MBA em Gestão: Projetos

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Alphaville / Barueri, SP
Modalidade: Blended (semipresencial)
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  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (2ª e 3ª-feiras) das 19h às 23h20
    Início:16/09/2024
    Data limite de inscrição: 16/09/2024
    Duração: 19 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Semipresencial (Blended)

    Cursos com aulas presenciais e aulas ao vivo, por meio de computador ou dispositivo móvel, em dias marcados.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Gerenciar projetos com competência e qualidade é sinônimo de sucesso em qualquer empreendimento. Após a realização deste curso, planejar, controlar e executar um projeto ou um programa estará no seu DNA, e você passará a ser essencial na sua empresa.
    Você vai:
    • desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando a criação de valor para a empresa;
    • adquirir conhecimentos técnicos para se tornar gestor líder, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalha, quanto no desenvolvimento de negócios próprios;
    • relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de exercícios e estudos de caso;
    • trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para elaborar um projeto de carreira;
    • construir competências para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto ou programa, com base nas boas práticas preconizadas pelo Project Management Institute (PMI) e pelo mercado, e
    • saber diferenciar ciclos preditivos de ciclos adaptativos de projetos, optando pelo melhor ferramental em termos de cerimônias, papéis e artefatos a serem utilizados em cada situação e maturidade de gerenciamento que se apresente.

     

    TURMA NOTURNA: Aulas quinzenais às segundas e terças-feiras

    Aula de abertura: Agosto de 2024

    Data prevista de início (aula regular): 16 de Setembro de 2024

    Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

     

    Como as turmas híbridas acontecem?

    Encontros quinzenais:
    Aulas às segundas e terças-feiras das 19h às 23h20

    9 disciplinas presenciais em um de nossos polos + 9 disciplinas realizadas por webconferência via Zoom

    Uma combinação inovadora do ensino presencial com recursos tecnológicos, proporcionando aos alunos o melhor dos dois mundos:

    1. Flexibilidade e Conveniência:
    Combinando aulas presenciais e ao vivo por webconferência, você tem a liberdade de gerenciar melhor sua rotina, sem comprometer a qualidade do aprendizado.

    • As aulas presenciais proporcionam interações diretas com professores e colegas, promovendo debates, networking e troca de experiências. É o melhor modelo para desenvolver suas soft skills.
    • As aulas realizadas ao vivo, permitem que os alunos participem remotamente de onde estiverem, com interação real time com os professores e colegas. Permite desenvolver hard skills em tecnologias digitais, cada vez mais presente em nosso cotidiano.

    O mercado de trabalho valoriza profissionais que sabem se adaptar a diferentes contextos e tecnologias. Nosso formato híbrido prepara você para essas exigências, desenvolvendo habilidades essenciais para a era digital.

    2. Economia de Tempo e Deslocamento:

    A modalidade semipresencial reduz a necessidade de deslocamento para todas as disciplinas, otimizando o tempo dos alunos. A metodologia de avaliação 100% por trabalhos permite melhor aplicação prática dos conteúdos ministrados, economizando deslocamentos apenas para realizar as provas.

    3. Networking Ampliado:

    As webconferências também permitem conexões com outros profissionais, professores convidados, palestrantes e estudantes de outras regiões do país, ampliando a rede de contatos.

    4. Qualidade e Excelência FGV:
    Todas as nossas especializações são ministradas por professores altamente qualificados e reconhecidos no mercado. A FGV é sinônimo de excelência educacional, e nosso formato híbrido não é diferente. Seu certificado será emitido pela FGV, nota 5 no MEC e entre as top 10 do Brasil.

    Programa

    MBA em Gestão: Projetos

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
    econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gerenciamento de aquisições em projetos





    Planejamento das aquisições do projeto. Planejamento dos instrumentos contratuais. Condução e controle das aquisições e instrumentos contratuais. LGPD: aspectos gerais e implicações em gerenciamento de projetos e processos de aquisições e contratos. Responsabilidade solidária em contratos envolvendo dados pessoais. Auditorias em fornecedores: relacionamento de controlador e operador.




