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Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 24/04/2026
Data limite de inscrição: 24/04/2026
Carga Horária: 480 horas/aula
(Duração: 21 meses)
Frequência: Mensal
Sexta: 18h30 às 22h50; Sábado: 08h00 às 17h50; Domingo: 08h30 às 12h50
O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e sistêmica das atividades empresariais bem como formar profissionais que ocupam cargos executivos e pessoas empreendedoras que saibam como criar valor para a sua empresa.
 
O objetivo principal do curso é preparar estudantes para assumirem posições de destaque na direção das empresas e liderarem o seu próprio negócio. Para isso, o curso busca motivar as pessoas participantes a serem protagonistas, liderando pelo exemplo, respeitando e valorizando a diversidade e o meio ambiente, buscando criar uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para o desenvolvimento social.
 
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • identificar, implantar e utilizar tecnologias para aumentar a eficiência operacional e conquistar mercados;
  • identificar oportunidades de novos negócios, construindo modelos de negócio inovadores;
  • aplicar habilidades comportamentais e de relacionamento;
  • propor e implementar estratégias geradoras de valor para a empresa, com base na visão sistêmica sobre redes empresariais e na análise do ambiente de negócios;
  • analisar e decidir sobre o uso mais eficiente dos recursos da empresa, de modo a maximizar a criação de lucro para acionistas e os benefícios para a sociedade.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

Análise das Demonstrações Financeiras

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para a gestão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (FCX) e Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Análise de Cenários Macroeconômicos

Produto Interno Bruto (PIB) e mensuração da atividade econômica. Inflação e índice de preços. Moeda, sistema financeiro e taxa de juros. Taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Gasto do governo e dívida pública. Condução da política macroeconômica e os seus efeitos sobre a economia. Cenários macroeconômicos e os seus impactos sobre os negócios. Avaliação da conjuntura atual com base em indicadores econômicos. 

Análise de Custos e Formação Estratégica de Preços

Ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Custos e a sua importância na formação do preço. Classificação de custos e despesas. Métodos de custeio por absorção e variável. Determinação da margem de contribuição. Análise do break-even point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão, utilizando o método de custeio variável para a avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.

Análise de Projetos de Investimento

Conceitos de finanças corporativas aplicados à análise de projetos de investimentos. Indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Projeção de fluxo de caixa de um projeto de investimento. Noções de risco e cálculo do custo de capital de um projeto de investimento.

Comunicação Interpessoal e Influência

Processo de comunicação interpessoal. Tipos de comunicação. Escuta ativa e empatia. Comunicação não violenta (CNV). Comunicação verbal e não verbal. Barreiras e ruídos na comunicação. Comunicação assertiva e feedback como processo de desenvolvimento. Influência e persuasão no ambiente organizacional. Storytelling como estratégia de comunicação. Comunicação como ferramenta de liderança e engajamento de equipes.

Empreendedorismo, Inovação e Criatividade

Importância do empreendedorismo e da inovação para o futuro das organizações. Cultura organizacional e inovação. Liderança e gestão de equipes criativas. Desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. Ferramentas para o estímulo da criatividade, a inovação, o desenvolvimento e a validação de produtos e serviços. 

Estratégias de Marketing e Mídias Sociais

Marketing tradicional, marketing digital e as suas métricas. Comportamento do consumidor e do consumidor digital. Estratégias de marketing e de marketing em mídias sociais. Conteúdo e publicidade para mídias sociais. Métricas e análise de desempenho. Tendências em marketing digital.

Estratégias de Negócios Digitais

Transformação digital e e-business. Tecnologia e mudanças de comportamento. Tendências e oportunidades no ambiente digital. Modelos de negócio baseados em plataformas digitais, e-commerce e arquitetura de serviços digitais: Direct to Consumer (D2C), Business to Business to Consumer (B2B2C), marketplaces e outros. Tecnologias emergentes – IA, blockchain, internet of things (IoT), realidade aumentada, big data – na transformação dos modelos tradicionais em negócios digitais escaláveis. Experiência do cliente, análise de dados e efeitos de rede como fatores centrais na vantagem competitiva. Liderança digital, cultura de inovação e condução de projetos de transformação digital com foco em performance organizacional. Aspectos regulatórios, privacidade de dados e cibersegurança – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – no contexto do e-business.

