aplicar conceitos, métodos e novas perspectivas voltadas à otimização dos resultados tangíveis;
  • estabelecer eficiência no processo, reduzindo tempo, custo e esforço necessários – e, por conseguinte, reduzir o estresse dos envolvidos;
  • selecionar, formatar e praticar, caso a caso, ações e abordagens mais adequadas para a redução do estresse e do desgaste emocional aplicável a cada contexto específico;
  • construir, consolidar e preservar os relacionamentos pessoais e profissionais.
Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Negociação

Negociação: Ampliando Horizontes com Foco nos Resultados

Módulo 1 – Estruturação estratégica e tática da negociação
  • Escolha de ambiente, território, perfil dos interlocutores, estilo dos negociadores, itens da pauta a serem discutidos, disposição da mesa, etc.
  • Ajuste dos fatores mencionados à estratégia e às táticas de negociação mais adequadas
  • Negociação antagônica, tensa ou intimidadora
  • Negociação com múltiplos fatores em discussão
Módulo 2 – Fatores intervenientes: percepções, emoções, comunicação
  • Influência dos fatores intervenientes
  • Impeditivos na perspectiva do ponto de vista do outro
  • Riscos das falhas de comunicação nas negociações
  • Armadilhas da parte subjetiva da negociação: problemas e desalinhamentos
Módulo 3 – Elemento neutro como recurso para superar impasses
  • Elemento neutro: a sua importância
  • Contribuição da arbitragem e da mediação
  • Qualificações para escolher um árbitro ou mediador
  • Benefícios financeiros e emocionais de não levar o litígio à esfera judicial
  • Desafios e novas perspectivas em mediação e arbitragem
Módulo 4 – Comunicação e os seus impactos na negociação
  • Principais erros e armadilhas em comunicação
  • Comunicação escrita e verbal
  • Desafios de um mundo ultraconectado
  • Ouvir e decodificar a comunicação

Negociação: Mind Reset – Reconstruindo Modelos Mentais

Módulo 1 – A negociação por uma nova perspectiva
Principais aspectos objetivos e subjetivos que permeiam as negociações
Como construir relações estáveis e duradouras após o “sim” do contrato

Módulo 2 – Erros que todo mundo comete, e quase ninguém percebe
Situações que induzem a erros de avaliação e decisão: aumento irracional de compromissos; decisões equivocadas por excesso de confiança e erros de avaliação; viés da informação e como evitar essa armadilha; mito do bolo de tamanho fixo
Como evitar que o outro lado se torne irracional?

Módulo 3 – Decisões inteligentes
Árvores de decisão, tabelas de payoff e modelos mentais para a otimização do processo decisório
Reconhecimento de barreiras mentais
Blindagem psicológica contra armadilhas subliminares
Definição e adequação da estratégia aplicável a cada situação de negociação específica

Módulo 4 – Persuasão e influência: a arte de “vender ideias”
Ciência do comportamento e persuasão
Compreensão do comportamento humano para facilitar os acordos
Como trazer o “adversário” para o nosso campo
Argumentação persuasiva: requisitos e estrutura
Como ganhar a “cumplicidade” do outro lado para superar impasses
Ferramentas psicológicas de influência e persuasão
Oratória, retórica e dialética para argumentação empresarial
Conversas difíceis

Negociação: Métodos e Técnicas para Otimizar Resultados

Módulo 1 – Preparação para a negociação
  • Formas de se preparar para as negociações
  • Redução das incertezas por meio da coleta de informações
  • Hierarquia de interesses: o que é realmente importante? Do que posso abrir mão?
  • Metas nos cenários otimista, realista e pior caso
  • Estruturação dos passos e ações que poderão levar aos resultados projetados
  • “Plano B”: qual é a melhor opção caso não se chegue ao acordo?
  • Definição da linha de argumentação e documentação de apoio
Módulo 2 – Método de Harvard
  • Separação das pessoas do problema
  • Como concentrar em interesses, não em posições
  • Opções de ganhos mútuos
  • Critérios objetivos
Módulo 3 – Negociação competitiva
  • Definição de metas, valores aceitáveis e limites
  • Como decidir se é o momento de fazer ou não a primeira oferta
  • Caminhos para a otimização dos resultados
  • Como facilitar a decisão do outro lado
Módulo 4 – Negociação cooperativa
  • Papel da empatia: criando um ambiente de cooperação
  • Como compartilhar informações sem transferir poder ao outro lado
  • Identificação e otimização de interesses compartilhados
  • Cuidados com a preservação dos relacionamentos

Negociação em Situações Complexas

Módulo 1 – Lidando com os poderosos: como neutralizar situações de desvantagem
  • Situações em desvantagem na negociação
  • Poder, tempo e informação: como funcionam e interagem os fatores condicionantes da negociação
  • Redução de desvantagem e busca pelo reequilíbrio da relação
  • Como utilizar o poder a seu favor, quando em posição favorável
  • Minimização de danos
Módulo 2 – Consenso em grupos: desafios e métodos
  • Negociações com múltiplos envolvidos
  • Riscos e resultados imprevisíveis
  • Negociação multiparte: características e desafios
  • Montagem do quebra-cabeça: melhorando a clareza de um cenário incompleto
  • Construção do consenso em grupos: desafios, técnicas, armadilhas e cuidados
Módulo 3 – Negociação interna: a dificuldade de lidar com os próprios pares
  • Divergências internas: problemas inesperados
  • Processos intra e interáreas: diferentes visões que levam a propostas incompatíveis entre si
  • Métodos e técnicas para reduzir desgastes e aumentar a coesão
Módulo 4 – Bastidores da negociação: agenda oculta e dissimulação
  • Contextos adversos das negociações
  • Dissonância entre o interlocutor e o grupo que ele representa: ações para superar impasses
  • Enfrentamento de novos concorrentes
  • “Agenda oculta"

Investimento

Consulte nosso atendimento:

  • Condições especiais para ex-alunos.
  • Empresas parceiras (10%).

Condições não cumulativas.

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Até 28/02/2025

  • R$ 4.722,00 à vista ou até 10x de R$ 493,62

Até 28/03/2025

  • R$ 4.878,00 à vista ou até 10x de R$ 509,93

Até 28/04/2025

  • R$ 5.055,00 à vista ou até 10x de R$ 528,43

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Negociação é recomendado para:
  • profissionais das mais diversas áreas de atuação que desejam ampliar e consolidar as suas habilidades de negociação, especialmente, no ambiente dos negócios.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

sem processo seletivo

Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

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