MBA Executivo: Gestão Empresarial

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  • Modalidade:
    Online
    Início: 23/02/2019
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Inscrições até:
    22/02/2019
    Duração: 15 meses
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  • Sobre o curso

    Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O MBA Executivo: Gestão Empresarial proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    Você irá adquirir:

    • Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
    • Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
    • Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.

    Conheça mais sobre o MBA Executivo: Gestão Empresarial

    Público-alvo

    O MBA Executivo: Gestão Empresarial é recomendado para profissionais que:

    • Atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas de empresas públicas/privadas;
    • Empreendedores que almejam abrir seu próprio negócio.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo: Gestão Empresarial

    FGV Business Challenge

    Jogo com foco em hard skills. Simulação de tomada de decisões gerenciais e estratégicas em um ambiente empresarial.

    Contabilidade Financeira

    Trata da contabilidade como instrumento de gestão e controle, que tem por fim mensurar os resultados da organização. Importância da contabilidade: estudo da contabilidade; conceituação e objetivos; contabilidade societária e gerencial; estrutura conceitual básica da contabilidade. Demonstrações contábeis: mecânica contábil; balanço patrimonial; demonstração de resultado de exercício; demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstrações relativas ao fluxo de recursos; demonstração do valor adicionado; estoque e baixa da mercadoria vendida; ativo imobilizado e depreciação. Análise das demonstrações contábeis: resultados contábil, econômico e financeiro; análise vertical e horizontal; análise por indicadores.

    Compliance

    Conceito. Origem no âmbito internacional.  FCPA (Foreign Corrupt Pratices Act) e UK Bribery Act. A legislação brasileira e a interferência dos modelos internacionais. A competividade de mercado e a boa governança. A importância das Normas ISO. Política de Compliance Programa de Integridade. Stakeholders. Funções do Compliance Officer e o comprometimento da Alta Direção. Normas Anticorrupção (Lei 12.846/13) e do Compliance Público (Lei 13.303/16). Responsabilidade criminal. Acordo de leniência. Compliance Fiscal para a prevenção de fraudes. Risk Assessment. Controle Interno. Auditoria (interna e Externa).

    Direito Empresarial para Gestores

    Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.

    Economia Empresarial

    Teoria da demanda e da oferta. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica: produção e preços. Políticas monetárias e fiscal e a estabilização da economia. Balanço de pagamentos.

    Ética e Sustentabilidade

    Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de Finanças. Relação Risco versus Retorno. Indicadores básicos para a análise de viabilidade de investimentos. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Evolução da Gestão Estratégica. Administração estratégica. Referenciais estratégicos. Objetivos estratégicos. Análise do ambiente externo. Análise do ambiente interno. Formulação da estratégia competitiva. Balanced Scorecard.

    Gestão da Qualidade e Processos

    Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.

    Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

    TI nas organizações: estratégia e conceitos. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. O impacto da tecnologia nos modelos de competitividade. Infraestrutura de TI. Aplicações nas organizações: Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI). Governança de TI.

    Gestão de Pessoas

    Motivação. Processo de comunicação. Trabalho em equipe. Conhecimento e competência.

    Gestão de Projetos

    Conceitos e características dos projetos. Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos.

    Marketing

    Introdução ao conceito de marketing. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. Segmentação e posicionamento. Concorrência, planejamento e estratégias.

    Matemática Financeira

    Conceitos básicos. Juros simples e compostos. Taxas e fluxos de caixa equivalentes. Introdução à análise de projeto.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Aspectos relacionais. Aspectos substantivos. Aspectos processuais de execução.

    Orçamento e Controle

    Orçamento Empresarial. Planejamento Orçamentário. Orçamento da Receita. Orçamento dos Gastos. Orçamento de Investimentos e Orçamento de Caixa. Controle Orçamentário.

    Seminário presencial de abertura

    Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.

    Seminário presencial de encerramento

    Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.

    FGV Skills Improvement

    O ARGoAlternate Reality Goals – é um jogo crossmidiático, que se utiliza de várias mídias, mesclando cenários do mundo real e virtual para fomentar experiências colaborativas que se estruturam em torno da resolução de desafios, do enfrentamento de perigos e da solução de mistérios, visando ao fortalecimento de competências transdisciplinares que garantam a polivalência profissional nos novos mercados, a convivência participativa, a iniciativa, a liderança e a criatividade, além de potencializar o networking dos alunos de todos os cursos e localidades dos diferentes MBAs a distância da FGV.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    processo seletivo MBA Online

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato, que pode levar até 48h úteis;
    • Caso necessário, será solicitado o upload do diploma ou declaração de conclusão de curso e curriculum vitae durante o preenchimento da ficha de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista (presencial ou via Skype);
    • A etapa “matrícula” consiste na escolha do plano financeiro, pagamento, entrega de documentação e assinatura de contrato.

    A efetivação da matrícula está condicionada a entrega dos seguintes documentos:

    • cópia autenticada do diploma de nível superior ou da declaração de conclusão de curso;*
    • cópia autenticada da identidade e do CPF;
    • 1 foto 3x4 colorida;
    • contrato chancelado assinado (gerado após a confirmação de pagamento);
    • curriculum vitae (contendo formação acadêmica e experiência profissional).

    *Os diplomas emitidos em língua estrangeira, além de autenticados, deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

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