MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Online
    Início: 15/04/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 08/04/2024
    Duração: 14 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management é estruturado em 18 disciplinas realizadas a distância. Desse conjunto, 16 disciplinas são focadas em temas gerais da Gestão Empresarial e em temas específicos de Logística e Supply Chain. Além delas, o curso oferece 2 disciplinas multidisciplinares, nas quais você terá a oportunidade de realizar network e interagir com participantes de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV: a disciplina de abertura ARGo, um jogo crossmidiático, em equipe, que visa ao fortalecimento de importantes soft skills do mercado de trabalho, e a disciplina de encerramento, FGV Business Challenge, composta por um jogo de negócios e por um seminário obrigatório, realizado em um único sábado, em um dos polos de oferta a sua escolha, do qual você poderá participar presencialmente ou de forma remota, como preferir.
    Você irá desenvolver competências para: 
    • Analisar mercado e propor soluções estratégicas; 
    • Criar cultura e ambiente inovador, e tomar decisões;
    • Utilizar tecnologia e liderar pessoas;
    • Coordenar e racionalizar processos;
    • Identificar e reduzir custos. 
    Clique aqui para acessar o cronograma da turma.
    Programa

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management

    ARGo – Alternate Reality Goal


    Autora: profª. Mary Kimiko Guimaraes Murashima, Doutora, PUC.

    Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.






    Empreendedorismo e Gestão da Inovação

    Autor: Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégia Corporativa e de Negócios

    Autor: prof. Murilo Rodrigues, Doutor, Rennes School of Business. 

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Estratégias de Marketing

    Autor: prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ.

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Gestão de Projetos

    Autores: profª. Lorena Veloso, Mestre, European University, e prof. Carlos Freitas, Mestre, UFF. 

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


    Gestão da Cadeia de Suprimento

    Autor: prof. Altair dos Santos Ferreira Filho, Doutor, UFRJ.

    Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento. Gestão da cadeia de suprimento e suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimento. Principais funções logísticas. Redes logísticas como integradoras da cadeia de suprimento.

    Logística do Varejo

    Autor: prof. Alain Jacques Camille Winandy, Mestre, IPT-SP.

    Comportamento de compras. Canais de venda. Intermediação dos canais de venda. Omnicanalidade. Gestão de estoques. Linha de produtos no varejo. Distribuição. Digitalização.

    Custos Logísticos

    Autor: prof. Marcelo Gaudioso, Mestre, IBMEC.

    Gestão de custos. Custos aplicados à logística. Tomada de decisão. Custos logísticos integrados à gestão estratégica. Rentabilidade multidimensional. BSC.

    Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimento

    Autor: prof. Paulo Pêgas, Mestre, UERJ.

    Sistema tributário nacional. Impostos: produtos industrializados, importação e operações financeiras. PIS. Cofins. ICMS. ISS.

    Liderança e Gestão de Equipes

    Autora: profª. Adriana Bortolin, Mestre, Universidade Católica De Santos.

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Finanças Corporativas


    Autora: profª. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV. 

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).





    Transformação Digital


    Autora: profª. Diana Sinclair Branisso, Doutora, PUC. 


    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.







    Economia dos Negócios




    Autor: Prof. Fabricio Stocker, Doutor, USP.

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.



    Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

    Autor: Carlos Manuel Taboada Rodriguez.

    Logística de suprimentos. Tratativa comercial no suprimento. Tipos de suprimento. Tratamento de fornecedores. Gestão de estoques. Tendências na logística de suprimentos.

    Gestão da Produção e das Operações Logísticas

    Autora: profª. Mariana Wolff, Doutora, UFF.

    Gestão da produção e de operações sob a ótica da cadeia de suprimento (supply chain). Indicadores-chave de desempenho (KPI) aplicáveis ao planejamento e controle da produção (PCP). Planejamento de vendas e operações (S&OP). Cálculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP); capacidade (CRP); e materiais e capacidade (MRP-II).

    Transporte e Distribuição

    Autor: prof. Carlos Taboada, Doutor, Universidade Técnica de Dresden.

    Sistema de distribuição física de produtos. Processo logístico de transporte. Processo logístico de armazém. RFID – utilização na distribuição física de produtos. Soluções logísticas em ambiente de comércio eletrônico. Avaliação do desempenho logístico.

    Logística Internacional

    Autora: Profª. Carla Fabiana Kaizer Menezes, Mestre, Unisinos.
    Logística internacional. Habilitação. Negociação. Classificação fiscal NCM/SH. Incoterms – termos internacionais de comércio. Operações internacionais. Regimes aduaneiros internacionais.

    FGV Business Challenge

    Autor: prof. Paulo da Costa Lopes, Doutor, EPS/UFSC.

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Seminário de Encerramento

    O MBA Executivo prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management é recomendado para profissionais que:
    • atuam ou pretendem atuar na área da gestão empresarial em funções gerenciais, executivas ou empreendedores e atuam ou desejam atuar no setor de logística e gestão da cadeia de suprimentos e buscam conhecimentos nessas áreas. 
    Pré- requisitos do curso:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.