Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: Imediato
Data limite de inscrição: 04/12/2024
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 19 meses)
Frequência: Semanal
2024.2 - Live: Quarta e Quinta-feira (19h às 22h30) / Presencial: Sábado 9h às 17h20
O programa do MBA em ESG – Environmental, Social & Governance visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
 
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
 
  • identificar os principais desafios para a condução de oportunidades e mitigação de riscos sociais, ambientais e de governança;
  • gerar valor para os diversos stakeholders com base nos pilares da gestão responsável;
  • implementar práticas para organizações inclusivas e sustentáveis;
  • aprimorar e desenvolver indicadores e relatórios de divulgação das ações em ESG;
  • analisar portfólios de produtos, unidades de negócios e práticas em ESG, contemplando riscos e impactos socioambientais e financeiros;
  • aplicar respostas estratégicas viáveis às pressões institucionais e às legislações relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança.

TURMA CONFIRMADA!

2° Disciplina: 04/12/2024

Sujeito a alterações

 

Como funcionam as aulas?
Presencial - sábado, das 9h às 17h20 (Um encontro por disciplina).
Ao vivo, via webconferência – 4as e 5as, das 19h às 22h30 (Três encontros por disciplina).
Avaliação: Online - atividades assíncronas.

*No curso, apenas uma disciplina é feita por vez. 

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em ESG – Environmental, Social & Governance

Avaliação de impactos socioambientais

Riscos socioambientais. Evolução dos riscos de segurança. Metodologias de identificação e análise de risco. Elementos de gestão de risco e do meio ambiente, saúde e segurança. Definição de impactos socioambientais. Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para implantação de empreendimentos. Definição de indicadores e de desempenho socioambientais.

Business case em ESG

Melhores práticas ESG do mercado internacional e nacional. Tendências e aplicações em organizações privadas, públicas e não governamentais. Papel da liderança na transformação da cultura em ESG. Business cases.

Direito ambiental

Princípios do direito ambiental. Evolução do direito ambiental em nível internacional e nacional. Política Nacional do Meio Ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Poder de polícia ambiental. Competências em matéria ambiental. Relatório (EIA/Rima). Sistema Nacional de Licenciamento Ambiental e responsabilização por danos ambientais. Tutela da biodiversidade e de recursos naturais. Código Florestal. Política Nacional de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos. Legislação, normas e novos mecanismos legislativos, instrucionais e regulatórios da área ambiental. 

Economia circular e logística reversa

Economia circular, modelos de gestão e ciclos. Modelos lineares atuais, repensar processos produtivos, desenvolver e influenciar novas relações de produção, distribuição e consumo. Inovação nos processos e nas relações. Consumo e consumismo em uma dinâmica pelos contextos econômico, social e ambiental, e os seus respectivos impactos à sociedade e ao meio ambiente. Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), reciclagem, remanufatura e recondicionamento de produtos e reciclagem. Aplicações de logística reversa.

Empreendedorismo social e negócios de impacto

Estado, mercado e terceiro setor: as tipologias organizacionais. Referencial teórico conceitual sobre empreendedorismo social em um contexto de desenvolvimento sustentável. Organizações híbridas e empresas sociais e as suas delimitações. Negócios socioambientais: tipologia e histórico. O ecossistema organizacional dos negócios socioambientais: aceleradoras, investidores, incubadoras, organizações da sociedade civil, empresas e governo. Gestão de negócios de impacto: modelos, estratégias, geração e mensuração de valor. Abordagens para o alinhamento do investimento social aos negócios. Potenciais riscos e oportunidades. 

Estratégias de comunicação em sustentabilidade

Modelos de comunicação para as práticas sustentáveis. Geração de valor para marca, negócios e pessoas. Compreensão do consumidor mais consciente. Divulgação e transparência de ações em ESG. Relações públicas. Gestão de crise e comunicação. Comunicação para sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social. Geração de uma proposta de valor. Greenwashing. Reportes e relatos de sustentabilidade. 

Finanças corporativas sustentáveis

Introdução a finanças corporativas e contabilidade financeira: princípios de origem, aplicação e retorno dos investimentos. Análise de investimentos sustentáveis. Agenda ESG no mercado financeiro. Abordagens para integração ESG nos investimentos. Fundos de investimentos. Ratings ESG e impacto. Títulos verdes, sociais e sustentáveis.

Gestão ambiental e de resíduos

Meio ambiente, recursos naturais, biodiversidade, ecossistemas, serviços ambientais e poluição. Evolução das estratégias ambientais nas organizações empresariais: fatores motivadores e tendências. Abordagens e ferramentas de gestão ambiental nas empresas: potencialidades. Aplicação dos fundamentos da gestão ambiental na indústria com base nos requisitos e nas melhores práticas do mercado. Contexto ambiental na organização, papel da liderança, riscos, sistemas, ISO e normas. Gestão ambiental de resíduos – desafios e oportunidades.

Gestão da diversidade e inclusão


Conceito de inclusão, diversidade e seus desafios nas organizações. Heterogeneidade da força de trabalho: gênero, raça, classe social e origem regional, idade, orientação sexual e deficiência. Grupos de afinidade, coletivos. Diversidade nos times de trabalho e implicações nos resultados. Gestão inclusiva da diversidade e a sua relação com a cultura organizacional e a liderança. Boas práticas de gestão. Aspectos legais e contemporâneos da diversidade e da inclusão. 

Gestão estratégica de carbono

Mudanças do clima. Gases do efeito estufa. Impactos ambientais. Sociedade de baixo carbono. Cenário de emissões de GEE. Negociações internacionais. IPCC – Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas. COPs. Diminuição das consequências das mudanças climáticas. Processo de obtenção de créditos de carbono. Mercado de carbono no Brasil e no mundo. Certificações relacionadas à gestão de carbono. Desafios e oportunidades de carbono global e nacional. 

Gestão e engajamento de stakeholders

Origens e conceito de stakeholder. Dimensões da Teoria dos Stakeholders. Classificação e modelos de mapas de stakeholders. Construção de valor com o cliente. Gestão estratégica com stakeholders. Engajamento de colaboradores, fornecedores, comunidades e demais grupos de stakeholders. Matriz de materialidade. Modelos de negócios centrados nos stakeholders. Comunicação e relacionamento com os diferentes grupos de stakeholders. Cocriação de valor com stakeholders. Parcerias e estratégias de relacionamento multistakeholders

Governança corporativa


Conceitos de governança corporativa. Evolução, marcos da governança corporativa. Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Planejamento de sucessão. Atribuições de conselhos. Princípios de governança e aspectos comportamentais do processo decisório. Níveis de governança. Governança e geração de valor. Compliance e mecanismos anticorrupção.

Gestão de riscos e due diligence

Modelos de gestão de riscos corporativos: COSO. Análise e gestão de riscos operacionais e corporativos. Cultura da gestão de riscos corporativos. Fator humano na gestão de riscos corporativos. Auditoria de riscos. Mitigação de riscos no processo de contratação e controles internos. Processo de due diligence ambiental, contábil, fiscal, financeira, trabalhista, entre outras. Aplicações de Data Analytics (Business Analytics). Matriz de risco e as ações preventivas e corretivas.

Gestão, regulação e transparência em ESG


Dimensões de ESG – environmental, social & governance. Pressupostos e boas práticas em ESG. Métricas, indicadores, KPIs e matriz de ESG. Mensuração e monitoramento das questões ESG e o seu alinhamento com a comunicação, a estratégia e os relatórios corporativos. Transparência em ESG. Frameworks de sustentabilidade e reporte em ESG. Certificações obrigatórias e voluntárias: certificação Sistema B e ISO. Comércio justo, LEED. Certificações por segmento e avaliação de impacto B. Estabelecimento de relações entre políticas públicas e regulamentações específicas. Estudo das regulamentações e dos seus impactos jurídicos nas políticas sociais e econômicas.






Inovação e transformação digital

Inovação, tecnologia e a função de P&D. Impacto da tecnologia nos produtos, processos e modelos de negócios. Economia de escala e de escopo. Tecnologia de ruptura. Capacidades tecnológicas. Modelos e métodos para tornar a empresa inovadora. Inovação ambidestra, condicionantes e desempenhos. Propriedade intelectual. Panorama da tecnologia no Brasil e na América Latina. Razões para a baixa geração de inovações. Impactos da tecnologia sobre a sociedade e o meio ambiente. Novas tecnologias aplicadas à indústria e aos negócios . Transformação digital do modelo de negócios.

Mudanças climáticas e transição energética

Grandes desafios e problemas ambientais do setor energético. Política energética e política ambiental. Impacto das políticas internacionais e nacionais de enfrentamento climático nas cidades e nas empresas. Estratégias corporativas, nacionais e subnacionais de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Experiências internacionais e nacionais de gestão e responsabilidade social e corporativa frente às questões climáticas. Riscos e oportunidades atrelados às mudanças climáticas. Conexão a operação da empresa com práticas sustentáveis, considerando produção mais limpa e uso de energias renováveis.

Sustentabilidade corporativa e ESG


Conceitos de sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, tripé da sustentabilidade, criação de valor compartilhado e core business. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fundamentos de ESG – environmental, social & governance. Responsabilidade social corporativa. Tipologia de organizações sustentáveis. Abordagens e desafios da gestão ambiental empresarial. Papel dos stakeholders. Negócios sustentáveis como fonte de vantagem competitiva e de impacto positivo na sociedade. 


Sustentabilidade na cadeia de suprimentos


Configurações de cadeias de suprimentos sustentáveis. Mecanismos de governança, controle e monitoramento dos riscos na cadeia de suprimentos. Desafios futuros. Dinâmicas estruturais, tecnológicas e relacionais na cadeia de suprimentos. Elementos para a construção de produtos e serviços sustentáveis visando à conexão com a cadeia de suprimentos. Riscos e oportunidades em relação à cadeia de suprimentos. Pressões legais e de mercado que influenciam a tomada de ações concretas junto a fornecedores. Indicadores de sustentabilidade na cadeia de suprimentos.

Investimento

Até 04/12/2024

  • R$ 32.760,00 à vista ou até 36x de R$ 1.077,33

Público-alvo

O MBA em ESG – Environmental, Social & Governance é recomendado para:
  • profissionais que atuam em empresas privadas, de diversos portes, e estatais industriais ou de serviços, que objetivam implementar ações e práticas em ESG e desejam obter uma formação em gestão de ESG para atuar em consultoria especializada ou para estruturar os seus próprios negócios;
  • profissionais com formação técnica nas áreas ambientais, direito, finanças, engenharias e demais áreas que queiram aprimorar competências gerenciais na temática ESG de forma objetiva e em curto prazo, e obter desenvolvimento, qualificação profissional e conhecimentos práticos para atuar em funções administrativas;
  • profissionais que desejam se reposicionar e reingressar de maneira competitiva em nova área no mercado de trabalho.
Pré-requisitos:
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.

Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. 
A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes. 

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

Cursos similares

Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
A evolução dos cenários econômicos impacta o...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
Para alcançar os objetivos estratégicos, é preciso...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
No cenário da indústria 4.0 e 5.0, as empresas precisam se...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
O curso Estratégia Corporativa e Negócios apresenta, de...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
O curso Estrutura e Processos Organizacionais apresenta e contextualiza a...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
O curso Gerenciamento de Programas, Portfólio e PMO trata do...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
O curso Gerenciamento de Riscos em Projetos apresenta o processo para o...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
O curso Gerenciando Projetos e Produtos com Scrum apresenta o...
Online Curta e Média Duração
Estratégia e Negócios
O curso Gestão da Cadeia de Suprimentos foca as atividades de log...

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.