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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 15/04/2026
Data limite de inscrição: 15/04/2026
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 9 semanas)
Frequência: Semanal
Semanal (4ª e 5ª-feiras) das 19h às 22h30
O ambiente de negócios está cada vez mais dinâmico e incerto. Por isso, as empresas precisam de profissionais que vão muito além da operação; elas precisam de estrategistas. Esses líderes têm visão sistêmica do mercado e da organização. São aqueles que vão definir o caminho que vai levar a empresa ao crescimento sustentável.
 
O curso Formação Executiva em Estratégia Empresarial proporciona a você conhecimentos para avaliar o ambiente de negócio, definir cenários, traçar tendências, definir estratégias e liderar pessoas para implementá-las. 
 
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • analisar cenários e tendências econômicas, que servirão de base para traçar estratégias de negócios; 
  • identificar as principais estratégias empresariais e as suas aplicações práticas; 
  • implementar técnicas de liderança em ambientes competitivos. 
Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Estratégia Empresarial

Cenários Econômicos e Tendências

Módulo 1 – Planejamento com cenários: caracterização e aplicações 
  • Cenarização versus previsão
  • Analogias esclarecedoras
  • Usos e limites
  • Seis tendências globais
  • Elementos para a construção de cenários
Módulo 2 – Ambiente de negócios 
  • Análise do ambiente externo
  • Análise do ambiente interno
  • Matriz SWOT
Módulo 3 – Tendências: forças motrizes do ambiente empresarial 
  • Desafio do planejamento com cenários
  • Forças motrizes
  • Dependência da trajetória ou das trajetórias condicionadas
  • Papel de consumidores na definição do ambiente empresarial
  • Paradigmas e identificação de tendências
Módulo 4 – Cenários econômicos 
  • Esfera macroeconômica
  • Mensurações da atividade econômica
  • Flutuações de curto prazo e crescimento de longo prazo
  • Crises financeiras internacionais e construção de cenários macroeconômicos
  • Modelo de negócio versus ideia de negócio
  • Objetivos e marcos para o alinhamento estratégico
  • Novas forças motrizes e alinhamento estratégico

Gestão Estratégica de Empresas

Módulo 1 – Visão estratégica sobre os negócios
  • Evolução da estratégia empresarial
  • Principais pensadores da estratégia
Módulo 2 – Estratégia aplicada aos negócios
  • Diferentes estratégias
  • Processo de desenvolvimento das estratégias empresariais
  • Possíveis combinações de estratégias
Módulo 3 – Indicadores de desempenho estratégico
  • Metas
  • OKR
  • KPI
  • Balanced Scorecards

Liderança em Ambientes Competitivos

Módulo 1 – Práticas de liderança aplicadas a ambientes competitivos
  • O que é liderança
  • Estilos de liderança
  • Liderança no trabalho any time e any where
Módulo 2 – Competências, habilidades e atitudes de um líder visionário
  • Liderança visionária
  • Competências, habilidades e atitudes
Módulo 3 – Habilidades comportamentais e ética na gestão de pessoas
  • Inteligência emocional
  • Ética e cargo
  • Ética aplicada à equipe
  • Ética aplicada ao negócio
Módulo 4 – Equipes heterogêneas e desenvolvimento de talentos
  • Equipe heterogênea e objetivos de negócio
  • Metodologias aplicadas ao desenvolvimento de talentos

Workshop: Planejamento Estratégico

Workshop: planejamento estratégico
  • Escolher uma empresa para servir de base para a elaboração do plano estratégico:
    1. estabelecer os objetivos estratégicos da empresa escolhida;
    2. detalhar as ações durante as sprints;
    3. apresentar e defender o plano criado.
Workshop 1: Definição da empresa e do empreendimento
  • Qual será o empreendimento objeto do plano estratégico?
  • Qual será o produto/serviço?
  • Qual será o público-alvo e que necessidade ou desejo será atendido pelo negócio?
  • Qual é a proposta de valor?
Workshop 2: Grau de inovação do empreendimento/stakeholders/concorrência
  • Qual será a inovação proposta? No produto, nos processos, no serviço?
  • O que a diferencia do que já existe?
  • Qual será o alcance do empreendimento? Local, regional, nacional, internacional?
  • Quem serão os principais stakeholders?
Workshop 3: Pessoas e rede empresarial
  • Que perfis profissionais o empreendimento demandará?
  • Quais serão os meios de produção? Próprios, parte terceirizada, todo terceirizado?
  • Quais serão os canais de suprimento?
  • Quais serão os canais de venda? Físicos, on-line, de terceiros?
Workshop 4
  • Apresentação e sustentação do plano estratégico.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Estratégia Empresarial é recomendado para:
  • profissionais que atuam ou aspiram atuar na média ou na alta gerência de empresas bem como empresários e empresárias de pequenas e médias empresas. 

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

sem processo seletivo

Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

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