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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: Imediato
Data limite de inscrição: 12/12/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Semanal
Presencial: Sex:18h30/22h50 -Sab:8h/18h -Dom:8h/12h / Live: Sex:18h30/22h50 -Sab: 8h/12h30
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 11/09/2026
Data limite de inscrição: 19/06/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Semanal
Sexta-feira: 18:30/22:50; Sábado: 08:00/12:30; Sábado: 13:30/18:00 e Domingo: 08:00/12:00
MBA em Gestão: Industrial – aprenda a implementar técnicas de produção inovadoras e aumente a competitividade em negócios do setor industrial.

Com o MBA em Gestão: Industrial, você vai compreender os impactos da inovação tecnológica no contexto industrial. Por meio de conteúdo prático e multidisciplinar, desenvolverá visão holística das atividades empresariais, sendo capaz de identificar e prospectar tendências no contexto da indústria 4.0.

Gestão de operações com enfoque estratégico
No MBA em Gestão: Industrial, você vai criar estratégias de otimização da produtividade por meio de aspectos econômicos, organizacionais e humanos. Além disso, será capaz de aprimorar o processo industrial, reduzindo custo e aumentando velocidade, pontualidade e flexibilidade de operação, considerando ainda a responsabilidade social e ambiental.

Desenvolva competências para criar iniciativas ágeis no setor industrial.

| Identificar as capacidades inovativas da empresa industrial para enfrentar cenários complexos.
| Avaliar as vantagens competitivas e os ganhos econômicos gerados pela operação.
| Desenvolver processos para sistematizar a análise de resultados na tomada de decisões.

Programa

MBA em Gestão: Industrial

A Gestão Estratégica de Curto Prazo e a Ferramenta APS

Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento. Sequenciamento da produção. Programação das atividades na produção sob encomenda. Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso. Advanced Production Scheduling.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão de materiais

Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos. Abordagem Lean Manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos. Dimensionamento de estoques aplicabilidade das diferentes abordagens. Problemas de implantação.

Gestão de operações e transformação digital na indústria 4.0

O escopo da Gestão de Operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIS). As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas configurações; a capacitação humana e organizacional. Introdução ao Pensamento Enxuto e a Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução industrial; a internet das coisas. Os desafios da produção e da logística no mundo pós Pandemia Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Gestão de Processos para a Qualidade dos Produtos

Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade. Gestão, modelagem e custos do processo. Indicadores de desempenho e metas. Ferramentas para a qualidade. Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean – Total Productive Maintenance (TPM) – e outros métodos. Programas para a gestão da qualidade. Metodologia Seis Sigma. Controle estatístico de processos. Certificados de qualidade e certificação de produtos.

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Lean manufacturing


Mentalidade enxuta e mudança cultural. Principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo. O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Logística integrada na cadeia de suprimentos

Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distribuição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.

Teoria das restrições

Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos; Cinco passos da Teoria das Restrições; Gestão do recurso crítico de capacidade; o Método DBR - Drum / Buffer / Rope (Tambor / Pulmão / Corda); Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.

Throughput accounting


Contabilidade de Ganhos (Throughput accounting) - o processo decisório da Teoria das Restrições; Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas; Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos; Critério de maximização ganhos da empresa.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Workshop de solução de problemas

Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

| Profissionais com experiência industrial em produção, manutenção, qualidade, logística e planejamento que atuam ou desejam atuar com gestão de operações.
| Empreendedores e consultores autônomos que buscam diferenciais na área de gestão de operações.

Pré-requisitos

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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