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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 06/05/2026
Data limite de inscrição: 06/05/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Semanal
T01 (2026.1) Presencial 5ª, 6ª 19h às 23h20 e Sábados 08h às 17h40| Ao vivo 4ª e 5ª 18h30 às 22h50
Aprenda a conduzir processos de mudança e a identificar os principais desafios relacionados à inovação digital.
  
No MBA em Gestão: Transformação Digital, você desenvolverá as competências essenciais à gestão da inovação. Por meio de ferramentas aplicáveis e conceitos atuais, será capaz de planejar e conduzir estratégias baseadas nas novas infraestruturas tecnológicas, contribuindo para criar uma cultura organizacional inovadora.
  
Abordagem integrada para uso efetivo das inovações tecnológicas
O MBA em Gestão: Transformação Digital tem um amplo conteúdo tecnológico e de negócios. Você vai aprender a desenvolver estratégias inovadoras para e-business de modo geral, considerando as tendências da economia digital, as demandas atuais e o impacto dos novos modelos de negócios digitais no ambiente corporativo.
  
Desenvolva competências para entender o novo ecossistema de competição digital:
  
| Utilizar a tecnologia para ganhar produtividade.
| Gerenciar e direcionar projetos para atender às possibilidades e tendências futuras.
| Tomar decisões fundamentadas em dados e informações.
| Avaliar recursos tecnológicos considerando utilidade e viabilidade técnica.

A metodologia do MBA Blended Multicampi proporciona uma experiência única dos formatos presencial e live. No formato presencial você terá oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de diversas áreas. Já nas disciplinas Live, você se conecta com alunos de diferentes unidades da FGV ampliando seu networking.

DINÂMICA DAS AULAS

Aulas Presenciais: 9 disciplinas a serem cumpridas na modalidade* | Frequência Mensal | Aulas 5ª, 6ª feiras (19h às 23h20) e Sábados (08h às 17h40) na unidade FGV Brasília.

*Apenas uma disciplina estudada por mês, com 3 encontros presenciais.

Aulas Live: 9 disciplinas a serem cumpridas na modalidade* | Frequência Semanal | Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h50 realizadas ao vivo por web conferência, através da plataforma Zoom.

*Apenas uma disciplina estudada por mês, com 5 encontros por webconferência.

AMPLIE SEU CONHECIMENTO

Aluno do curso de MBA Blended Multicampi da FGV, poderão cursar gratuitamente, três disciplinas adicionais no formato on-line:

  • Fundamentos da Inteligência Artificial (disponível até 31/07/2026);
  • Tendências em Gerenciamento de Projetos;
  • Liderança e Motivação.

Ao concluir as disciplinas extras, será possível emitir uma declaração de participação digital.

Não perca a oportunidade de adquirir novas competências. Inscreva-se!

1° Disciplina: 06/05/2026

Sujeito a alterações.

Programa

MBA em Gestão: Transformação Digital

Arquitetura de big data e automação de decisões

Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.

Arquitetura de produtos digitais

Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.

Economia digital e criptoativos

Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3i. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão de projetos de transformação digital

Gênese das iniciativas de transformação digital. Estrutura, finalidade e produtos das fases dos projetos de transformação digital. Papéis, competências e habilidades dos/as profissionais envolvidos/as. Abordagens para o gerenciamento e a condução dos projetos de transformação digital.

Governança e segurança da informação

TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Modelos de negócios na era XTech

Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.

Técnicas e ferramentas de inteligência artificial

Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.

Técnicas e tecnologias para curadoria de conteúdo

Biblioteconomia. Ontologias e web semântica. Knowledge graphs e NLP. Gestão de conhecimento nas empresas.

Tecnologias emergentes

Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Investimento

Até 11/03/2026

  • R$ 34.634,72 | 36X R$ 1.138,98

Até 10/04/2026

  • R$ 35.666,87 | 36X R$ 1.172,92

Até 06/05/2026

  • R$ 36.701,12 | 36X R$ 1.206,93

Público-alvo

| Graduados em qualquer área do conhecimento com experiência no campo de Tecnologia da Informação.
| Profissionais com experiência em gestão que desejam dominar o ciclo de inovação tecnológica.
| Quem atua com desenvolvimento de produtos ou melhoria de processos, com interesse em inovação.
   
Pré-requisitos:
   
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
| Inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios.
   
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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