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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 22/05/2026
Data limite de inscrição: 22/05/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Semanal
Semanal 02 dias(ZOOM): 19:00-23:20 Mensal (Pres.) 6º feira 19h-22:20h/Sáb.08h-17:40h /Dom.08h-13:30h
MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária – desenvolva uma visão estratégica do ciclo de desenvolvimento imobiliário.

Você desenvolverá habilidades gerenciais, como liderança, estratégia e planejamento, e uma visão completa do desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, incluindo análise de mercado, viabilidade, funding, produto, construção, vendas, aspectos jurídicos e tributários.

Abordagem estratégica do mercado imobiliário
Com o MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária, você desenvolverá uma visão integrada do ecossistema de negócios em real estate. Será capaz de identificar oportunidades, desenvolver produtos, analisar a viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e estruturá-los com foco no retorno do investimento.

Desenvolva competências para atuar em posições de liderança no segmento de incorporação e construção imobiliária.
| Implementar o planejamento jurídico societário, tributário e contratual para negócios imobiliários.
| Analisar os diferentes produtos imobiliários.
| Planejar e gerenciar o lançamento, a comercialização e a construção de empreendimentos.

Programa

MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária

Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários




Ecologia: conceitos, histórico, perspectivas e tendências. Desenvolvimento urbano sustentável. Legislação e normalização ambiental aplicada a empreendimentos imobiliários: estudo de impactos, licenciamento e gestão. Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Certificação ambiental de empreendimentos imobiliários.



Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções Imobiliárias




Análise Jurídico-Imobiliária. Lei 4591 – Incorporação Imobiliária. Lei 6766 – Loteamentos. Contratos e Planejamento Societário de Operações Imobiliárias. Lei 10.931 – Patrimônio de Afetação. Alienação Fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades do Empreendedor. Noções de Direito do Consumidor. Mediação e arbitragem.



Contabilidade da Construção Civil e Atividade Imobiliária

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis. Análise das questões contábeis específicas das atividades de incorporação e construção imobiliária.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários




O sistema de crédito imobiliário brasileiro. O Sistema Financeiro Imobiliário - SFI.  Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros.  Financiamento à produção. Funding. Produtos financeiros de base imobiliária. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, CEPAC, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.



Fundamentos de Incorporação Imobiliária

Conceitos e definições. Estrutura de governança de incorporadoras. Desenvolvimento Imobiliário: elementos fundamentais, participantes, recursos de capital e ciclo estratégico. Incorporador x Construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Etapas da estruturação imobiliária.

Gestão de Operações e Obras




Gestão da Construção. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão-de-obra: própria e terceirizada. Planejamento e Gestão do Custo da Obra. Sistemas de Gestão da Qualidade em Obras. Desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil.



Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento da Obra




Funções do departamento de Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento. Planejamento físico do empreendimento. Projetos de Edificações: etapas, contratação e coordenação. Orçamento de obras: conceitos, técnicas e indicadores. Acompanhamento e controle de custos. Building Information Modeling (BIM): conceitos básicos, usos e aplicações no ciclo de vida da construção. Norma de Desempenho de Edificações.



Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing




Conceitos e definições básicas de vendas. Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais de vendas. Métricas e políticas comerciais. Comissionamento e premiação. Gestão de informações de vendas. Trade Marketing. Parcerias de vendas com outras indústrias. Estratégias de negociação. Campanhas de vendas. Gestão de PDV’s.



Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias




Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).



Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

| Profissionais de Arquitetura, Engenharia ou áreas afins ao desenvolvimento imobiliário.
| Incorporadores, investidores, gerenciadores, projetistas, consultores, administradores, advogados, corretores, prestadores de serviço, entre outros, que desejam atuar na incorporação e na construção de edificações ou em segmentos correlatos.

Pré-requisitos
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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