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Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 12/03/2025
Data limite de inscrição: 12/03/2025
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 3 meses)
Frequência: Semanal
4ª das 19h às 22h30
O curso de Formação Executiva em Estratégia Empresarial, irá proporcionar ao participante os conhecimentos para avaliar o ambiente de negócio, definir cenários, traçar tendências, definir estratégias e liderar pessoas para implementá-las.
O curso será composto por três disciplinas - Cenários econômicos e tendências; Gestão estratégica de empresas; Liderança em ambientes competitivos; e um Workshop: Construção de um Plano Estratégico - que podem ser cursadas individualmente e por um Workshop, que consolida as três disciplinas:
Ao completar o curso, o participante estará preparado para formular e implementar estratégias de negócios, buscando conquistar vantagens competitivas e comparativas para sua empresa.

Você irá:
  • analisar e simular cenários e tendências econômicas, que servirão de base para traçar estratégias de negócios;
  • conhecer os ensinamentos dos principais estrategistas empresariais e suas aplicações práticas;
  • desenvolver, aperfeiçoar e implementar técnicas de liderança em ambientes competitivos.

Sobre o início das aulas:

Data de início: 12/03/2025

Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Estratégia Empresarial

Cenários Econômicos e Tendências

Módulo 1: Planejamento com cenários: caracterização e aplicações
  • cenarização versus previsão;
  • analogias esclarecedoras;
  • usos e limites;
  • seis tendências globais;
    • pandemias;
  • elementos para a construção de cenários;
  • técnica ortogonal.
 
Módulo 2: Ambiente de negócios
  • análise do ambiente externo;
  • análise do ambiente interno;
  • matriz SWOT.
 
Módulo 3: Tendências: as forças motrizes do ambiente empresarial
  • desafio do planejamento com cenários;
  • forças motrizes;
  • dependência da trajetória ou trajetórias condicionadas;
  • papel do consumidor na definição do ambiente empresarial;
  • paradigmas e identificação de tendências.
 
 
Módulo 4: Cenários econômicos
  • esfera macroeconômica;
  • mensurações da atividade econômica;
  • flutuações de curto prazo e crescimento de longo prazo;
  • crises financeiras internacionais e a construção de cenários macroeconômicos;
  • modelo de negócio versus ideia de negócio;
  • objetivos e marcos para o alinhamento estratégico;
  • novas forças motrizes e alinhamento estratégico.

Gestão Estratégica de Empresas

Módulo 1: Os principais pensadores da estratégia empresarial
  • definição de estratégia;
  • diretrizes estratégicas.
 
Módulo 2: O ambiente de negócios
  • análise do ambiente externo;
  • análise do ambiente interno;
  • matriz SWOT.
 
Módulo 3: Abordagens Estratégicas
  • Abordagem do diagnóstico ( modelo de Ansoff; modelo da matriz BCG; modelo de Porter; reengenharia de Michael Hammer e modelo Delta); 
  • Abordagem da inovação e tendências ( inovação; modelo de Hamel e Prahalad; modelo de Kin e Mauborgne : Oceano Azul).
 
Módulo 4: A Prática da Estratégia
  • estratégias corporativas;
  • estratégias funcionais;
  • estratégia e projetos;
  • estratégia e orçamento;
  • plano de ação;
  • estratégia deliberada e estratégia emergente.

Liderança em Ambientes Competitivos

Módulo 1: Visão sistêmica sobre o ambiente competitivo
  • eu, meu departamento, minha empresa, a arena competitiva do meu setor econômico, no meu país, no mundo;
  • forças da competição;
  • redes empresariais;
  • estratégia empresarial e a liderança na implementação.
 
Módulo 2: Os diversos modelos de liderança e seus pilares
  • heptágono da liderança;
  • inteligência emocional;
  • comunicação e Storytelling;
  • confiança, ética, reputação e administração de conflitos.
 
Módulo 3: Liderando equipes de alto desempenho
  • habilidades;
  • planejamento: projetos, orçamentos, força de trabalho;
  • delegação;
  • monitoramento de desempenho;
  • coaching e feedback;
  • comunicação e clima organizacional;
  • relacionamentos visando benefícios e unidade.
 
Módulo 4: A liderança como instrumento de gestão
  • gestão da oportunidade;
  • gestão sistêmica;
  • gestão da transformação;
  • gestão de talentos;
  • gestão da instabilidade;
  • gestão do conhecimento;
  • gestão da intuição.

Workshop: Planejamento Estratégico

Workshop 1: Definição da empresa e do empreendimento objeto do Plano Estratégico:
  1. Qual será empreendimento objeto do Plano Estratégico?
  2. Qual o público alvo e qual necessidade ou desejo será atendido pelo negócio? 
  3. Qual é a proposta de valor? 
  4. Quais as tendências para este segmento
  5. Quais são os fatores críticos de sucesso?
Workshop 2: Grau de inovação do empreendimento / Stakeholders/ Concorrência
  1. Qual a inovação proposta?
  2. O que a diferencia em relação ao que já existe? 
  3. Qual será o alcance do empreendimento?
  4. Quem serão os principais Stakeholders?
  5. Quais são os concorrentes?
Workshop 3: Pessoas e rede empresarial
  1. Quais os perfis de profissionais que o empreendimento vai demandar?
  2. Quais os meios de produção?
  3. Quais os canais de suprimentos?
  4. Quais canais de vendas?
  5. Quais os canais de distribuição?
 
Workshop 4
Apresentação do Plano Estratégico

Investimento

Até 12/02/2025

  • R$ 5.758,56 à vista ou até 10X de R$ 601,98

Até 12/03/2025

  • R$ 6.020,31 à vista ou até 10X de R$ 629,34

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Estratégia Empresarial é indicado para profissionais que atuam ou aspiram atuar na média/alta gerência de empresas e empresários de pequenas e médias empresas.
 
Pré-Requisitos: é desejável que o participante tenha curso superior ou experiência profissional de pelo menos 5 anos.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e realizar o upload do currículo (link disponível no site "INSCREVA-SE"). A equipe do processo seletivo realizará a análise curricular e informará o resultado ao candidato via e-mail.
Atenção!
• É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
• As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
• A análise de perfil tem previsão de resposta de alguns dias e pode variar de acordo com a demanda e o curso escolhido.
Importante:o prazo limite de inscrição é informado no site: candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso, desta forma, é de extrema importância atentar-se aos comunicados enviados para que o ingresso aconteça até a data estipulada para a entrada.
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Contato

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