Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 16/03/2026
Data limite de inscrição: 16/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Semanal
T01 (2026.1) - Presencial 2ª e 3ª 19h às 23h20 | Ao vivo 2ª e 3ª 19h às 23h20
Transforme sua atuação com gestão estratégica em cooperativas de saúde.
O MBA com ênfase em Cooperativas de Saúde capacita profissionais para tomar decisões estratégicas, liderar equipes e aplicar soluções sustentáveis que fortalecem a atuação das cooperativas de saúde no Brasil.
 
Formar líderes preparados para os desafios da saúde cooperativista.
 O curso MBA com ênfase em Cooperativas de Saúde desenvolve competências para decisões estratégicas, gestão sustentável, análise de dados e inovação, promovendo impacto positivo na saúde da população e nas organizações do setor.
 
Aprimore suas habilidades
Desenvolva novas competências gerenciais.
 | Tomar decisões com base na evolução do cooperativismo de saúde no Brasil e no mundo
 | Aplicar princípios éticos e de intercooperação na gestão de cooperativas de saúde
 | Coordenar ambientes internos e externos com foco em serviços, riscos e relações humanas
 | Utilizar ESG e legislação para promover gestão sustentável no setor
 | Construir análises de cenários com dados estratégicos do cooperativismo de saúde

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA com ênfase em Cooperativas de Saúde

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Análise de Dados para Cooperativas de Saúde

Métodos para organização de banco de dados para análises quantitativas e qualitativas que orientam a tomada de decisão em cooperativas de saúde. Tipos de tratamento de banco de dados e estudo de tecnologias disponíveis para o processamento de dados. Tipos de dados para cooperativas da saúde. Métodos de coleta de dados. Mensuração e escalas. Elaboração de questionários. Análise básica de dados. Análise avançada de dados. Análise de sinistralidade. Tendências de dados em saúde. Dados para melhoria de eficiência, qualidade e produtividade. Técnicas atuariais. Formação de preços. Dados para protocolos de atendimento. Bases de dados públicas em saúde. Padrões e protocolos de informação na saúde. Métodos estatísticos. Análises descritivas e exploratórias. Análises inferenciais e causais. Elaboração de relatórios e apresentação de resultados de gestão de saúde. Equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa como diretriz para relatórios.

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

ESG e Gestão Sustentável de Cooperativas

Conceitos de ESG e a sua aplicação: dimensões ambiental, social e de governança. Governança cooperativa e responsabilidade social cooperativa. Economia circular. Gestão de riscos socioambientais e econômicos. Gestão da diversidade e inclusão. Mudanças climáticas e transição energética. Cooperação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Características do cooperativismo em redes. Educação cooperativa e cultura da cooperação. Economia solidária e cooperativismo. Boas práticas de cooperativas em face dos atuais desafios de gestão sustentável.

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Formas de Atuação das Cooperativas do Ramo Saúde

Números do cooperativismo de saúde e Anuário Coop do Sistema OCB. Indicadores financeiros e sociais do cooperativismo de saúde e as suas implicações. Sistemas de cooperativismo de saúde no Brasil e no mundo. Operadoras de planos de saúde médico. Cooperativas prestadoras de serviços médicos, hospitalares e odontológicos. Cooperativas operadoras de planos de saúde odontológicos. Cooperativas de fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e demais profissões do setor de saúde. Sistema Integrado de Saúde e especificidades do modelo cooperativista. Cadeia de valor de cooperativas de saúde. Classificação pela legislação brasileira. Intercooperação e cooperativismo. Concorrência, demanda, suprimentos e macroambiente.  

Funcionamento de Cooperativas e Ramos de Atuação

Desenvolvimento de cooperativas e a sua natureza jurídica. Procedimentos formais para a constituição de cooperativas. Organização do quadro social de cooperativas. Estratégias operacionais e organizacionais do sistema cooperativo. Rotinas e práticas de cooperativas. Definição dos ramos oficiais do cooperativismo no Brasil. Cooperativas agropecuárias. Cooperativas de consumo. Cooperativas de crédito. Cooperativas de infraestrutura. Cooperativas de saúde. Cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços. Cooperativas de transporte.

