Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 07/03/2026
Data limite de inscrição: 04/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 23 meses)
Frequência: Quinzenal
Sábados quinzenais das 08h30 às 18h
MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde: torne-se especialista em gestão com competências essenciais para atuar em um setor dinâmico e complexo.
   
As melhores práticas administrativas integradas à gestão da saúde
No MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde, você vai desenvolver as competências necessárias para realizar uma gestão com qualidade, segurança, eficiência e eficácia. Por meio de ferramentas e conteúdos práticos, vai aplicar fundamentos como os de gestão da jornada do paciente e de plano de negócios em saúde.
  
Desenvolva habilidades estratégicas e práticas para garantir gestão eficiente, segura e de alta qualidade.
  
| Liderar equipes para maximizar o desempenho organizacional do ecossistema da saúde: hospitais, clínicas e indústrias da saúde.
| Otimizar recursos com as melhores práticas gerenciais.
| Elevar a qualidade do cuidado, fortalecer os processos e proporcionar a melhor experiência ao paciente.
| Promover uma gestão integrada e gerar maior valor ao cliente.

É necessário possuir pelo menos quatro anos de experiência profissional relevante. O tempo mínimo para conclusão da graduação é de dois anos, podendo ser reduzido caso o aluno tenha maior experiência profissional. Durante o curso, poderão ser disponibilizados textos e vídeos em inglês, portanto, é importante que o aluno tenha uma compreensão razoável da língua inglesa.

Sobre o início das aulas:

  • 1ª aula: 06/03/2026
  • Data de início (aula regular): 07/03/2026

Acesse aqui o perfil dos docentes e descubra a experiência que eles trazem para o programa.

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Análise das demonstrações contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão da cadeia de suprimentos

Gerenciamento do suprimento de bens e serviços (em Saúde) com foco no nível de serviço acordado com os clientes internos e na redução do custo total. Agregação de valor para o negócio com a gestão das cadeias de suprimento. Estruturação organizacional da atividade. Melhores práticas na atividade de contratação. Gestão de demanda e estoques. Qualificação e desenvolvimento de fornecedores. Gestão da logística interna. 

Sustentabilidade em organizações de saúde

Evolução do conceito de sustentabilidade nos negócios. Capitalismo do stakeholder. ESG. Relevância dos fatores ESG ao redor do globo. ESG no Brasil. Fatores ESG. Questões éticas na gestão de saúde. Boa governança corporativa na indústria da Saúde. Principias desafios e soluções ambientais e sociais na gestão das organizações de saúde. Da teoria à prática: ratings e matrizes ESG aplicados à gestão das organizações de saúde.

Enfoque jurídico na saúde

Assessor jurídico como stakeholder. Direito e saúde. Judicialização da saúde. Responsabilidade civil. Relação médico-paciente. Contratos. Terceirização de serviços. Soluções alternativas de resolução de conflitos: mediação e arbitragem. Compliance. Gestão de riscos.

Tecnologias convergentes em gestão da saúde

Processo de criação e adoção de tecnologias convergentes na saúde. Transformação digital de todo ecossistema de saúde. Estudar modelos estratégicos para gestão de informação aplicada à saúde. Conceitos de big data, analytics, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e a jornada digital do paciente.

Gestão clínica e melhores práticas

Conceitos e melhores práticas – clinical leadership. Ampliação das perspectivas de atuação das lideranças – widening perspectives. Qualidade e segurança do paciente – risk assessment & quality improvement. Métodos de manejo de resultados clínicos, case – disease management. Linhas assistenciais e acesso a redes de assistência – practical level/organizacional culture.

Gestão baseada em evidências na saúde

Visão geral da importância e da necessidade da tomada de decisão baseada em evidências em saúde, suportando decisões sustentáveis e saudáveis às organizações de saúde. Gestão das decisões em saúde baseadas em evidência científica (evidence-based management in health); geração de evidências – dados (evidence generation data); medicina baseada em evidências e a elaboração e implementação de protocolos na gestão (evidence based medicine and clinical protocols evidence-based); avaliações econômicas em saúde baseadas em evidência (evidence-based economic evaluation of health care programs).

Cuidados de saúde baseados em valor

Desafios do ecossistema de saúde. Definição de valor e seus tipos. Implementação de modelos VBHC; TDABC. Benchmarking, data analytics, dashboards e plataformas de coleta de dados. patient reported outcomes measurement (PROMs), Escalas de escore (standard sets). Implementação e gerenciamento de uma implementação. Padronização e comparação de resultados. Ferramentas de gerenciamento de projetos e novas iniciativas baseadas em scorecard. Iniciativas que adotaram o conceito VBHC, em particular: Suécia, Alemanha, UK, países baixos.

Gestão da jornada do paciente

Conceito da experiência do paciente. Visão da gestão da experiência dentro da “cadeia” de serviço. Modelo estratégico para excelência do serviço. Roteiro para executar a gestão da experiência. Teoria dos trabalhos a serem feitos. Jornada memorável do paciente.

Assuntos médicos na indústria da saúde

Visão geral do valor e da parceria estratégica do profissional da saúde dentro das organizações de saúde, em suas diferentes funções. Etapas do desenvolvimento de novas tecnologias e de como estas etapas devem ser interpretadas em um ambiente de negócios. Ciclo de vida de produtos e tecnologias, desde a fase pré-clínica, estudos clínicos, autorização regulatória e sanitária e comercialização. Papel do profissional de saúde dentro das estruturas organizacionais que têm o paciente como seu principal foco.

Workshop em gestão da saúde

Workshops com executivos dos diversos segmentos do mercado de saúde no Brasil estruturados conforme tópicos específicos. Na primeira parte da aula, será descrito o tópico que será abordado no workshop e os tipos de instituições que estarão presentes. Os alunos serão divididos em grupos para elencarem possíveis estratégias para os assuntos, colocando-se no lugar dos executivos convidados. Após esse preparo, serão realizados os workshops com os executivos. Na sequências os alunos serão novamente reunidos para a consolidação das análises comparativas das experiências dos executivos e as estratégias criadas pelos grupos.

Plano de negócios em saúde

Conceito de business plan. Alavancas para criação de valor. Identificação de oportunidades em organizações de saúde e compreensão da alavancagem da oportunidade através da modelagem de negócio. Visão sistemática e concatenada das diversas disciplinas da gestão (análise estratégica-mercadológica, financeira e operacional). Modelos de apresentação de business plan alinhados com a estratégia dos negócios.

Investimento

Até 19/12/2025

  • R$ 47.979,78 à vista ou até 36x de R$ 1.577,84

Até 06/02/2026

  • R$ 48.939,38 à vista ou até 36x de R$ 1.609,39

Até 07/03/2026

  • R$ 49.918,16 à vista ou até 36x de R$ 1.641,58

Público-alvo

| Quem atua ou pretende atuar na gestão de clínicas, hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, entre outros.
| Profissionais que querem empreender no segmento da saúde.
   
   
Pré-requisitos 
  
| Ter concluído a graduação há pelo menos 3 anos*
| Profissionais com mais de 3 anos de experiência*
  
* Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.