MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais

  • Sobre o curso

    A área de Relações Governamentais tem ganhado cada vez mais destaque por conta dos últimos acontecimentos políticos brasileiros. Nesse contexto, o MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais apresenta uma proposta inovadora que combina o conhecimento teórico com a compreensão das técnicas e práticas aplicadas neste setor.

    Você irá adquirir:

    • Competências e habilidades para exercer função de direção/assessoramento em empresas públicas/privadas e atuar em estatais, consultorias e organizações multilaterais
    • Vasto conhecimento para interagir com diversas esferas do Governo, a partir de um abrangente repertório de disciplinas teóricas aplicadas e estudos de casos.

    Primeira aula: 27/03/2020
    Data de início (aula regular): 28/03/2020

    Informações adicionais:
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.
    Turmas aos sábados (quinzenalmente): as provas serão realizadas às 6as feiras no período noturno.

    Coordenador Acadêmico: Andréa Cristina Oliveira Gozetto
    Público-alvo

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais

    Análise de Riscos e Cenários

    A especificidade do risco político. Tipologia e causas internas e externas de risco político. Mensuração, análise, estimativa e gerenciamento de risco político. Aplicabilidade e efetividade dos cenários políticos. Construção de cenários econômicos. Cenários sociológicos, tecnológicos e mercadológicos. Aplicabilidade e efetividade de cenários. Método de construção de cenários. Planejamento por Cenários.

    Gestão de Marca e Reputação Corporativa

    Gestão da Reputação Corporativa na era digital. Marketing 3.0. Conceito de Ativos Intangíveis e Brand Equity. Indicadores e métricas. Ecossistema da marca. Hackerismo e cyber-ativismo. Risco social e social screening. Gestão de e-Crise. Conceito e escolas de pensamento ético. A ética na comunicação e suas implicações na sociedade em rede. Responsabilidade corporativa e Sustentabilidade (triple bottom line).

    Políticas Públicas: formalização, implementação e avaliação

    Política pública como função do Estado. Papel das políticas públicas como propulsoras ou inibidoras do avanço tecnológico e social. Formulação e análise de políticas públicas. Jogo de política econômica. Políticas públicas setoriais.

    Comunicação e Gestão de Crises

    Conceito, características e natureza da crise; impactos da crise sobre os diversos públicos; medidas de prevenção, risco e vulnerabilidades; plano de crise; relações com a mídia. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I - Conceito, características e natureza da crise " Características da crise; " As crises mais comuns; " Medidas de prevenção de crise: gestão de risco e análise das vulnerabilidades da organização. Unidade II - Elementos-chave na gestão de crises " Reputação e Imagem: a percepção da opinião pública; " O papel do gestor, da assessoria de imprensa, do departamento de relações públicas e do Comitê de crise; " A relação com a imprensa e o controle da mídia. Unidade III - Gestão de crises " Identificação e informação; " Elaboração de um plano formal de crise; " Criação de um centro de gerenciamento de crise; " Criação de um Comitê de crise; " Comunicação durante a crise: rapidez, frequência e público afetado; " Avaliar erros e acertos: elaboração de um plano para evitar outra crise. Unidade IV - Comunicação integrada de crise " Comunicação integrada de crise; " Análise e discussão de estudos de caso.

    Direito Constitucional e Administrativo

    Noções Gerais de Direito Administrativo. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Regime Constitucional do Agente Público. Atos Administrativos. Licitação Pública. Intervenção Estatal no Domínio Econômico. Características e Funções Regulatórias. Mecanismos de controle dos atos regulatórios. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I - Noções Gerais de Direito Administrativo " Conceito, Fontes, Regime Jurídico " Princípios Constitucionais da Administração Pública Unidade II - Princípios Constitucionais da Administração Pública " Regime Constitucional do Agente Público " Atos Administrativos Unidade III - Licitação Pública " Conceito, Princípios, Modalidades " Dispensa e Inexecução de licitação " Fases licitatórias

    Direito Regulatório

    Política dos governadores e intervencionismo estatal; A modernização conservadora e autoritária; Nacionalismo e desenvolvimentismo: ideologias em conflito; Os militares na política; Anéis Burocráticos; Redemocratização, Constituição de 1988 e novo modelo político; Fundamentos jurídicos da regulação econômica; modalidades de regulação; Características e funções regulatórias; mecanismos de controle dos atos regulatórios; Agências Reguladoras; Estrutura Organizacional das Agências Reguladoras; Papel e natureza jurídica das Agências Reguladoras. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I - Redemocratização, descentralização e desregulamentação estatal " A redemocratização pós-1988: o papel da nova Constituição (descentralização, poder local, participação popular e novas instituições); " As reformas orientadas para o mercado e o papel regulador do Estado pós-1990. Unidade II - Intervenção estatal no domínio econômico " Fundamentos jurídicos da regulação econômica; " Modalidades de regulação; " Características e funções regulatórias; " Mecanismos de controle dos atos regulatórios. Unidade III - Agências Reguladoras " O processo de construção das agências reguladoras; " Estrutura organizacional das Agências Reguladoras; " Papel e natureza jurídica das Agências Reguladoras; " O processo de regulamentação; " Riscos e oportunidades envolvendo regulação em diferentes setores da economia.