Gestão da Qualidade para Cooperativas de Saúde

Gestão da qualidade e dos processos para cooperativas de saúde. Gestão de relacionamento com cooperados. Qualidade como ponto crítico nos sistemas de saúde. Atenção primária à saúde. Perspectivas do cooperativismo de saúde e do trabalho médico. Visão da qualidade como técnica versus visão da qualidade para o atendimento das expectativas do público-alvo das cooperativas de saúde. Dilemas técnicos versus excelência de atendimento para os usuários dos serviços de saúde. Atendimento e satisfação do público-alvo. Ações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Acreditação em saúde pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) como boa prática de gestão. Programas para implantação da acreditação. Lean Six Sigma. Prevenção e controle de infecção. Segurança do paciente. Gestão da experiência do paciente. Serviços de diagnóstico terapêutico. Rotinas, procedimentos, protocolos clínicos e gerenciados. Gestão dos serviços de apoio. Segurança ambiental. 

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Gestão de Riscos em Cooperativas de Saúde

Fundamentos de gestão de riscos aplicáveis às cooperativas de saúde. Atenção primária à saúde. Pontos de atenção em gestão de custos e sinistralidade. Gestão de custos assistenciais, rede prestadora e serviços próprios em operadoras de planos de saúde. Desafios da saúde suplementar. Gestão de reputação. Organização de serviços e linha de cuidado dos pacientes críticos: protocolos em urgência, emergência e terapia intensiva. Humanização e bioética. Negociação e administração de conflitos na saúde. Metodologia de análise de solução de problemas (Masp). Judicialização da saúde, direito médico e questões processuais. Responsabilidade civil e penal do gestor. Direito aplicável às operadoras de planos de saúde. Compliance anticorrupção no âmbito criminal. Segurança da informação e governança na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Gestão Estratégica e de Inovação em Cooperativas de Saúde

Planejamento estratégico em saúde. Gestão estratégica em saúde suplementar. Cultura organizacional e geração de resultados nas cooperativas de saúde. Organização e gestão hospitalar. Gestão operacional em cooperativas de saúde. Gestão de portfólios para cooperativas médicas. Mercado e operadoras de saúde. Regulamentação de planos de saúde. Qualidade, segurança e experiência do paciente. Gestão do cuidado à saúde. Informação em saúde e epidemiologia gerencial. Liderança e gestão exponencial na saúde. Gestão da inovação para cooperativas de saúde. Design thinking. Teoria das restrições. Business intelligence (BI). Diagnosis Related Group (DRG). Formulação e gestão de estratégias ágeis. Ambiente virtual. Inteligência artificial (IA) e novas tecnologias na saúde. Transformação digital e inovação em saúde. Tecnologia hospitalar e gestão de tecnologia em saúde. Processos inovadores aplicados em saúde. Hospital do futuro. Clínicas do futuro. Cenários e tendências em saúde e nas suas instituições.

Introdução ao Cooperativismo e seus Princípios

Definições de cooperativismo. Síntese histórica do cooperativismo no mundo e no Brasil. Contexto da origem do cooperativismo: a Revolução Industrial na Inglaterra. Sociedade dos probos de Rochdale. Primeiras cooperativas no mundo e no Brasil no século XIX. Surgimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Lei de Política Nacional de Cooperativismo (Lei nº 5.754, de 16 de dezembro de 1971). Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Tipos/ramos das cooperativas. Números do cooperativismo no mundo e no Brasil. Princípios e valores do cooperativismo. Pioneiros de Rochdale. Livre e aberta adesão dos sócios. Gestão e controle democrático dos sócios. Participação econômica do sócio. Autonomia e independência. Educação, treinamento e informação. Parceria entre as cooperativas (intercooperação). Interesse pela comunidade. Princípio extraoficial da comunicação. Cinco valores da governança cooperativa expressos no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa: autogestão, senso de justiça, transparência, educação e sustentabilidade.

Jogo de Negócios

Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes.
Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação.
Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias.
Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas.

Legislação Aplicável ao Cooperativismo


Legislação aplicável ao cooperativismo. Políticas públicas e cooperativismo. 11 características das cooperativas previstas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Direito Cooperativo. Direito Constitucional e sua relação com princípios do cooperativismo. Direito do consumidor aplicável às cooperativas e prevenção de passivos trabalhistas. Direito de Propriedade, proteção de dados e implicações cooperativistas. Direito Societário aplicado às Cooperativas. Direito e relações comerciais internacionais.


Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

| Profissionais que atuam ou desejam atuar em cooperativas de saúde, que buscam aprofundar seus conhecimentos em gestão estratégica, ética e sustentabilidade.

Pré-requisitos do curso:

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
 
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.