Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 21/07/2025
Data limite de inscrição: 08/07/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 14 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
Conheça e aplique conceitos da economia comportamental para aprimorar práticas de gestão.
Com o MBA em Economia Comportamental, você vai compreender como funcionam os processos decisórios de agentes econômicos a partir de uma perspectiva multidisciplinar que envolve os campos da Psicologia, da Neurociência e de outras Ciências Sociais.
Análise decisória com ênfase na gestão empresarial
No MBA em Economia comportamental, você vai dominar os elementos que influenciam as decisões. Será capaz de formular insights estratégicos em diferentes esferas e atividades, incluindo marketing, finanças, negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas comportamentais.
Desenvolva competências essenciais às ciências comportamentais:
| Identificar como a economia comportamental ajuda a entender processos decisórios.
| Incorporar pressupostos psicologicamente realistas às análises decisórias.
| Aplicar a economia comportamental para aprimorar estratégias organizacionais, criar produtos e gerar valor para o cliente.
Acesse o cronograma completo do curso.

Programa

MBA em Economia Comportamental

Ciências Comportamentais e Percepção de Risco

Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.

Comportamento do Consumidor

Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.

Decisões Estratégicas em Organizações

Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.

Design Thinking e as Ciências Comportamentais

Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.

Economia Comportamental e Funcionamento dos Mercados

Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.

Economia Comportamental, Neuromarketing e Decisões de Consumo

Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.

Economia Comportamental e Políticas Públicas

Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.

Economia Empresarial e Comportamento dos Agentes Econômicos

Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.

A Economia no Laboratório: Experimentos Econômicos e as Ciências Comportamentais

Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.

Economia e Psicologia

Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.

Finanças Comportamentais II

Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.

Finanças Comportamentais I

Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.

Neuroeconomia

Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.

Psicologia dos Incentivos

Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.

Teoria dos Jogos Aplicada às Ciências Comportamentais

Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.

Avaliação de Empresas

Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

Finanças Corporativas

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

Matemática Financeira

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)
**Parcelamento sem juros somente na modalidade de pagamento com cartão de crédito (máximo de 12x)

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Público-alvo

| Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar nos campos de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa.
| Pesquisadores com interesse nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.
Pré-requisitos:
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.