    Pensamento e Planejamento Estratégico em Relações Governamentais

    Conceituação de estratégia. As Diferentes Escolas de Estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Análise e Modelagem Estratégica. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Influência governamental nas análises ambientais internas e externas. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Perspectivas do Planejamento Estratégico aplicadas à Relações Governamentais. Estudos de caso. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I - Pensamento Estratégico " Evolução do pensamento estratégico " As diferentes escolas em Estratégia " A influência do Governo nas estratégias empresariais " Estratégias integradas e alinhamento Unidade II - Conceitos fundamentais, modelos e ferramentas " Os três níveis de estratégia " A integração entre Missão, Visão, Valores, Políticas e Estratégia " Análise ambiental externa e os impactos das forças de não-mercado " Modelo das 5 Forças e a complementação da sexta Força " Análise PESTEL " Análise ambiental interna e os impactos das forças de não-mercado " Recursos, capacidades e competências essenciais " Cadeia de Valor e o impacto transversal da atividade de Relações Governamentais " Modelo dos 7S " O processo de formulação de estratégias em nível macro Unidade III - Implementação, monitoramento e controle " Objetivos estratégicos e seus desdobramentos " Implementação dos objetivos " O Balanced Scorecard (BSC): conceitos e perspectivas " A construção de um Balanced Scorecard para a área de Relações Governamentais

    Liderança e Influência

    Cenário contemporâneo da Liderança Empresarial e de Pessoas. Liderança e Gestão. Estilos de Liderança como exercício de gestão de pessoas baseada em fontes pessoais de poder. Teoria da liderança situacional. Processo de delegação. Teoria da liderança transacional. Teoria da liderança transformacional. Liderança cidadã. Liderança - um fenômeno relacional e sistêmico. Motivação e Empowerment. Motivação para o exercício do Poder e da Influência. Influência sem autoridade. Estratégias de influência. Liderando o alinhamento estratégico e cultural da organização. Conteúdo Programático Mínimo: Análise do cenário contemporâneo da Liderança Empresarial e de Pessoas. Liderança e Gestão: dilemas, conflitos e sinergias entre a influência da liderança e a autoridade da gestão. Diferencial de líderes eficazes no desempenho de papéis gerenciais chave, independentes de responsabilidades funcionais específicas. Estilos de Liderança como exercício de gestão de pessoas baseada em fontes pessoais de poder. Teoria da liderança situacional. Processo de delegação. Teoria da liderança transacional. Teoria da liderança transformacional. Liderança cidadã. Liderança - um fenômeno relacional e sistêmico. Liderando a Inteligência Cooperativa e a construção de equipes e redes. Gestão de si: a base para o exercício da liderança. Atributos da liderança eficaz. Eficácia pode ser aprendida: a visão de Peter Drucker. Motivação e Empowerment. Motivação para o exercício do Poder e da Influência. Influência sem autoridade. Estratégias de influência. Liderando o alinhamento estratégico e cultural da organização.

    Fundamentos Teóricos das Relações Governamentais

    Discussão conceitual: interesses, grupos de interesse, grupos de pressão, lobby, advocacy e relações governamentais; Formação e manutenção dos grupos de interesse; influência e acesso dos grupos de interesse; Sistemas de representação de interesses: pluralismo e corporativismo; Análises empíricas sobre a ação dos grupos de interesse no processo de políticas públicas brasileiro; Tendências para a comunidade de interesses no Brasil.

    Negociações com Governos

    Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação com Governo: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociações complexas e em diferentes culturas.

    Orçamento e Relações Intergovernamentais

    Características dos sistemas federativos. Teoria do Bem Estar e Federalismo Fiscal. O sistema federativo brasileiro ao longo da história. Atribuição de competências tributárias e de responsabilidades de gasto no federalismo brasileiro. O sistema de transferências intergovernamentais. Relações fiscais federativas: um exame das estruturas de receitas e despesas dos governos estaduais e municipais.

    Processo Legislativo

    O processo político; Fluxo de poder; Fluxos de ideias; O papel do cidadão e da sociedade civil no jogo parlamentar. Ética na atividade político-parlamentar: financiamento de campanhas política. Câmara dos Deputados. Senado Federal. Colégio de líderes. Quóruns. Atores do Processo Legislativo. Fiscalização da Sociedade.

    Sistema Político Brasileiro

    Exame das relações entre Estado e sociedade no Brasil contemporâneo. Estudo da trajetória do Estado nacional republicano para entendimento da estrutura e do funcionamento do sistema de representação política. Dinâmica das relações de poder entre os diferentes atores políticos, seus comportamentos e estratégias de ação.

    Sistema Tributário Brasileiro

    Visão geral e histórica do sistema tributário brasileiro. Características dos principais tributos nacionais. Vinculação de receitas tributárias. Distorções do sistema tributário nacional. Propostas de reforma tributária.

    Relações Internacionais e o Impacto nos Negócios

    Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades empresariais. Acordos comerciais e as cadeias globais de valor. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. O sistema de Bretton Woods: montagem, efeitos e decadência. O fim da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos e econômicos. Novos limites para a atuação dos estados nacionais. Impactos da ascensão dos países emergentes. A necessidade de uma nova governança global e as dificuldades de sua negociação. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.

    Ética e Sustentabilidade

    Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Inovação e Gestão do Conhecimento

    Inovação e conhecimento como diferencial estratégico. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento como fator de sustentabilidade da organização e de inovação. Estratégias para aprendizagem contínua e compartilhamento do conhecimento. Processo de Gestão do Conhecimento.
    Investimento

    Até 06/12/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98

    Até 31/01/2020

    • R$ 40.702,18 à vista ou até 25X de R$ 1.829,86

    Até 11/04/2020

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 25X de R$ 1.866,45
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião individual será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Contato

      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778 (MBA)
      Telefone: 11 3799-3455 (PÓS ADM, Curta e Média duração)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

    Endereço

    Av. Paulista, 548, Andar Intermediário, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-000
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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Aos sábados quinzenalmente das 8h30 às 18h|MSP02004-MRG-T3
    Início:28/03/2020
    Data limite de inscrição: 28/03/2020
    21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula