Onde você quer estudar?

CancelarEstou fora do Brasil
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Faça seu LOGIN

Estudar em:
Rio de Janeiro, RJ

Modalidades

Cursos presenciais e semipresenciais.
Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.
Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.
Formação Executiva em Previdência Complementar

Formação Executiva em Previdência Complementar

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 17/07/2024
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 12/07/2024
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso Formação executiva em previdência complementar apresenta os principais conceitos relacionados à gestão, governança e controles dos investimentos e dos planos de benefícios sob a responsabilidade das EFPCs: são discutidos os conceitos de atuária, decisões de investimento em condições de risco. Também são abordados os desafios da comunicação que interferem, decisivamente, nos resultados e no cotidiano de uma EFPC. 

    Você irá:
    • analisar hipóteses e premissas atuariais; calcular provisões matemáticas; elaborar e analisar avaliações atuariais; analisar os modelos e tipos de planos de benefícios;
    • desenvolver ampla visão para tomar decisões de investimentos sob incerteza; 
    • precificar ativos e passivos; 
    • elaborar e analisar a política de investimentos;
    • desenvolver e implementar modelos de metodologias de gestão e supervisão baseados em risco e
    • avaliar cenários e agir diante de crises de imagem ou situações sensíveis junto aos seus públicos.


     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

    Avaliação e metodologia: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

    Aulas com interação em tempo real via webconferência e ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

     

    Dias das aulas: 

    Gestão e Supervisão em EFPC - 17, 18, 24 e 25/07

    Atuária e Planos de Benefícios Previdenciários - 31/07, 01, 07 e 08/08

    Gestão dos Investimentos em EFPC - 14, 15, 21 e 22/08

    Comunicação em Previdência Complementar - 28, 29/08, 04 e 05/09

     

    4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

     

    Corpo docente:

    Gilvan Cândido da Silva

    *O corpo docente pode ser alterado

    Coordenador Acadêmico: Gilvan Cândido da Silva
    Programa

    Formação Executiva em Previdência Complementar

    Atuária e Planos de Benefícios Previdenciários

    Módulo 1 Síntese da evolução histórica da ciência atuarial; princípios técnicos fundamentais; hipóteses atuariais: tábua de mortalidade geral; tábua de mortalidade de inválidos; tábua de entrada em invalidez; tábua de morbidez; taxa de rotatividade; novos entrantes; Módulo 2 Regimes financeiros: repartição simples; repartição de capitais por cobertura; regime de capitalização; análise comparativa entre regimes financeiros; métodos de financiamento: crédito unitário projetado; idade normal de entrada; agregado; capitalização individual e Módulo 3 Modelos e tipos de planos de benefícios: benefício definido, contribuição definida e contribuição variável; provisões matemáticas: provisões matemáticas de benefícios concedidos; provisões matemáticas de benefícios a conceder e provisões a constituir. Módulo 4 Institutos obrigatórios: portabilidade, benefício proporcional diferido, resgate e autopatrocínio; novas modelagens de plano de benefícios; estratégias previdenciárias; gestão de riscos nos planos de benefícios.

    Comunicação em Previdência Complementar

    Módulo 1 Conceitos básicos de comunicação (mensagem-chave, públicos, lead, briefing, mídia, release, Q&A, media training); Como pensam os participantes nas diferentes realidades em um fundo de pensão; Estratégias para mobilização de diferentes grupos; Atores que influenciam a opinião dos participantes. Módulo 2 Crises: como lidar com assuntos sensíveis, danos à imagem, acusações, denúncias, déficits e outras questões que atingem a credibilidade do fundo de pensão e de seus gestores; Relacionamento institucional: ambientes de poder, entidades de classe, imprensa e formadores de opinião. Módulo 3 Stakeholders e influenciadores; Fake news e comunicação direta com os participantes; Monitoramento de inteligência para identificação do comportamento dos participantes nas redes sociais. Módulo 4 Uso da comunicação aplicada à expansão de carteira; Tendências: comportamento e interesses do público.

    Gestão dos Investimentos em EFPC

    Módulo 1 Risco e retorno (de um ativo e de uma carteira de ativos); diversificação de ativos; teoria das carteiras; risco: definição e classificação de riscos financeiros, aversão ao risco e utilidade; risco e gestão de ativos e passivos; títulos (bonds): características, precificação de títulos; vield e Módulo 2 Estrutura a termo da taxa de juros: definição, conceituação e representação gráfica; construção da ETTJ no Brasil; diferentes formas da ETTJ; a taxa a termo (forward rate); duração do passivo (duration); risco da taxa de juros; Módulo 3 Estruturas de fluxo de caixa; marcação de outros ativos exceto títulos; títulos privados (corporate bonds) e títulos conversíveis em ações; imóveis; marcação de passivo; estudo técnico com base na normatização vigente; Módulo 4 ALM: conceito; objetivos – gestão de longo prazo; otimização do portfólio, ALM determinístico e estocástico; riscos de solvência e liquidez; governança; equilíbrio de mercado;.

    Gestão e Supervisão em EFPC

    Módulo 1 Origem dos modelos de gestão empresarial; fatos que testaram os modelos; experiência internacional; papel da governança corporativa; impactos no processo de supervisão; modelos brasileiros de supervisão; supervisão baseada em risco – SBR, e evolução induzida pela supervisão. Módulo 2 Gestão de riscos previdenciários e atuariais; atributos da Gestão Baseada em Risco – GBR; atual modelo de GBR; limitações do atual modelo de GBR; riscos associados à gestão previdenciária; terceirização de processos; novo modelo: gestão e supervisão prudenciais; linhas de defesa e camadas protetivas e COSO e o modelo de três linhas de defesa. Módulo 3 Iniciativas do Estado; blindagem corporativa; mecanismos de controle; indicadores de gestão; painéis de informações executivas e GBR na prática e estudos de caso.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O curso Formação executiva em previdência complementar é indicado para gestores e profissionais que atuem ou desejem atuar no segmento de previdência complementar, ou para os participantes vinculados ou intencionados em se vincular a planos privados de previdência, bem como para estudantes em geral. É um curso ideal para as entidades de previdência complementar fechadas ou abertas, assim como para os órgãos reguladores e fiscalizadores do segmento.

    É desejável ter noções de matemática financeira e estatística.


    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    Processo Seletivo CMD Live

Vídeos

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

CURSOS RELACIONADOS

Nosso website trata informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse os nossos Aviso de Cookies e Aviso de Privacidade.

Tulio - Assistente Virtual

Por favor aguarde enquanto estamos conectando...