MBA Executivo em Finanças: Investments

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Blended (semipresencial)
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    4ª e 5ª, 19h às 22h00 por webconferência (3 encontros), sábado das 08h30 às 18h (presencial)
    Início:28/08/2024
    Data limite de inscrição: 26/08/2024
    Duração: 14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Semipresencial (Blended)

    Cursos com aulas presenciais e aulas ao vivo, por meio de computador ou dispositivo móvel, em dias marcados.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Mercado financeiro é o ambiente em que são negociados bens mobiliários e imobiliários, contando com várias opções de investimento para compradores e vendedores. Considerando esse contexto, o MBA Executivo em Finanças: Investments irá prepará-lo para atuar, com excelência, no mercado de capitais, seja na área de risco de empresas e instituições financeiras, seja em operações com derivativos.


    Ao longo do curso, você irá adquirir:
    • competência para gerir todos os tipos de fundo e carteira, com base em análises de mercado fundamentadas em teorias de finanças/finanças comportamentais;
    • conhecimento para precificar ações, títulos de renda fixa e derivativos;
    • competência para avaliar o risco de instituições financeiras e não financeiras;
    • capacidade de construir operações financeiras com derivativos para fins de hedge ou ganhos em aposta direcional e
    • entendimento sobre wealth management, incluindo alocação estratégica de ativos.
    Coordenador Acadêmico: Rogério Mori
    Programa

    MBA Executivo em Finanças: Investments

    Cenários Econômicos e Tendências

    Análise do ambiente macro-econômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios e estratégia.

    Economia Aplicada a Empresas

    Conceito e escopo da Ciência Econômica. Oferta. Demanda. Mercado. Equilíbrio de mercado. Falhas de mercado. Custos. Produção. Maximização de lucro. Estruturas de mercado. Concorrência perfeita. Monopólio. Oligopólio. Concorrência monopolística.

    Derivativos

    Mercado de derivativos, opções, futuros. Propriedades das opções, estratégias. Modelos estatísticos do comportamento dos preços das ações, modelo de Black and Scholes de apreçamento risco-neutro. Método geral de apreçamento de derivativos. Hedging de carteiras de derivativos. Opções exóticas e dependentes do caminho. Extensões do modelo Black and Scholes. Hedging discreto, custos de transação, sorrisos de volatilidade, volatilidade estocástica, processos com saltos etc. Modelos de estrutura a termo. Derivativos da estrutura a termo.

    Econometria Financeira

    Modelos ARMA estacionários: filosofia, estimação e previsão. Modelos ADL. Raiz unitária em modelos auto-regressivos. Modelos de volatilidade da família GARCH: propriedades básicas, estimação, testes de diagnóstico, e previsões. Modelos de volatilidade realizada.

    Estatística

    Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade. Valores esperados, média e variância; Distribuições Normal, Qui-Quadrado, F e t de Student; Amostragem Aleatória e Distribuição da Média da Amostra; Aproximações de distribuições amostrais para amostras grandes; Estimando a média da população; Testes de hipótese e intervalos de confiança; Modelo de regressão linear simples e múltipla e testes; Introdução à regressão de séries temporais e previsão.

    Gestão de Portfólios

    Avaliação de desempenho de carteiras, taxas de retorno, índice de Sharpe e alfas. Como medir performance de fundos hedge. Análise de estilo, Market timing, estilos de investimentos, decisões sobre a locação. Diversificação internacional, mercados emergentes e desenvolvidos, risco político e cambial. Teoria da gestão ativa de carteiras, modelo de Treynor-Black, modelo de Black-Litterman, gestão ativa, ETFs.

    Matemática Financeira

    Regime de capitalização, taxa de juros, valor presente, valor futuro. Séries de pagamentos, fluxo de caixa real e nominal. Sistemas de amortização, tabelas de amortização. Análise de investimento, taxa interna de retorno, valor presente líquido.