    Gerenciamento de cronograma e custos em projetos





    Definição de atividades. Definição de recursos materiais. Definição de recursos humanos. Sequenciamento lógico de atividades. Duração das atividades. Desenvolvimento do cronograma do projeto. Estimativa de custos do projeto. Tipos de estimativa de custos. Fluxo de fluxo de desembolso do projeto. Controle de custos. Controle da utilização recursos. Controle do andamento do cronograma. Análise de valor agregado.




    Gerenciamento de escopo e qualidade em projetos

    Conceito de gerenciamento do escopo do projeto. Estrutura analítica do projeto (EAP). Conceitos e definições de qualidade em projetos. Gerenciamento da qualidade. Definição do plano de gerenciamento do escopo. Definição do plano de gerenciamento dos requisitos. Documentação dos requisitos. Definição da matriz de rastreabilidade dos requisitos. Especificação da linha de base do escopo. Informações sobre o desempenho do trabalho. Solicitações de mudança no escopo. Definição do plano de gerenciamento da qualidade. Definição de métricas de qualidade. Elaboração de relatório de qualidade. Elaboração de documentos de teste e avaliação. Definição de medições de controle da qualidade. Elaboração das entregas verificadas. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto.

    Gerenciamento da integração em projetos





    Termo de abertura do projeto. Plano integrado de gerenciamento do projeto. Controle integrado de mudanças. Gestão das entregas. Lições aprendidas. Atualização de documentos do projeto. Gestão do conhecimento do projeto. Encerramento de uma fase ou do projeto como um todo. Fechamento de contratos. 




    Gerenciamento de programas, portfólio e PMO






    Conceito de gerenciamento de programas. Relacionamento entre gerenciamento de programas, gerenciamento de portfólio e gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de programas e gerenciamento de benefícios. Processos do gerenciamento de programas. Áreas de conhecimento de gerenciamento de programas. Conceito de gerenciamento de portfólio. Alinhamento estratégico do portfólio. Seleção e balanceamento de portfólio. Escritório de projetos – PMO. Maturidade em gerenciamento de projetos. Gestão de portfólio integrada ao PMO.





    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Gerenciamento de riscos em projetos





    Definição e planejamento do gerenciamento de riscos. Risco do projeto versus risco de negócio. Identificação dos riscos do projeto. Análise qualitativa dos riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das reservas e controle dos riscos. Monitoramento dos riscos.




    Jogo de negócios

    Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Métodos ágeis

    Introdução à agilidade. Manifesto ágil. Valores e princípios ágeis. Filosofia Lean. Método Kanban. Lead time do fluxo de trabalho. Limitações de WIP. Framework Scrum. Papéis no Scrum. Cerimônias Scrum. Artefatos usados no Scrum. Estimativas ágeis. Gráficos de controle. Scrumban. Lean startup. Objective and Key Results (OKR). Escalada Ágil. Agilidade nos negócios.

    Mudança e cultura organizacional

    Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.

    Padrões internacionais de gerenciamento de projetos







    PMBOK (PMI): princípios do gerenciamento de projetos, sistema de geração de valor, áreas do conhecimento, abordagem baseada no contexto (tailoring), modelos, métodos e artefatos. ICB (IPMA): áreas de competências (pessoas, práticas e perspectivas), cultura e valores, governança, estrutura e processos. FEL (IPA): modelo das três fases, análise do negócio, seleção e desenvolvimento do escopo, planejamento da execução, implantação, comissionamento, operação e manutenção.






    Transformação digital

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
    Público-alvo
    O MBA em Gestão: Projetos é recomendado para:
    • profissionais que tenham concluído a graduação com, no mínimo, dois anos de experiência na área;
    • profissionais cujo ponto alcançado nas suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica;
    • lideranças responsáveis por administrar projetos, programas, portfólio e escritório de projetos das mais variadas áreas de atuação, incluindo primeiro, segundo e terceiros setores da economia, e
    • profissionais que têm por missão a implantação de mudanças nas suas respectivas organizações.
    Pré-requisitos do curso: 
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Semipresencial (Blended), você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo
    • Preencher a ficha de inscrição.
    • Enviar currículo profissional e acadêmico ou perfil do Linkedin para análise da Coordenação.
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição.
    • Após a aprovação do perfil, enviar a documentação e finalizar a matrícula.

     

    * O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    * As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)