MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management

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  • Modalidade: Online
    Início: 05/09/2022
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 29/08/2022
    Duração: 14 meses
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  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

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    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da gestão empresarial e as com temas específicos de logística e supply chain, proporcionando ao/à aluno/a conhecimento multidisciplinar.  Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com outros/as alunos/as de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV.

    Você irá desenvolver competências para: 
    • Analisar mercado, clientes e cenários macro e microeconômicos e propor soluções estratégicas para a empresa; 
    • Criar cultura e ambiente de inovação, e tomar decisões fundamentadas com uso eficiente de dados e informações;
    • Utilizar a tecnologia e liderar pessoas;
    • Coordenar a gestão da cadeia de sumprimentos e mapear processos;
    • Racionalizar os processos logísticos e aplicar recursos estratégicos;
    • Identificar e reduzir custos logísticos. 
    Clique aqui para acessar o cronograma da turma.
    Público-alvo
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management é recomendado para profissionais que:
    • atuam ou pretendem atuar na área da gestão empresarial em funções gerenciais, executivas ou empreendedores e atuam ou desejam atuar no setor de logística e gestão da cadeia de suprimentos e buscam conhecimentos nessas áreas. 
    Pré- requisitos do curso:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Programa

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management

    ARGo – Alternate Reality Goal

    Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.

    Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimento

    Prof. Paulo Pêgas, Mestre, UERJ.

    Sistema tributário nacional. Impostos: produtos industrializados, importação e operações financeiras. PIS. Cofins. ICMS. ISS.

    FGV Business Challenge

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Custos Logísticos

    Prof. Marcelo Gaudioso, Mestre, IBMEC.

    Gestão de custos. Custos aplicados à logística. Tomada de decisão. Custos logísticos integrados à gestão estratégica. Rentabilidade multidimensional. BSC.

    Estratégia Corporativa e de Negócios

    Prof. Murilo Rodrigues, Doutor, Rennes School of Business. 

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e Gestão da Inovação

    Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de Marketing

    Prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ.

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos Negócios

    Prof. Fabricio Stocker, Doutor, FEA-USP.

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Finanças Corporativas


    Profa. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV. 

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão da Cadeia de Suprimento

    Prof. Altair dos Santos Ferreira Filho, Doutor, UFRJ

    Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento. Gestão da cadeia de suprimento e suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimento. Principais funções logísticas. Redes logísticas como integradoras da cadeia de suprimento.

    Gestão de Projetos

    Profa. Lorena Veloso, Mestre, European University.
    Prof. Carlos Freitas, Mestre, UFF. 

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


    Gestão da Produção e das Operações Logísticas

    Profa. Mariana Wolff, Doutora, UFF.

    Gestão da produção e de operações sob a ótica da cadeia de suprimento (supply chain). Indicadores-chave de desempenho (KPI) aplicáveis ao planejamento e controle da produção (PCP). Planejamento de vendas e operações (S&OP). Cálculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP); capacidade (CRP); e materiais e capacidade (MRP-II).

    Liderança e Gestão de Equipes

    Profa. Maria Leonor Delmas, Pós-Doutorado, Université Libre Des Sciences De L'Homme De Paris.

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Logística Internacional

    Prof. Silvio Dias, Mestre, PUC-RJ.

    Logística internacional. Habilitação. Negociação. Classificação fiscal NCM/SH. Incoterms – termos internacionais de comércio. Operações internacionais. Regimes aduaneiros internacionais.

    Logística do Varejo

    Prof. Alain Jacques Camille Winandy, Mestre, IPT-SP.

    Comportamento de compras. Canais de venda. Intermediação dos canais de venda. Omnicanalidade. Gestão de estoques. Linha de produtos no varejo. Distribuição. Digitalização.

    Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

    Prof. Carlos Taboada, Doutor, Ökonom Engenieur.

    Logística de suprimentos. Tratativa comercial no suprimento. Tipos de suprimento. Tratamento de fornecedores. Gestão de estoques. Tendências na logística de suprimentos.

    Transformação Digital



    Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC-RJ. 

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.


    Transporte e Distribuição

    Prof. Carlos Taboada, Doutor, Ökonom Engenieur.

    Sistema de distribuição física de produtos. Processo logístico de transporte. Processo logístico de armazém. RFID – utilização na distribuição física de produtos. Soluções logísticas em ambiente de comércio eletrônico. Avaliação do desempenho logístico.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia autenticada do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.