    Matemática

    Equações, variáveis, parâmetros e funções. Álgebra matricial. Análise comparativa, limites, derivadas, regras de diferenciação, representação gráfica das funções. Problemas de otimização, máximo e mínimos de funções de uma variável, otimização com restrições.

    Programação em R

    Introdução ao R-Studio. Manipulação de dados, objetos, importação de dados, manipulação de dados. Análise estatística, funções, pacotes e gráficos. Programação, loops, funções e programas.

    Renda Fixa

    Mercado de renda fixa no Brasil, tipos de taxas, principais instrumentos. Títulos públicos, indexados, SWAPs, taxas de juros futuras, cupom cambial e FRA de cupom. Estimação da estrutura a termo das taxas de juros, duração e convexidade de carteiras de renda fixa, riscos de mercado e de crédito.

    Risco

    Definição de riscos econômicos e financeiros. Medidas de risco, volatilidade, valor em risco, expected shortfall. Sistemas de Gerenciamento e Controle de Risco.

    Renda Variável


    Relação risco versus retorno, eficiência de mercado, limitações à arbitragem, desvios da racionalidade. Fatos estilizados, principais anomalias encontradas. Fatores de risco e modelos multifatoriais. Discussão sobre previsibilidade dos retornos e prêmio de risco variante no tempo. Principais métricas de avaliação de desempenho de carteiras.

    Teoria de Apreçamento – Renda fixa e derivativos

    Introdução, títulos de renda fixa e derivativos. Modelos de renda fixa, estrutura a termo das taxas de juros, expectations hypothesis. Derivativos, modelos precificação (Black and Scholes).

    Teoria de Apreçamento – Renda Variável

    Teoria de apreçamento com foco em renda variável. Como calcular retornos ajustados. Princípios básicos, racionalidade e problema do investidor, condição de não arbitragem, conceito de equilíbrio no mercado de capitais, hipótese dos mercados eficientes. Modelos de apreçamento, CAPM relação beta e retorno. Diferenças entre risco sistemático e risco idiossincrático.

    Tópicos Especiais: Algo-trading e machine learning

    Ferramentas de negociação automatizadas, algo trading. Estratégias baseadas em análise estatística, arbitragem estatística, Análise técnica, tendências e médias móveis. Dados de alta frequência, latência e velocidade da informação, medidas de liquidez. Microestrutura de mercado, pressão compradora e vendedores, probability of informed trading. Algoritmos de leitura de texto e sua aplicação em estratégias de investimentos.

    Tópicos Especiais: Estratégias long-short

    Análise técnica, gráficos, tendências, volume e médias móveis. Venda a descoberto, mercado de aluguel, custo de transação e riscos de short-selling squeezes. Estratégias long-short, momentum e reversão de preços. Análise da relação risco versus retorno de estratégias, análise fora da amostra, simulações de Monte-Carlo.

    Tópicos Especiais: Microestrutura de mercado e HFT

    Dados de alta frequência, latência e velocidade da informação. Estrutura de mercado, papel do formador de mercado. Medidas de liquidez, bid-ask spreads. Livro de oferta e profundidade de mercado. Microestrutura de mercado, pressão compradora e vendedora, PIN (Probability of Informed Trading). High-frequency trading e seus efeitos, riscos e flash-crashes. Violação das regras de mercado, insider trading, manipulação (spoofing e layering).

    Teoria do Portfólio

    Evidência empírica e dados históricos. Teoria da carteira (modelo de Markowitz), preferências de média-variância, problema de alocação e definição da carteira ótima. Fronteira eficiência com e sem ativo livre de risco. Princípio da diversificação. Medidas de performance da carteira, índices de Sharpe e Treynor.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    MBA Executivo em Finanças: Investments é recomendado para:
    • profissionais do mercado financeiro e do setor financeiro que desejam adquirir formação sólida em finanças e
    • profissionais de outras áreas que buscam colocação no mercado de capitais.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Uma maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula neste curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Semipresencial (Blended), você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.