Formação Executiva em Mercado da Longevidade

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    2ª e 3ª das 19h às 22h30
    Início:31/03/2025
    Data limite de inscrição: 31/03/2025
    Duração: 9 semanas
    Carga Horária: 64 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso Formação Executiva em Mercado da Longevidade traz metodologias e ferramentas para implementar a agenda geracional nas organizações, ajudando estudantes a mapear oportunidades, adquirir letramento no tema e criar soluções concretas durante as aulas. Dessa forma, poderão alinhar estratégias de negócios com resultados tangíveis.
     
    Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • interpretar as tendências e os programas globais e locais, identificando o potencial e as oportunidades de mercado da economia da longevidade;
    • estabelecer relacionamentos adequados e não estereotipados com o público maduro, dentro das suas diversas tipologias;
    • construir a agenda geracional dentro da organização, como parte dos esforços ESG;
    • planejar produtos e serviços que insiram a sua organização no crescente ecossistema de inovação do “oceano prateado”, seja empresa, seja governo ou negócio social.

     

    Sobre o início das aulas:

    Data de início: 31/03/2025

    Coordenador Acadêmico: Patricia Riccelli Galante de Sá
    Programa

    Formação Executiva em Mercado da Longevidade

    Desenvolvimento de Serviços para o Consumidor Prateado

    Módulo 1 – Envelhecimento ativo
    • Conceito de envelhecimento ativo: o novo velho e a sua socialização
    • Serviços para o mercado da longevidade
    • Tipologia e segmentação de clientes e as suas necessidades 
    • Mente sadia: turismo, cultura e entretenimento para o mercado prateado   
    • Cuidados especiais e adaptação na comunicação, no design e na arquitetura nesses setores
    Módulo 2 – Pessoas idosas independentes  
    • Mobilidade, autonomia e segurança para pessoas idosas com a ajuda da tecnologia   
    • Conceito aging in place e as suas implicações 
    • Habitação sênior: prestação de serviços e estruturação dos empreendimentos 
    • Sensibilização e capacitação de colaboradores para atender ao mercado prateado 
    Módulo 3 – Bem-estar maduro  
    • Economia do cuidado: conceito, gestão de serviços terceirizados e parceiros externos; 
    • Corpo sadio: mercado de fitness e wellness prateado   
    • Amor e sexualidade na terceira idade: um mercado inexplorado
    Módulo 4 – Trabalho aplicado  
    • Escolha de setor e proposta de adaptação ou criação de um serviço para o mercado sênior 

    Inovação e Marketing para o Mercado Sênior

    Módulo 1 – Perfil e segmentação
    • Millennials versus pessoas maduras: quem é o consumidor do futuro?
    • Importância e tamanho do mercado da longevidade
    • Autoimagem e demandas do público consumidor maduro 
    • Segmentação, personas e diversidade de subsegmentos
    Módulo 2 – Comunicação e relacionamento
    • Comunicação para o mercado da longevidade: uma nova semântica e estética 
    • Trade marketing: adaptação do varejo ao público consumidor maduro
    • Influenciadores digitais seniores e comunidades virtuais
    • Jornada de clientes prateados  
    • Comportamento e consumo de mídia e tecnologia de pessoas maduras  
    Módulo 3 – Inovação prateada
    • Seniortech: inovação e tecnologia focada no mercado maduro – healthtech, gerontotech e genentech
    • Marketplaces virtuais, portais e apps especializados
    • Selos, certificações e premiações do mercado maduro 
    • Mercado maduro como oportunidade de responsabilidade social e marketing
    Módulo 4 – Trabalho aplicado  
    • Ideação de oferta – produto ou serviço – para consumidores prateados, incluindo planejamento de comunicação

    Organizações Age-Ready e Empreendedorismo?Sênior

    Módulo 1 – Inclusão sênior e responsabilidade social  
    • Mercado de trabalho 50+: perspectivas do Brasil e globais
    • Impactos da longevidade na previdência e na geração de renda para as pessoas idosas
    • Conceito de “anticarreira” e estereótipo da obsolescência profissional da pessoa idosa 
    Módulo 2 – Capacitação e empreendedorismo maduro
    • Novos formatos de empregabilidade: trabalho remoto, equipes “Lego” 
    • Empreendedorismo maduro: digitalização da pessoa idosa, coworks e fomento financeiro 
    • Lifelong learning: espaços e serviços de aprendizagem continuada para a terceira idade   
    Módulo 3 – Nova fronteira da diversidade empresarial   
    • Organizações age-ready adaptadas às necessidades de colaboradores 50+ e como tirar melhor proveito dos indivíduos mais experientes 
    • Mentoria reversa como abordagem de treinamento   
    • Intergeracionalidade nas agendas de diversidade e inclusão empresariais 
    Módulo 4 – Trabalho prático  
    • Política de RH ou ideação de oferta – produto ou serviço –para empregabilidade sênior ou iniciativa ligada ao ODS 10 da ONU

    Oceano Prateado: Introdução ao Mercado da Longevidade

    Módulo 1 – Panorama geral  
    • Tendências e demografia brasileira e global
    • Estatuto da Pessoa Idosa e reforma da previdência   
    • Valorização e proteção da pessoa idosa: datas comemorativas, Agenda 2030 da ONU e da OMS 
    • Oceano prateado: o potencial da economia da longevidade
    Módulo 2 – Novo mindset etário  
    • Busca da longevidade, da imortalidade e os seus impactos socioambientais 
    • ressignificação do conceito de terceira idade e velhice
    • visão articulada sobre o etarismo em todas as suas formas, e os vieses inconscientes etários 
    • ativismo sênior 
    • múltiplas carreiras e envelhecimento ativo  

    Módulo 3 – Inteligência de mercado  
    • Mapeamento das fontes de conhecimento sobre tendências e comportamento do público consumidor maduro: consultorias especializadasestudos comportamentais e setoriais, negócios de impacto social, iniciativas empresariais, eventos especializados, literatura de referência, portais on-line e produtores de conteúdo  
    • Perfil comportamental e mudanças físico-cognitivas do segmento maduro 
    • Complexidade da segmentação: gênero, faixa etária, classe, LGBTQIA+, sem filhos
    Módulo 4 – Trabalho prático  
    • Transformação de dados em práticas: mapeamento de oportunidades de negócio em diferentes setores de mercado 
    Investimento

    Até 28/02/2025

    • R$ 5.758,56 à vista ou até 10X de R$ 601,98

    Até 31/03/2025

    • R$ 6.020,31 à vista ou até 10X de R$ 629,34
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Mercado da Longevidade é recomendado para:
    • profissionais de P&D, inovação, comunicação, publicidade, marketing, business intelligence, trade, RH e gestão comercial, de analistas a membros da diretoria; jornalistas; influenciadores digitais;
    • pessoas empreendedoras; pessoas que se dedicam à atividade empresária e miram o público sênior; pessoas que trabalham com consultoria ou pesquisa.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e realizar o upload do currículo (link disponível no site "INSCREVA-SE"). A equipe do processo seletivo realizará a análise curricular e informará o resultado ao candidato via e-mail.

    Atenção!

    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • A análise de perfil tem previsão de resposta de alguns dias e pode variar de acordo com a demanda e o curso escolhido.

    Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site: candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso, desta forma, é de extrema importância atentar-se aos comunicados enviados para que o ingresso aconteça até a data estipulada para a entrada.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE

    • CURRÍCULO PROFISSIONAL