Formação Executiva em Previdência Complementar

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 18/05/2022
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 16/05/2022
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo por webconferência
    O curso Formação executiva em previdência complementar apresenta os principais conceitos relacionados à gestão, governança e controles dos investimentos e dos planos de benefícios sob a responsabilidade das EFPCs: são discutidos os conceitos de atuária, decisões de investimento em condições de risco. Também são abordados os desafios da comunicação que interferem, decisivamente, nos resultados e no cotidiano de uma EFPC. 

    Você irá:
    • analisar hipóteses e premissas atuariais; calcular provisões matemáticas; elaborar e analisar avaliações atuariais; analisar os modelos e tipos de planos de benefícios;
    • desenvolver ampla visão para tomar decisões de investimentos sob incerteza; 
    • precificar ativos e passivos; 
    • elaborar e analisar a política de investimentos;
    • desenvolver e implementar modelos de metodologias de gestão e supervisão baseados em risco e
    • avaliar cenários e agir diante de crises de imagem ou situações sensíveis junto aos seus públicos.


     

    Turma confirmada

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

      

    Avaliação: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

     

    Programação: 

    1.    Gestão e Supervisão em EFPC: 18, 19, 25 e 26/5

    2.    Atuária e Planos de Benefícios Previdenciários: 1, 2, 8 e 9/6

    3.    Gestão dos Investimentos em EFPC: 15, 22, 23 e 29/6

    4.    Comunicação em Previdência Complementar: 30/6, 6, 7 e 13/7

     

    Docentes:

    José Roberto Ferreira

    Daniel Pereira da Silva

    Fabio Coelho

    Leonardo Martins Araújo

    *O corpo docente pode ser alterado

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

      

    Aulas com interação em tempo real via webconferência. 

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

     

     

    Coordenador Acadêmico: Gilvan Cândido da Silva
    Público-alvo
    O curso Formação executiva em previdência complementar é indicado para gestores e profissionais que atuem ou desejem atuar no segmento de previdência complementar, ou para os participantes vinculados ou intencionados em se vincular a planos privados de previdência, bem como para estudantes em geral. É um curso ideal para as entidades de previdência complementar fechadas ou abertas, assim como para os órgãos reguladores e fiscalizadores do segmento.

    É desejável ter noções de matemática financeira e estatística.


    Programa

    Formação Executiva em Previdência Complementar

    Gestão e Supervisão em EFPC

    Módulo 1 Origem dos modelos de gestão empresarial; fatos que testaram os modelos; experiência internacional; papel da governança corporativa; impactos no processo de supervisão; modelos brasileiros de supervisão; supervisão baseada em risco – SBR, e evolução induzida pela supervisão. Módulo 2 Gestão de riscos previdenciários e atuariais; atributos da Gestão Baseada em Risco – GBR; atual modelo de GBR; limitações do atual modelo de GBR; riscos associados à gestão previdenciária; terceirização de processos; novo modelo: gestão e supervisão prudenciais; linhas de defesa e camadas protetivas e COSO e o modelo de três linhas de defesa. Módulo 3 Iniciativas do Estado; blindagem corporativa; mecanismos de controle; indicadores de gestão; painéis de informações executivas e GBR na prática e estudos de caso.

    Atuária e Planos de Benefícios Previdenciários

    Módulo 1 Síntese da evolução histórica da ciência atuarial; princípios técnicos fundamentais; hipóteses atuariais: tábua de mortalidade geral; tábua de mortalidade de inválidos; tábua de entrada em invalidez; tábua de morbidez; taxa de rotatividade; novos entrantes; Módulo 2 Regimes financeiros: repartição simples; repartição de capitais por cobertura; regime de capitalização; análise comparativa entre regimes financeiros; métodos de financiamento: crédito unitário projetado; idade normal de entrada; agregado; capitalização individual e Módulo 3 Modelos e tipos de planos de benefícios: benefício definido, contribuição definida e contribuição variável; provisões matemáticas: provisões matemáticas de benefícios concedidos; provisões matemáticas de benefícios a conceder e provisões a constituir. Módulo 4 Institutos obrigatórios: portabilidade, benefício proporcional diferido, resgate e autopatrocínio; novas modelagens de plano de benefícios; estratégias previdenciárias; gestão de riscos nos planos de benefícios.

    Gestão dos Investimentos em EFPC

    Módulo 1 Risco e retorno (de um ativo e de uma carteira de ativos); diversificação de ativos; teoria das carteiras; risco: definição e classificação de riscos financeiros, aversão ao risco e utilidade; risco e gestão de ativos e passivos; títulos (bonds): características, precificação de títulos; vield e Módulo 2 Estrutura a termo da taxa de juros: definição, conceituação e representação gráfica; construção da ETTJ no Brasil; diferentes formas da ETTJ; a taxa a termo (forward rate); duração do passivo (duration); risco da taxa de juros; Módulo 3 Estruturas de fluxo de caixa; marcação de outros ativos exceto títulos; títulos privados (corporate bonds) e títulos conversíveis em ações; imóveis; marcação de passivo; estudo técnico com base na normatização vigente; Módulo 4 ALM: conceito; objetivos – gestão de longo prazo; otimização do portfólio, ALM determinístico e estocástico; riscos de solvência e liquidez; governança; equilíbrio de mercado;.

    Comunicação em Previdência Complementar

    Módulo 1 Conceitos básicos de comunicação (mensagem-chave, públicos, lead, briefing, mídia, release, Q&A, media training); Como pensam os participantes nas diferentes realidades em um fundo de pensão; Estratégias para mobilização de diferentes grupos; Atores que influenciam a opinião dos participantes. Módulo 2 Crises: como lidar com assuntos sensíveis, danos à imagem, acusações, denúncias, déficits e outras questões que atingem a credibilidade do fundo de pensão e de seus gestores; Relacionamento institucional: ambientes de poder, entidades de classe, imprensa e formadores de opinião. Módulo 3 Stakeholders e influenciadores; Fake news e comunicação direta com os participantes; Monitoramento de inteligência para identificação do comportamento dos participantes nas redes sociais. Módulo 4 Uso da comunicação aplicada à expansão de carteira; Tendências: comportamento e interesses do público.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.