Estratégias para o Crescimento da Empresa

Evolução da estratégia empresarial. Principais pensadores da estratégia. Estratégia aplicada aos negócios: manutenção de market share. Criação de barreiras de entrada. Aumento de market share. Lançamento de novos produtos e novos serviços. Scale-up. Internacionalização da empresa ou do negócio. Aquisições (M&A). Alianças estratégicas. Inovação em produtos e serviços. Inovação no modelo de negócio. Empresas exponenciais. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Objetivos, metas e Objectives and Key Results (OKRs).

Gestão da Cadeia de Valor

Cadeia de valor nas organizações. Cadeias globais de valor. Papel do e-commerce na cadeia de valor. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de venda e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica dos processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e da integração entre vendas e operações (S&OP).

Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios

História da IA. Evolução das tecnologias, marcos e principais teorias da IA. Introdução ao aprendizado de máquina (machine learning – ML): modelos, algoritmos e aplicações. Aplicações da IA em diferentes áreas da organização, com foco em geração de valor para os negócios. Introdução à IA generativa e seus usos em processos de inovação, atendimento, marketing, análise de dados, entre outros. Desafios e riscos associados à adoção de IA em ambientes corporativos. Aspectos éticos e legais da IA. Fundamentos de governança de IA. Boas práticas para implementação responsável em organizações.

Internacionalização de Empresas

Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado-alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.

Liderança e Construção de Equipes de Alto Desempenho

Estilos de liderança e os seus impactos na gestão de pessoas. Liderança situacional. Pipeline de liderança. Diversidade e inclusão como fatores de desempenho. Autoconhecimento, perfis e tipologias comportamentais. Inteligência emocional na liderança e no desenvolvimento de equipes. Líder como agente de mudança. Liderança para a construção de equipes de alta performance em ambientes de confiança, inovação e colaboração.

Microeconomia e Megatendências

Fundamentos de microeconomia: teoria clássica e moderna. Oferta e demanda de mercado na ótica dos setores inovadores. Estruturas de mercado: concorrência perfeita, oligopólio e monopólio. Custos e governança. Falhas de mercado e regulação. Inovação e o seu impacto sobre as estruturas de mercado. Microeconomia dos setores de ponta. Tendências setoriais e cadeias produtivas globais.

Negócios Sustentáveis

Evolução histórica da sustentabilidade. Economia circular. Descarbonização das operações empresariais. Finanças sustentáveis. Mercado de carbono. Transição e segurança energética. Diversidade, equidade e inclusão. Evidenciação da sustentabilidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Global Reporting Initiative (GRI) e dos International Financial Reporting Standards (IFRS) S1 e S2. Princípios da governança corporativa: integridade, transparência, responsabilização, equidade e sustentabilidade. Órgãos de governança: conselho de administração, conselho fiscal, auditoria interna e auditoria independente. Principais riscos ESG e adoção do Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TCFD).

Tópicos Especiais em Corporate Finance

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema corporate finance.

Tópicos Especiais em Estratégias e Mercados

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema estratégias e mercados.

Tópicos Especiais em Inovação e Transformação Digital

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema inovação e transformação digital.

Tópicos Especiais em Negócios e Liderança

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema negócios e liderança.

Valuation de Empresas

Introdução ao valuation de empresas. Revisão de conceitos de finanças corporativas aplicados ao valuation. Dados americanos, ajustados para o Brasil, para o cálculo do Custo do Capital do Acionista da Empresa (Global CAPM). Métodos de valuation de empresas.

Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é recomendado a pessoas que desempenham a atividade empresária; ocupam cargos executivos; prestam consultorias; ou empreendem, com graduação em qualquer área de conhecimento.

Pré-requisito(s):
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: cinco anos;
  • tempo mínimo de experiência profissional: cinco anos.
 
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
 
A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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